Todo trabalho precisa de planejamento, investimento e claro, métricas que meçam o sucesso. É importante seguir um planejamento e sempre ficar atento às metas para que o trabalho não se perca e você saiba exatamente quais são os pontos fortes e fracos. As mídias sociais são instrumentos imprescindíveis do marketing online para a criação e manutenção de relacionamento das marcas com seus públicos. Medir o sucesso nas redes sociais vai muito além de curtidas, comentários e compartilhamentos. A E-Dialog traz 5 dicas para medir o sucesso nas redes sociais.
#1: Medir os resultados das campanhas
Na hora de elaborar uma campanha é importante que os objetivos da agência estejam alinhados com os objetivos da empresa. É necessário ver quais são as demandas iniciais do cliente: tráfego no site, visitas, geração de leads, pois cada demanda exigirá uma estratégia diferente em cada rede social. O Facebook, é uma plataforma que permite que toda a métrica seja analisada, por período ou postagem. Além disso, o RD Station é uma ótima plataforma para mensurar métricas de leads e redes sociais. Medir o resultado das campanhas permanentemente e mudar seu curso dependendo dos resultados, é um dos indicadores mais relevantes em ações de mídias sociais.
#2: Interagir com o público
A interação do público é muito importante e sempre bem-vinda. Mas, o mais importante é a qualidade da interação e a frequência dela. Cada caso é um caso, e cada empresa precisa avaliar o que é mais importante em termos de interação. Um número alto de curtidas, mas pouco engajamento não interessa. Somente aumentando as visitas e os engajamentos é que as conversões acontecerão. Se não está dando certo mude de estratégia, estimule o seu público a interagir mais. Nas redes sociais o compartilhamento é um importante indicador, porque as pessoas em geral costumam acreditar muito na opinião e nas indicações de seus amigos e seguidores. As comunidades com quem se relacionam. É desse volume de atitudes não meramente passivas, como apenas curtir que otimizam os seus parâmetros de sucesso.
#3: Bom atendimento
As redes sociais deixaram mais dinâmico os processos de atendimento ao consumidor. Os SAC’s através do telefone foram substituídos por inbox e e-mails e problemas que antes demoravam até meses para serem solucionados hoje são resolvidos em horas. Para que o cliente tenha bons motivos para falar da sua marca e consumir seu produto, o atendimento deve ser eficiente. Um demonstrativo de que você está fazendo certo nas redes sociais é verificar se os clientes estão satisfeitos e se o número de reclamações diminuíram. Faça sempre uma pesquisa de satisfação com os clientes e veja quais pontos devem ser melhorados.
#4: Redução de custosUma boa atuação nas redes sociais pode gerar redução de custos. Quanto maior autoridade nas redes sociais, maior o número de seguidores e menor o custo de aquisição de clientes. Aumentando a fidelização e elevando o retorno sobre investimento (ROI).
#5: Influenciadores