Com o objetivo inicial de ser uma rede social imagética, quase um álbum de fotos, hoje o Instagram se torna uma importante estratégia comercial para marca de todos os segmento. Mas, você sabe como vender no Instragram? Confira agora!
Instagram: rede de relacionamento
É sempre importante lembrar que rede social, como o nome supõe, é um espaço para criar relacionamento e isso vale também para as marcas. Antes de tentar vender o seu produto, é preciso consolidar uma relação de confiança e proximidade entre usuários e a sua empresa, isso é feito a partir de produção de conteúdo de qualidade para construção de engajamento.
Você vai vender, mas isso é consequência da autoridade construída com conteúdo.
Como vender no Instagram?
Conta comercial
O primeiro passo para vender no Instagram é criar um perfil completo, que passa pela foto de perfil, inserção de link, contatos, endereços, etc. Aqui você descobre como criar uma bio atrativa para o público. Além disso, tenha o perfil aberto para que o usuário tenha acesso a seus conteúdos e, a partir disso, tenha interesse em se tornar um seguidor.
O mais importante de tudo, tenha uma conta comercial. Esse tipo de perfil permite ter acesso a dados de audiência, criação de anúncios pelo próprio Instagram e inserção de botões. Por fim, você ainda pode ter uma espécie de catálogo (Instagram Shopping) que falaremos mais adiante.
Leia também: Como vender pelo Whatsapp?
O Instagram é uma rede social de fotos
Já te adiantamos no início do texto que as redes sociais são um canal para criar relacionamento. Levando em consideração que o Instagram é uma rede social de fotos, para construir audiência e vender é preciso caprichar nas produções. Invista em fotos bem feitas e autorais, os conteúdos próprios são valorizados não só pelo público, mas também pelo algoritmo, que tende a reduzir o alcance de posts que utilizam conteúdos de banco de imagens.
Além disso, para comprar serviços ou produtos, as pessoas buscam marcas de confiança, fotos próprias demonstram veracidade e, por isso, têm a preferência dos consumidores. Pense neste exemplo: você vai escolher no Instagram uma hamburgueria para fazer um pedido, vai optar por aquela que mostra seus processos, ingredientes e resultado final, ou a que publica uma foto de banco de imagens de um hambúrguer que não é o que você vai receber em casa?
Planeje conteúdos que engajam
De acordo com o seu segmento e com a voz da sua marca, pense no seu planejamento mensal em conteúdos que vão gerar engajamento. Aqui vale de tudo: entrar na onda de alguma brincadeira ou meme que esteja rolando; fazer uma campanha bem estruturada em alguma data comemorativa importante e produzir conteúdo informativo que vá fazer a diferença na vida e nas dores do seu público consumidor em potencial.
Não é só de fotos bonitas e preço na legenda que se estrutura um Instagram com potencial para vendas. Dê dicas, informações, dados relevantes, tutoriais, etc. Use a criatividade e esteja sempre pesquisando referências para estruturar suas ações mensais.
Leia aqui: O que postar? Planejamento de Conteúdo para redes sociais
Outra dica importante aqui é apostar em formatos que dão certo. Quer bombar no Instagram? Produza vídeos, seja no feed (os de até 1 minuto), no IGTV (com conteúdo mais extenso) ou os efêmeros nos stories. O audiovisual é o formato que gera maior repercussão no Instagram e em qualquer outra rede social. Para caprichar nos seus vídeos, não deixe de ler o texto: Como fazer vídeos no Instagram.
Transmissão de autoridade: use influenciadores
Se você está começando o seu negócio agora ou, pelo menos, dando início ao posicionamento online, uma boa estratégia para ganhar autoridade a vender no Instagram é fazendo parcerias com influenciadores digitais que tenham afinidade com o seu segmento. Essas pessoas já tem uma fama consolidada e são formadoras de opinião. Ao receber o seu produto ou serviço, aprová-lo e recomendá-lo online, você pode atrair o público certo para a sua marca.
