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15 coisas para fazer (ou não) em mídias sociais

Publicado em janeiro 7, 2014
Índice

15 coisas

1. Não seja egoísta
Este é um erro comum que acontece com muita frequência. O que significa ser egoísta nas mídias sociais? Simplesmente uma empresa que só fala de si mesma. Se você olhar para a timeline e só vir anúncios de produtos, dados de venda da sua empresa e comunicados institucionais, você está sendo egoísta. de seu fluxo de mensagens sociais e você só vê as promoções sobre o seu negócio, as vendas de sua empresa, e as coisas que pedem diretamente os outros a fazer algo para você, você está sendo egoísta. O egoísmo em mídias sociais, assim como na vida real, não traz nada de bom.

2. Agregar Valor (ao melhor estilo Rei do Camarote)
A mídia social é uma outra forma de comunicação, o que significa que você tem que ser interessante e agregar valor para seus clientes, seguidores e parceiros comerciais. Pense sobre que tipos de coisas você pode compartilhar com seus seguidores que vai levá-los a gostar um pouco mais de  você. Seu objetivo é fazer com que as pessoas anseiem o conteúdo que você compartilha. Quando você oferece valor, você vai ver as pessoas constantemente procurando você para ver o que você tem a dizer hoje.

3. Não tome Atalhos
Nada na vida vem de graça, e isso vale para as mídias sociais também. Não há pílula mágica para as mídias sociais. Para ser bem sucedido você tem que olhar para ele para o longo prazo. Comprar seguidores não vai te levar a lugar algum. E enquanto você pode pensar que está enganando as pessoas mostrando que você é bem visto e popular, um usuário de mídia social mais experiente vai ver que não passam de fakes. Se você quer resultados reais, você precisa entender que isso leva tempo.

4. Foco no que Importa
Sim, há milhares de redes sociais. Mas isso não quer dizer que você precisa estar presente e ativo em todos elas. Suas redes mais importantes e valiosos são aquelas em que o seu público está realmente ativo. Pense em cada rede social como uma cidade. Agora pense em sua mídia social como um outdoor. Você não vai gastar dinheiro em um outdoor no meio do São Paulo se seu target está em Recife, certo? O mesmo serve para as mídias sociais.

5. Não roube Imagens
Roubar é errado, todos nós sabemos disso (heeh). Além do aspecto moral de roubar, há dores financeiras graves que virão junto com ele. É mais comum do que você pensa ser multado por uso de imagens que não foram compradas.  Essas multas são pesadas. Use suas próprias imagens ou invista em um banco de dados. Acredite, você terá qualidade e dormirá de consciência tranquila.

6.  Seja autêntico
Ser autêntico é a chave para estabelecer uma identidade de negócio online. Quando você começar um negócio, você provavelmente sabe o que quer ter como identidade. Mantenha-se fiel a quem você é (a quem sua marca é) e deixe isso aparecer online.  Quando alguém vê a sua presença on-line, essa pessoa deve saber claramente o que vai encontrar pela frente. É consistência e é autenticidade.

7. Não seja um fantasma
Não há nada de errado em automatizar suas redes sociais, mas você tem que fazer isso direito. Uma maneira infalível de perder a mídia social é automatizar e não monitorar. Mídia social não dorme, não tira férias.

8. Teste, Monitore e Relate
Cada empresa é diferente e, portanto, cada estratégia de mídia social vai ser diferente. Você nunca vai saber o que funciona se você não testar coisas diferentes. É claro que para saber o que funciona é preciso monitorar tendências diferentes, palavras-chave e outras informações pertinentes. Além disso, para realmente entender o que está acontecendo, você precisa colocar no papel, vez ou outra – e, claro, parar para pensar.

9. Não espere o que você não der em troca
A mídia social é um fluxo de mão dupla. Você tem que conceder para receber. Entregue valor, benefício ao público e outras coisas que eles querem. Então, quando for a hora de pedir, você não será visto como egoísta. Não entendeu? Volte à 1ª dica.

10. Conheça (de verdade) seu público
Sua estratégia de mídia social só é boa se você tem uma resposta do público (positiva) e se ele realmente se engaja.Se você deseja se conectar com eles você vai ter que saber quem eles são (de verdade). Quanto mais você conhecer seu público, melhor segmentado será seu marketing digital (e o marketing como um todo).

11. Não deixe seus funcionários à deriva
Se você tem colaboradores que estão usando as mídias sociais é muito importante ter uma política de mídia social para a empresa . Recentemente, vimos o que aconteceu com Justine Sacco, que perdeu o emprego por um tweet considerado racista . Se você não sabe quem ela é, aqui está uma rápida explicação do que aconteceu: Ela twittou algo considerado racista e estúpido. Ela foi demitida. A empresa em que ela trabalhava ficou constrangida. Você tem que ter uma política clara para a mídia social e regras. Se os seus funcionários fazem você parecer ruim, não adianta cumprir todos os outros pontos dessa lista.

12. Não adequar o seu conteúdo para a rede certa
Cada rede é diferente e, portanto, diferentes tipos de conteúdo. É tudo uma questão de contexto. Se você quiser ver os resultados, você precisa jogar pelas regras estabelecidas pela rede social. Por exemplo, no Pinterest infográficos, fotos de alimentos e recursos visuais funcionam muito bem. No Tumblr, é tudo sobre GIFs. Notícias e artigos funcionam bem no Twitter. Hashtags funcionam melhor no Instagram. E assim por diante. Não coloque a mesma coisa para fora em cada rede. Deixe a preguiça de lado =)

13. Não tenha medo dos Trolls e outros chatos
Trolls (aqueles que só reclamam e não querem uma solução) e chatos estão sempre por aí. Mas também tem muita gente que só quer resolver um problema e precisa da sua ajuda. A pior coisa que você pode fazer é não estar na mídia social por medo. O lado positivo é que você vai conhecer visões que anos atrás ninguém expressava publicamente – o que para alguns é chatice, para outros é feedback.  Já quanto aos trolls, ignore-os.

14. Construa relacionamentos
Marketing e mídias sociais são basicamente sobre  a construção de relacionamentos. Ao conhecer seu público e seguir as regras dessa lista, você provavelmente vai ser mais respeitado, querido e/ou escutado. Viver em sociedade é isso. Se você conseguir fazer isso online, ainda ganha com o boca-a-boca mais ágil da história da humanidade.

15. Tenha algo a compartilhar
Este é o ponto mais importante. Se você não tem algo a compartilhar você não vai ter sucesso nas mídias sociais. O blog, por exemplo, é uma excelente ferramenta para compartilhar e ser lembrado por isso – não só ajuda na divulgação da sua empresa em suas redes sociais como outras pessoas podem linkar seus artigos.

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Adaptado de post original de Sthepanie Frasco.

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