Você sabe o que é conteúdo evergreen? Esse nome veio do inglês e pode ser traduzido como grama verde.
Esse conceito traz a ideia de um conteúdo que não seja datado, ou seja, um conteúdo fresco, um conteúdo verde, que dura mais tempo.
Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais sobre o conceito!
O que é conteúdo evergreen?
Só para reforçar: o conteúdo evergreen é aquele que não tem prazo de validade. Esse tipo de conteúdo não é apenas uma notícia ou atualização, ele é algo aprofundado e exemplificado que pode ser acessado por qualquer pessoa.
Esse conteúdo não precisa ser necessariamente denso, mas é obrigatório que seja relevante. Por exemplo, ao anunciar um produto você pode:
- Fazer uma lista de prós e contras;
- Mostrar os diferenciais deste produto, talvez até comparando com outros já existentes;
- Direcionar ao público-alvo trazendo coisas específicas de seu interesse.
Por que produzir esse tipo de conteúdo?
Um dos principais motivos para se produzir o conteúdo evergreen é que ele sobreviverá ao tempo e continuará sendo acessado mesmo após alguns meses ou até anos de publicação.
Isso porque o objetivo desse tipo de conteúdo não é apenas informar que existe uma novidade, e sim trazer tudo sobre essa novidade, como funcionalidades, vantagens e talvez até mesmo o preço.
Somando isso a dicas, curiosidades e estudos de caso, é praticamente uma fórmula certa para que seu conteúdo tenha relevância por um bom tempo, recebendo sempre mais acessos e assim evitando o retrabalho com atualização, por exemplo.
Exemplos de conteúdos evergreen que deram certo
Para te provar que o conteúdo evergreen dá certo, vamos te apresentar o Contas Online, um case de sucesso em marketing aqui da E-dialog.
Só pra te contextualizar, o Contas Online é um software de gestão financeira, desenvolvido e mantido pela i6 Tecnologia que ajuda os usuários a controlar, organizar e analisar as finanças.
A E-Dialog foi procurada pelo Contas Online para ajudar a alavancar sua presença digital, gerar visibilidade orgânica no site e aumentar seu domínio de marca pela Internet.
A partir daí foi aplicado a estratégia de marketing de conteúdo evergreen associada à estratégia de otimização de sites (SEO) realizada na criação de textos para blog. Dessa forma, aprofundamos mais sobre assuntos ligados ao universo financeiro.
No decorrer de um ano de parceria com a E-Dialog, conseguimos um aumento de 47.931% no tráfego orgânico.
5 dicas de como produzir conteúdo evergreen para sua empresa
Não existe uma fórmula mágica para criar o conteúdo evergreen com resultados bons e constantes, porém, se pudéssemos dizer que existem dicas de ouro, seriam essas:
1. Atente-se a personas e a fases de funil
Como você já deve ter percebido, o objetivo do conteúdo evergreen é trazer cada vez mais pessoas para o seu blog, logo aumentar o seu público, porém essas pessoas podem vir de diferentes níveis do funil de vendas.
Vamos supor que seu blog seja sobre carros. Uma pessoa que pesquisou sobre “qual é o melhor carro do ano” está em um nível diferente da que procurou por “o carro do ano com a melhor tração”, correto?
É provável que uma pessoa com mais conhecimento se torne um cliente de forma mais fácil do que o que não sabe tanto sobre o assunto, por isso, alinhe sempre o grau de entendimento dos que acompanham seu conteúdo.
– Leia também: Como criar uma persona? Passo a passo completo
2. Escolha bem o seu tema
Nosso objetivo é fazer com que o conteúdo não tenha um prazo de validade, por isso é muito importante escolher sobre o que iremos falar.
Continuando o exemplo com o blog sobre carros, talvez escrever sobre “os melhores modelos Renault de 2022” não seja uma boa opção. Ao invés disso, no conteúdo evergreen, poderíamos escrever sobre “os melhores modelos da Renault”.
3. Capriche nas call to action
As call to action, ou CTA, são fortes aliadas no conteúdo evergreen, afinal, todo conteúdo é criado com algum objetivo, não concorda?
Por isso, não deixe de usar uma boa CTA como:
- Leia mais matérias como essa;
- Receba nossas newsletter;
- Faça um orçamento;
- Acompanhe também pelas redes sociais.
– Leia também: 10 exemplos de Call to Action (CTA) que geram mais conversões
4. Atente-se a expressões de tempo
Para evitar que os conteúdos fiquem datados, atente-se a expressões de tempo como “hoje”, “amanhã”, “semana passada”. Ao invés disso, utilize a data completa como “5 de junho”.
Outra questão importante está nos advérbios de tempo. Ao invés de usar expressões como “atualmente”, podemos trazer contextualizações como “com a chegada desse novo modelo, o mercado automotivo sofreu várias mudanças”.
5. Atualize o conteúdo regularmente
O conteúdo evergreen tem como objetivo durar muitos meses e anos no seu blog, mas isso não significa que você deva deixá-lo de lado e esquecê-lo. Quanto mais completo e mais atualizado for, melhor.
Por isso, a depender do seu volume de blogs e de conteúdo, é interessante complementar e adicionar mais informações ao artigo a cada seis meses ou um ano. Isso também beneficia o SEO e garante um melhor ranqueamento para esse material tão útil.
– Leia também: 5 técnicas de copywriting para vender mais e melhor
Conteúdo evergreen e SEO
O conteúdo evergreen está diretamente relacionado a uma boa estratégia de SEO.
O SEO, ou Search Engine Optimization, é um mecanismo para ranquear textos em posições de destaque no Google. Associado a um conteúdo que não envelhece, podemos garantir um bom número de acessos orgânicos.
Além disso, essa “pauta fria” dentro do seu blog fornece acessos contínuos e mais sólidos para seu site.
Alguns temas flutuam sazonalmente, por variações naturais de interesse dos consumidores (pense, por exemplo, nos mercados de varejo que lidam com datas comemorativas e blogs com milhares de acesso em algumas semanas que depois nunca mais são vistos), mas o conteúdo evergreen, quando bem feito, sustenta uma parte dos acessos.
– Leia também: Algoritmo do Google: entenda seu funcionamento e principais atualizações
O conteúdo evergreen é fundamental para o seu blog
Em alguns momentos, estratégias de growth hacking irão exigir ação rápida e movimentação dinâmica para produzir materiais com menor validade – mas que poderão alavancar resultados. Contudo, na maioria das vezes, o conteúdo evergreen é a aposta mais segura e eficiente, em especial a longo prazo.
Planeje os temas com base nos interesses da sua persona, no volume de palavras-chave e na relação com o seu segmento e soluções. Depois, construa os artigos com base nas dicas que demos acima.
Tem mais dúvidas? Fale com a equipe da E-Dialog hoje mesmo! Somos uma agência de Inbound Marketing com anos de experiência nesse assunto!