Você já parou para pensar que o buscador do Youtube também merece a atenção das métricas de SEO? Isso mesmo, o sistema de busca da rede é inspirado no algoritmo de busca do Google, e por isso a implementação de estratégias de SEO para Youtube pode impactar os seus números.
Quando se produz um vídeo o objetivo é que ele seja assistido, assim como tudo que é postado na internet. O SEO para Youtube pode contribuir para levar o seu conteúdo para a página de resultados de busca do site. Quer saber como? Continue na leitura, pois reunimos as informações mais recentes sobre o tema!
Dicas de SEO para Youtube: antes de subir o vídeo
1. Pesquise as palavras-chave relevantes
Antes de gravar o vídeo, é interessante fazer a busca por palavras-chave e ver, dentro do seu nicho, o que as pessoas têm buscado. Para fazer isso, use meios tradicionais de buscas. A nossa sugestão aqui é o TubeBuddy ou o próprio Planejador de Palavras-chave do Google. Explore também as palavras sugeridas pelo próprio YouTube na barra de pesquisa, pois são termos em alta que aumentam as chances de engajamento.
2. Analise a concorrência direta no YouTube
É interessante também pensar na busca já voltada para o conteúdo audiovisual na plataforma. Você pode procurar as palavras-chave usadas por concorrentes no próprio YouTube. Para isso, clique com o botão direito do mouse no título do vídeo e vá em “exibir código-fonte da página”. No Ctrl + F, busque por “keywords” ou “meta keywords” e terá as respostas que deseja.
Passo 1:
Passo 2:
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Dicas de SEO para Youtube: ao subir o vídeo
Ao subir o vídeo na rede, siga as seguintes dicas:
3. Crie um título atraente e otimizado
O título é o que prende a atenção do público, diferencia o seu conteúdo de tantos outros e ainda é responsável por fazer o seu vídeo ser encontrado quando o usuário busca uma resposta ou solução na internet.
Por isso, faça um título que seja atrativo, que exponha a ideia principal do tema que será abordado e, claro, contenha a palavra-chave. É importante ainda que seja curto; o ideal é que fique entre 50 e 60 caracteres.
4. Utilize tags relevantes para melhor alcance
Através das tags você tem a oportunidade de veicular outras palavras-chaves que sejam relevantes para o seu canal e para a temática tratada no vídeo que vão contribuir para ranquear bem seu conteúdo. Aqui é importante também colocar como tag a palavra-chave do seu vídeo.
Pelas tags, o Youtube vai sugerir o seu vídeo aos usuários que estão navegando pelo site e procurando conteúdos relacionados com o seu nicho. Utilize de 5 a 8 tags para garantir uma boa abrangência sem exagero. Inclua variações da palavra-chave principal e termos mais amplos relacionados ao tema para atingir uma audiência mais extensa.
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5. Escreva uma descrição informativa e direcionada
A descrição também é uma forma de otimização de SEO para Youtube, mas sobretudo é uma forma de informar os usuários.
É possível fazer extensas descrições de vídeo (até 5 mil caracteres). No entanto, apenas 200 caracteres são exibidos nos resultados de pesquisa. Então, se concentre neles para passar a ideia principal do vídeo.
A prioridade é trabalhar a palavra-chave logo no início dessa pílula de informação. Inclua links relevantes, como playlists e vídeos complementares, para aumentar o tempo de permanência do usuário no seu canal.
6. Adicione transcrições e legendas
As transcrições e legendas são essenciais para o SEO no YouTube, pois facilitam o acesso ao conteúdo por usuários que preferem assistir sem som e para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, o YouTube consegue ler essas transcrições e legendas, o que ajuda a indexar o conteúdo. Para vídeos em outros idiomas, considere adicionar legendas em inglês, ampliando o alcance global do seu canal e melhorando as chances de engajamento em novos mercados
7. Personalize a thumbnail
Ao postar o vídeo, o próprio YouTube sugere um frame do conteúdo para ser a “capa” estática que aparecerá para o usuário. É interessante personalizá-la.
Você pode colocar uma pergunta chamativa ou o próprio título do vídeo em texto. A capa atraente é um diferencial para o usuário clicar ou não no seu conteúdo. Então, capriche!
Aqui vale lembrar de posicionar o texto do lado direito da tela para facilitar a leitura em dispositivos móveis. A cor, o estilo do texto e os elementos visuais devem ser consistentes com a identidade visual do seu canal para fortalecer a marca.
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SEO para Youtube: nem só a estratégia é suficiente!
Com todas essas dicas de SEO para Youtube, certamente você vai conseguir melhorar a indexação do seu conteúdo na rede. Mas isso não é tudo. O mais importante é a forma e o conteúdo do material audiovisual. Não tem usuário que aguente ficar horas olhando para uma mesma imagem, principalmente se a qualidade de gravação e de captação do áudio não for boa.
Hoje, o YouTube se consolidou como uma plataforma ideal para vídeos mais longos e detalhados, enquanto o TikTok e o YouTube Shorts atendem à demanda por vídeos curtos e rápidos. Com isso, vídeos de 15 a 30 minutos são bem aceitos e podem aprofundar os temas, engajando o público que busca conteúdo completo e informativo. Caprichar na edição é essencial para manter o vídeo dinâmico, com inserções de imagens e elementos gráficos que ilustram o conteúdo.
Se você ainda não domina a edição, pode criar vídeos mais diretos e focar na qualidade da imagem e, principalmente, do áudio. Esse último é um elemento determinante para a retenção do público, pois muitas pessoas podem não assistir diretamente na tela, mas escutam para obter a informação. Por isso, invista na qualidade da captação de som!
Para conteúdos rápidos e diretos, o YouTube oferece o YouTube Shorts, um espaço dedicado a vídeos curtos, ideal para captar a atenção de forma ágil e alcançar novos públicos. Use esse formato para conteúdos rápidos, teasers ou dicas breves que complementem seu conteúdo mais longo. Esse tipo de vídeo também ajuda a direcionar novos espectadores para o seu canal principal, aumentando a visibilidade e o engajamento.
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Conclusão sobre SEO para vídeos no Youtube
Com todas essas estratégias de SEO para YouTube, seu canal tem tudo para alcançar novos públicos e engajar melhor sua audiência. Porém, se você quer garantir que suas campanhas de SEO para YouTube sejam realmente eficazes e feitas por profissionais que entendem o que funciona, entre em contato com uma agência especialista em SEO como a E-Dialog. Somos uma agência de Inbound especialistas em otimização de sites, gestão de redes sociais e em criar estratégias personalizadas para maximizar os resultados do seu conteúdo.
A nossa equipe conta com a experiência e as ferramentas necessárias para posicionar seus vídeos no topo das buscas do YouTube, fortalecer sua presença digital e conectar seu conteúdo com as pessoas certas. Quer saber como transformar seu canal em uma referência? Fale conosco e descubra como podemos ajudar!
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