O RD On The Road BH 2018 foi no dia 23 de março, no Centro Cultural Minas Tênis Clube. Esse é um evento realizado desde 2013 pela Resultados Digitais. Nele, a empresa, que é referência em marketing digital, leva a diversas regiões do país muito conhecimento, de forma leve e dinâmica, networking e geração de negócios. Inclusive, esse é considerado como o maior evento itinerante de Marketing Digital e Vendas da América Latina.
Esse evento reuniu palestras de especialistas de marketing digital, além de uma feira de negócio. Assim, o público adquiriu conhecimento e realizou networking ao mesmo tempo que conhecia diversas iniciativas nos stands. Nós da E-dialog estivemos presentes e vamos passar o conhecimento a diante.
Reunimos neste blog diversas dicas que aprendemos no RD On The Road BH. Então, se você não compareceu e quer saber o que os palestrantes ensinaram, essa leitura vai te ajudar.
Leia também: Como foi o RD Summit 2017 – 5 insights sobre o evento
Equipe da E-dialog no RD On The Road BH
1. Criatividade e Improviso com Marcio Ballas
O apresentador, improvisador e palestrante foi a primeira atração do palco do RD On The Road BH. Em resumo, ele mostrou como cada um pode ser mais criativo que imagina. Além disso, expôs como a criatividade pode ser usada para a solução de problemas.
Como treinar a capacidade criativa
A lista a seguir foi transmitida por Marcio Ballas no RD On The Road BH e é muito útil para qualquer profissional. Estas atitudes nos permitem treina a capacidade criativa. Para isso, ele listou 7 dicas que formam a “CapaSIMtação”. Isto é: comportamento criativo começa com o indivíduo estando aberto, dizendo sim, para novas ideias:
- Aceitação
- Eliminação o medo do erro
- Trabalho com o que temos
- Improviso
- Adaptação e flexibilidade
- Cocriação
- Deixar o “não” de lado
Um bom exemplo dado pelo palestrante é o de um ator. Isso porque no ensaio para um espetáculo, o responsável pelas luzes errou diversas vezes. Com isso, o artista percebeu o riso da equipe presente nos bastidores. Surpreendentemente, em vez de insistir no acerto do profissional, ele decidiu manter o equívoco para divertir o público. Dessa forma, nasceu um número que arrancou risadas não só por todo o Brasil, mas pelo mundo. Isso porque seu número foi escolhido para se apresentar no Cirque de Soleil.
Ou seja, o profissional usou diversos itens da lista em apenas uma atitude. Isso significa que, para criarmos algo inovador, devemos estar dispostos a sair da zona de conforto. Porque após tomarmos essa iniciativa, podemos seguir as dicas de Ballas e nos destacarmos frente à concorrência.
2. A Ciência da Venda para o Marketing com Lucia Haracemiv
A palestra da Lucia, da empresa DNA de Vendas, contribuiu bastante com o time comercial da E-dialog. Ela não apenas levou ao RD On The Road BH diversos conceitos, como também de forma dinâmica. Sem dúvidas, o principal aprendizado foi o da união do marketing com as vendas. As duas equipes precisam andar juntas para que a empresa tenha sucesso. Além disso, a conexão desses dois setores capta mais oportunidades de negócios.
Lucia Haracemiv explicou que é muito importante saber interpretar todas as métricas para identificar problemas e corrigir o quanto antes. Isso se aplica tanto no trabalho dos profissionais de marketing quanto nas vendas. Ou seja, quando o lead não converte, precisamos saber para onde ele vai.
Dessa forma, absorvemos diversas formas de aliar essas duas áreas da empresa. A maneira como isso acontecerá depende de diversos fatores. Entre eles, podemos citar o número de profissionais, a cultura da marca, o setor, a forma de trabalho, entre outros. Porém, entendemos que essa união é essencial para o crescimento exponencial dos negócios fechados. Entre algumas formas de aliar o marketing e as vendas, elencamos os três abaixo.
3 hábitos para aliar os setores de marketing e vendas:
- Quando o lead for indicado para vendas, o marketing deve saber
- O marketing deve munir vendas com informações, e o time comercial deve passar feedback
- É muito importante entender por quais motivos os leads não estão convertendo
Todas essas práticas formam bases para melhorar o trabalho no marketing e vendas. Compreender todo esse processo é a chave para aperfeiçoar cada vez mais a agência.
Leitura complementar: Auditoria do funil de vendas – aprenda e melhore os resultados da sua empresa
3. Dominando o Google: os segredos de SEO do maior blog de marketing de conteúdo do país com Vitor Peçanha
Vitor Peçanha, fundador da empresa Rock Content, realizou uma excelente palestra no RD On The Road BH. Foram muitas dicas realmente úteis para quem está iniciando ou quer aprimorar suas estratégias de marketing de conteúdo. A seguir, mostraremos o conceito principal de sua palestra, sendo possível analisar a situação da sua empresa e produzir melhoras significativas.
Características do bom profissional de SEO
3.1 – Telepatia
É preciso que o profissional trabalhe como se lesse a mente das pessoas. Isso porque cada um deixa um “rastro” por onde passa na internet. Dessa forma, o profissional deve usar esses dados em seu benefício. Dentro dessa estratégia, o primeiro passo é encontrar a melhor palavra chave. Portanto, o ideal é utilizar todas as ferramentas disponíveis para esse objetivo.
