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Pop-ups: o que são e como utilizá-los para captação de leads?

Publicado em outubro 5, 2022
Índice
pop-ups

Cada vez mais os sites utilizam pop-ups para atrair usuários para os seus negócios ou para mantê-los em suas páginas. Neste artigo vamos explicar tudo sobre esse assunto. Continue a leitura e confira as seguintes informações:

O que são pop-ups?

É difícil traduzir diretamente o termo em inglês, que significa algo como “surgir acima” ou “surgir à frente”, mas é fácil definir: pop-ups são caixas de conteúdo que surgem à frente da página de um site, normalmente pedindo alguma ação do usuário.

Pop-ups são úteis para captação de leads porque podem oferecer um conteúdo ou oferta que não está na página acessada pelo usuário e levam a uma ação relevante para seu site. Contudo, no começo da internet e a proliferação dos sites, passaram a ser sinônimos de spams e mensagens inconvenientes.

A “morte” dos pop-ups

Quem é mais velho talvez se lembre de um período na internet em que a navegação por alguns sites era quase impossível. Ao entrar em determinados domínios, os usuários eram bombardeados por dezenas de pop-ups de anunciantes, ofertas, condições, conteúdos de terceiros e muito mais.

Em alguns casos, ficava inviável ler o conteúdo da página. Em outros, os pop-ups carregavam vírus e malwares que infectavam os computadores dos usuários.

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Crédito: Neil Patel

Por isso, por algum tempo, os pop-ups “morreram” ou ao menos tiveram seu uso reduzido. Os próprios sites e navegadores começaram a estabelecer estratégias para evitar esse tipo de conteúdo em suas páginas.

Mas é aí que fica a grande pergunta.

Pop-ups ainda funcionam?

Sim, e muito! Por mais que pareça contraintuitivo, pop-ups são ainda muito eficientes em algumas campanhas de marketing. Segundo o site especializado Popupsmart, a conversão em pop-ups para usuários que veem aquele conteúdo a primeira vez chega na casa dos 11%!

Para quem tem um bom SEO e vê um grande volume de acessos orgânicos, essa é uma forma inteligente de garantir conversões.

Como usar pop-ups no inbound marketing

Para começo de conversa, não adianta encher seu site de pop-ups como antigamente. É necessário:

  1. Focar em uma estratégia específica;
  2. Ter um bom copywriting;
  3. Ter um bom design.

Vamos explorar melhor cada um desses aspectos e em seguida dar duas dicas do uso de pop-ups para páginas e sites dentro de uma estratégia de inbound marketing.

1. Foco em estratégias pontuais

Você não deve ter um pop-up para cada material rico, produto ou landing page disponível, mas sim um ou dois pop-ups focados nas suas principais métricas e objetivos.

Caso queira gerar mais oportunidades, um pop-up chamando para uma conversa com o time comercial é uma boa saída. Se você busca mais leads qualificados, um pop-up para materiais ricos ou assinar a newsletter pode ser a solução.

Quanto menos a navegação dos usuários for interrompida, maiores as chances deles engajarem positivamente com seu site. Por isso, é fundamental saber quando disparar cada pop-up.

2. Tenha um bom copywriting

Copywriting é o nome dado à redação de marketing voltada para conversão de usuários. Dentro dos pop-ups, isso significa ter uma proposta muito clara e uma Chamada Para Ação (CTA) muito direta.

Caso seu objetivo seja chamar clientes para uma consultoria financeira, sua mensagem pode ser “Pare de perder dinheiro ao pagar as contas da sua empresa. Veja como podemos te ajudar”. Agora, se o seu objetivo é chamar para uma newsletter sobre perfumes, pode usar algo como “As melhores dicas de perfumes e maquiagens na sua caixa de e-mails. Cadastre-se agora”.

A mensagem deve mostrar qual o benefício em converter ali e chamar para uma ação imediata.

3. Tenha um bom design

As pessoas se acostumaram a associar designs ruins com conteúdos suspeitos na internet. Normalmente, quem tem má intenções não tem tempo de preparar algo muito elaborado. Um pop-up com design desagradável, dessa forma, terá menos conversões.

Realize testes e descubra o que funciona melhor para sua empresa, mas lembre sempre de seguir boas práticas de design ao optar por layouts simples e diretos.

Leia também: O que são materiais ricos? Saiba como produzi-los para gerar mais leads

Gamificação no marketing: saiba o que é e como utilizar essa estratégia

Tipos de pop-ups para usar no marketing digital

Vamos trabalhar aqui principalmente com dois tipos de pop-ups utilizados no marketing digital que melhor geram conversões nos sites: pop-ups de saída e de canto de tela.

O primeiro só é ativado quando o usuário faz menção de sair da página para navegar em outro lugar, o segundo aparece no canto e não interrompe completamente a navegação.

1. Pop-ups de saída

Dentre as diversas opções, esses são os que geram as melhores conversões. Basicamente, funcionam dando ao usuário uma segunda chance para realizarem uma ação no site e converterem em leads. É como um “ei, antes de ir, não se esqueça de…”

Pop ups de saída funcionam bem porque não atrapalham a navegação de página enquanto as pessoas estão diretamente engajadas com elas, e só surgem quando o desinteresse implica em uma desistência (bounce).

Esses pop-ups normalmente ocupam a tela inteira e têm copys que contextualizam a ação que o usuário vai tomar, mais ou menos da forma como descrevemos acima: “É uma pena que está saindo de nosso site, mas antes de ir, baixe nosso guia gratuito sobre X”.

É possível configurar esses pop ups em ferramentas como RD Station Marketing ou HubSpot Marketing.

Exemplo de Pop-up de saída no site da Resultados Digitais.

2. Pop-ups de canto de tela

Esses pop-ups normalmente são acionados com condições de tempo. Por exemplo, caso um usuário passe mais de 15 segundos em determinada página, aparece um pop-up convidando para assinar a newsletter; ou então caso o usuário visite a página de preços, aparece um pop-up chamando para uma conversa com o time comercial.

Esses pop-ups podem ser fechados a qualquer momento, mas ficam ali como um direcionamento para alguma ação relevante para suas estratégias. Convertem menos, mas ainda são eficientes porque não interrompem diretamente a navegação.

Resumo de boas práticas de pop-ups para internet

Abaixo, resumimos alguns dos conhecimentos desse artigo para você:

  • Tenha uma estratégia bem definida;
  • Limite o uso do pop-up ao que realmente importa;
  • Evite pop ups que interrompam a navegação do usuário, como mensagens logo que abrem sua página ou que impedem a visualização de conteúdo a menos que sejam fechados;
  • Utilize pop ups de tela inteira para mensagens de saída e reserve as conversões mais importantes para eles;
  • Utilize pop ups laterais para conteúdos relevantes, mas não essenciais, e crie um gatilho de tempo;
  • Otimize e teste variações para garantir que está utilizando a melhor estratégia possível;
  • Opte por um design limpo e eficiente;
  • Faça com que sua mensagem seja a mais clara possível e especifique o que a pessoa recebe e porque deve converter naquele momento.

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