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Torp

Como aumentamos as taxas de abertura e cliques dos e-mails com conteúdos educativos sobre a marca

Além de desenvolvermos estratégias, buscamos, desde o início, formas criativas e educativas de valorizar a marca para os leads e clientes.

Conheça a Torp

Fundada em 1986, na cidade de Juiz de Fora (MG), a Torp se tornou, ao longo de seus mais de 30 anos de história, uma das marcas de moda íntima com maior reconhecimento no mercado de underwears no Brasil. Seu maior objetivo é oferecer conforto, qualidade e estilo a partir do constante investimento em tecnologia, design e moda.

Com uma diversidade incrível de modelos de cuecas (adultas e infantis), roupas íntimas femininas, meias e até máscaras produzidas ao longo da pandemia, a Torp expandiu seus canais de venda e, em 2020, lançou seu e-commerce. Dessa maneira, suas ações de marketing digital também precisaram se desenvolver, para alcançar o público B2C e criar uma presença online forte.

Para que isso acontecesse, a E-Dialog foi escolhida, em abril de 2020, como a agência responsável por planejar e executar um projeto de branding e performance digital da marca. Inicialmente, o projeto tinha foco em gestão de redes sociais e gerenciamento de campanhas para redes sociais e Google Ads.

Mas, em junho, o projeto evoluiu para trabalhar estratégias de Inbound Marketing, com captação e gestão de leads, criação de campanhas de e-mail e fluxos de automação.

Desafios

Com o objetivo de desenvolver o relacionamento com contatos e clientes B2C via e-mail, começamos a estruturar estratégias que não só criassem um estímulo à venda e recompra, como também ajudassem os leads a entenderem o valor da marca e de seus produtos.

Afinal, a Torp precisava comunicar a seus potenciais consumidores que era uma empresa focada em entregar não só roupas íntimas, mas também conforto, qualidade, segurança e estilo para qualquer momento do dia.

O desafio, então, era ir além das campanhas de e-mail marketing comuns em e-commerces, que são tipicamente promocionais (com ofertas de descontos e impulsionamento direto de compra), e desenvolver conteúdos educativos, que gerassem engajamento e ajudassem a criar uma relação de confiança com a base de leads da empresa, que crescia cada vez mais.

A Solução

Além de desenvolvermos estratégias para as principais campanhas do ano (relacionadas a datas comemorativas) e outras com foco promocional, buscamos, desde o início, formas criativas e educativas de valorizar a marca para os leads e clientes.

Para isso, produzimos conteúdos direcionados para dar dicas, informar sobre as principais linhas, tecnologias utilizadas nas peças e tendências relacionadas à moda intima. No decorrer do projeto, observamos como esses e-mails geravam interação com a base e vimos que eles tinham desempenhos melhores que outros com mensagens que tinham um direcionamento muito voltado para a venda.

Sendo assim, começamos a priorizar esse estilo de campanha, pensando em:

1. Diferenciais da marca, que ajudam a mostrar o comprometimento da Torp em entregar sempre o melhor para seus clientes, como peças inovadoras, com alta tecnologia e favoráveis ao meio ambiente.


2.
Apresentação das principais características das Linhas Torp, destacando o que cada uma oferece para todos os seus públicos.


3. Banners atrativos
, feitos para ilustrar os conteúdos e facilitar a leitura, sempre os combinando a outros textos e botões estratégicos. Além disso, todos os banners entram logo na primeira dobra dos e-mails, para chamar a atenção dos leitores, e possuem links que direcionam para o site da Torp, levando em consideração os temas e categorias trabalhadas


4. Títulos atrativos
, que despertam a curiosidade do lead sobre o conteúdo, mas sem a necessidade de oferecer apenas promoções ou descontos como gatilhos para abertura do e-mail. Para isso, apostamos em perguntas e convites para conhecer um determinado assunto.

 

Resultados alcançados

Como resultado dessa análise e das otimizações nos conteúdos dos e-mails, conseguimos obter resultados muito melhores na interação dos leads. Observamos nossas taxas de abertura e cliques aumentarem entre os leads engajados nas campanhas de março, abril e maio de 2021, conforme podemos ver abaixo:

1) Campanha de março: e-mail com apresentação dos diferenciais da Torp, que fala sobre a Linha de Cuecas Flow, a Linha Sem Costura e a Linha Eco-Friendly.


2) Campanha de abril:
e-mail com apresentação das principais características das linhas Torp, cujo assunto foi “Um momento Torp para cada pessoa”.


3) Campanha de maio:
e-mail da apresentação da Linha de Cuecas Sem Costura, mostrando benefícios como a maciez do tecido, o equilíbrio térmico, a leveza e o estilo.

Ao fazer a análise de resultados de acordo com a ferramenta “Benchmarking de Métricas de E-mail Marketing”, desenvolvida pelo RD, nós tivemos um desempenho muito acima da média do encontrado no mercado de e-commerces para taxas de abertura e clique.

Quando comparamos a média para leads engajados, observamos um crescimento significativo entre as taxas de abertura (mesmo não conseguindo atingir a taxa ideal na campanha de março) e uma performance excelente nas taxas de clique de todos os e-mails enviados.

 

 

Taxas de abertura acima dos 30% para e-commerce