Para estabelecer esse tipo de parceria faça uma busca de mercado e invista seus esforços nas pessoas que vão chamar a atenção de usuário com afinidade aos valores de sua marca e que considerem úteis as suas soluções.
A linguagem da marca
Outra importante estratégia para estabelecer comunicação e atrair os consumidores é a utilização da linguagem certa. Na hora da criação da sua marca você criou uma série de valores e condutas que vão ao encontro do que ela se propõe a ser, e isso precisa estar claro em tudo o que você faz, desde a identidade visual, fotos, até o texto e as hashtags escolhidas. Isso porque, cada um desses detalhes constrói a sua identidade de marca e fortalece a comunicação com o público.
Então, pense na voz da sua marca e nos tons que ela deve ter em cada rede social. No Instagram reforce isso com as hashtags certas, escolhidas a dedo para cada conteúdo e que tenham relação com o seu nicho de mercado. A partir delas, muitos seguidores podem te encontrar.
Seguidores
Uma das principais dicas de como vender no Instagram é atraindo as pessoas certas para o seu perfil. Com todas essas dicas de conteúdos que demos anteriormente você vai chamar as pessoas certas para conhecerem sua marca. Uma forma de acelerar a quantidade de seguidores é promovendo parcerias para oferta de condições especiais, como é o caso de sorteios.
Mas, lembre-se, por mais que você queira muitos seguidores de forma rápida, uma audiência não se cria de um dia para o outro, tenha paciência e conquiste cada um de seus seguidores pelo que a sua marca oferece. Não invista em meios fáceis e pouco eficazes como ferramentas de automação ou compra de seguidores. Isso porque pode acabar atraindo números que não vão se converter em engajamento. É preciso ter fit entre a sua marca e os seguidores para que esses se convertam em clientes.
Use Ads
Todas as dicas que demos até agora referiam-se as boas práticas para o seu conteúdo ser atrativo no Instagram e, como consequência, efetivar as vendas. Agora partimos para as ações mercadológicas para vender nas redes social. O Facebook Ads é a plataforma pela qual você pode impulsionar as suas postagens no Instagram. Esse impulsionamento pode ser feito para a geração de relacionamento, como é o caso do “envolvimento”, mas ainda para fazer chamadas de ação com botões de “Peça agora”, “Saiba mais”, “Entrar em contato”, estabelecendo o objetivo certo e o público que você deseja atingir é possível investir uma verba para chegar com os seus produtos e serviço até as pessoas que tem interesse em comprá-los.
Instagram Shopping
Era por essa dica que você tanto esperava? Ela é o nosso último tópico não por acaso. Antes de vender no Instagram você precisa consolidar a sua marca, e isso passa por todas as dicas dadas antes. Mas, vamos lá! Agora é a vez de falar do recurso que o próprio Instagram disponibiliza para que as compras possam ser efetivadas dentro da rede social.
Sua venda no Instagram não precisa mais do intermédio de um link para o e-commerce. Com o Instagram Shopping é possível precificar as peças nas fotos e fazer a venda pela rede social. Esse processo torna mais simples a aquisição, o que pode ser um atrativo para o público e ainda impulsiona a divulgação orgânica. Assim, você depende menos de investimento em Ads.
Além disso, o recurso acaba com a limitação de links nas postagens e ainda disponibiliza as suas publicações no “Explorar” em uma aba específica:
Para utilizar o Instagram Shopping:
- É possível vender apenas produtos físicos;
- Precisa que a sua conta no Instagram seja comercial e que esteja associada à página do Facebook da sua loja.
- Por fim, é preciso ter, pelo menos, 9 postagens para ativar a loja
Agora você pode aliar as vendas diretas ao conteúdo de qualidade para entregar ao seu público consumidor. Seguindo todas essas dicas de como vender no Instagram a sua loja vai bombar! No nosso blog você encontra conteúdos como este semanalmente, não deixe de acessar.