3.2 – Sedução
Para seduzir o leitor, o título e o subtítulo devem chamar sua atenção. Por isso, investir um tempo nessa parte do texto pode ajudar bastante no rankeamento.
3.3 – Encanto
Encantar é prender a atenção da pessoa. Tal característica envolve o conteúdo do blog. E dentro disso, a introdução é muito importante para manter a curiosidade e o interesse do leitor para o restante do texto.
3.4 – Disposição para briga
A briga no caso do SEO é sobre a primeira página no Google. Ou melhor, a primeira posição nesta página. De nada adianta produzir um bom conteúdo se não lutar para que ele esteja à frente dos concorrentes.
4. Líder Empreendedor com Arthur Diniz
Assim como a trilha de conteúdos escolhida no RD Summit 2017, a Resultados Digitais procurou trazer conteúdos não só com as temáticas do Marketing Digital, mas também sobre gestão.
Arthur Diniz é diretor da empresa Crescimentum, que atua na formação de líderes extraordinários. Em sua fala, ele abordou como o cenário mudou. E, por isso, hoje o líder do futuro deve se atentar para um ambiente de crescimento exponencial. Para lidar com essas transformações do mercado, o líder deve empoderar e dar mais liberdade para sua equipe.
7 segredos do líder do futuro:
- Tenha propósito como base de tudo
- Desenvolva uma doutrina baseada em valores
- Construa uma cultura baseada nessa doutrina
- Treine e desenvolva
- Dê autoridade e espaço
- Incentive ideias e aprenda com os erros
- Use o feedback para acelerar os processos de aprendizado
5. Vídeos com Camilo Coutinho no RD On The Road BH
Criador do canal Play de Prata e especialista em marketing de vídeo, Camilo Coutinho foi um grande destaque do RD On The Road BH. Ele explicou que o conteúdo audiovisual na internet precisa ser composto pelos 3 P’s:
- Pessoas
- Propósito
- Plataforma
O que levar em conta para criar o vídeo
- Audiência
- Conteúdo
- Estratégia
- Consistência
Camilo Coutinho mostrou também, na prática, como podemos criar o roteiro perfeito. Nele, deve estar o que será ensinado, como quem está assistindo pode usar, quem é o cliente desse produto ou serviço, em qual situação a pessoa consome, o diferencial do que está sendo mostrado e, por fim, o que acontecerá com quem não seguir as dicas propostas no vídeo.
É claro que a melhor forma de ilustrar a palestra de Camilo Coutinho é com o audiovisual. No trecho, ele simulou um vídeo sobre o assunto sugerido. E, eu que escrevo o blog para vocês, não perdi a oportunidade e me voluntariei para subir ao palco. Minha proposta para o tema do vídeo, foi sobre maquiagem: como passar o delineador gatinho.
A experiência foi muito bacana e ainda me convenceu que realmente com o modelo de roteiro proposto por Camilo, podemos falar sobre qualquer tema. Dê o play e confira.
6. Marketing do futuro. Como entrar na cabeça do consumidor com Fernando Kimura
Especialista em neuromarketing, Fernando Kimura mostrou não só estratégias para profissionais de marketing, como também os sentimentos que nos cercam como consumidores. O conceito que nos marcou é o de que buscamos recompensas, principalmente a longo prazo, em nossas compras. O palestrante exemplificou isso com uma série de lembranças de nossa infância.
Por serem aspectos muito visuais e auditivos, muitos pontos não cabem neste blog. Porém, vale destacar uma lista passada por Kimura no RD On The Road BH. Abaixo, você confere também como o profissional manteve o humor para transmitir seu conhecimento!
Por que as pessoas compram?
- Inclusão
- Conquista
- Emoção
- Necessidade
- Desejo
- Status
- Prazer
- Inveja
- Experiência
Valeska Popozuda, quem aqui nunca ouviu falar? :) #rdontheroad2018 #rdontheroadbh
Uma publicação compartilhada por Fernando Kimura (@fernandokimura) em
7. Marketing Digital na Prática: as dicas para 2018 com André Siqueira
O diretor de marketing da Resultados Digitais se destacou no RD on The Road BH. Isso porque ele transmitiu uma gama de conhecimento muito grande no curto espaço de tempo que tinha no palco.
Foram 15 dicas enumeradas por André Siqueira como tendências da área para 2018. Porém, o que todas têm em comum é o foco na estratégia e na personalização. Isto é: na era em que os conhecimentos sobre marketing digital estão bem disseminados, a inteligência se destaca. Portanto, não basta ter conhecimento das técnicas. O ideal é estar sempre de olho nos lançamentos da área, ferramentas e também outras formas de facilitar a experiência do público.
André mostrou a importância de realizar o networking em eventos como esse. Ou seja, trocar conhecimento com profissionais da área é essencial para elaborar novas propostas para determinada empresa. Uma sacada super bacana é a de criar um grupo no WhatsApp com contatos do RD On The Road BH – ou outro evento. Então, trocar experiências e combinar encontros com as pessoas. Com certeza, é uma maneira de aproveitar as conversas e se inserir ainda mais no meio.