Separamos as principais tendências de marketing digital para 2023 neste artigo. Saiba quais são as mudanças, as novidades e as surpresas para as estratégias do próximo ano. É só continuar lendo para verificar a lista toda.
Tendências de marketing digital para 2023
Confira abaixo as principais tendências de marketing digital para o próximo ano:
1. Coleta de Zero-Party Data através de práticas como construção de formulários
Big Data se tornou ainda mais importante para os negócios que antes. Contudo, a maneira como coletamos dados teve que mudar por conta das pressões para maior privacidade em todo o planeta, incluindo o Brasil com a LGPD (saiba mais em LGPD E sua implicação no Marketing Digital).
No que toca ao marketing digital, uma tendência para 2023 deve envolver os negócios serem mais proativos na coleta de informações através de várias práticas.
Por exemplo, a construção de formulários pode ajudar a encontrar informações de seus consumidores que podem influenciar seu próximo produto ou serviço.
As estratégias de Zero-Party Data envolvem a coleta de informações disponibilizadas intencionalmente pelos usuários que as empresas podem usar e compartilhar entre si, como gostos, preferências etc.
As pessoas buscando receber atendimento personalizado devem aplicar em números cada vez maiores a essa prática.
2. E-mail marketing para lançamento de produtos e pequenos negócios
E-mail marketing é, de longe, uma das melhores estratégias de marketing em uso. Pesquisas, como a da Pipedrive, mostram que 89% dos profissionais de marketing usam esse canal para gerar leads e isso por um motivo básico, quase todo mundo tem uma conta de e-mail, isso é quase como um CPF para o mundo digital, tornando o acesso das empresas aos consumidores muito mais fácil.
Sobre os lançamentos de produtos, é benéfico usar as listas de contatos já existentes para entrar em contato com consumidores pré-existentes e aqueles que se cadastraram mas ainda não compraram nada.
O lançamento de produtos por e-mail para pequenos negócios pode ajudar a aumentar significativamente as margens de lucro que um negócio terá quando chegar um momento crítico para a empresa.
Leia também: Como usar o e-mail marketing no seu negócio?
Automação de e-mail marketing: por que e como implementar?
Taxa de abertura de e-mail marketing: entenda a importância da métrica
3. Plataformas de mensagem em tempo real serão excelentes para coleta de dados
Consumidores querem tudo, e querem o mais rápido possível. Plataformas de mensagem em tempo real se tornaram excelentes oportunidades para alcançar clientes rapidamente e de maneira direcionada – além de coletar informações valiosas sobre seus hábitos.
Assim como os outros canais de marketing, quanto mais as plataformas de mensagem em tempo real como o WhatsApp amadurecem, mais elas podem proporcionar aos analistas os dados dos consumidores. Elas podem se tornar um centro de dados que armazena tudo que precisa saber sobre seus consumidores.
Leia também: Automação para WhatsApp Marketing: o que é e principais benefícios
API do WhatsApp Business: o que é, como funciona e vantagens do uso
4. Marketing de influência continuará crescendo
Não deve ser surpresa para ninguém que o marketing de influência continuará crescendo em 2023. Até agora, foi responsável por trazer, em média, 5,20 dólares em retorno para cada 1 dólar investido nesse tipo de estratégia.
O que antes era usado apenas por uma pequena parcela de profissionais, agora se tornou prática comum para quase todos os negócios no marketing digital. A influência de alguns influencers, seja pelo TikTok, Instagram ou YouTube, ou a colaboração de marcas com esses usuários, pode gerar um enorme ROI.
Contudo, as empresas devem ser cautelosas para entender qual o tipo certo de influencers que procuram para suas marcas. As campanhas podem dar muito errado ao não entender quem são os usuários e o perfil da audiência.
5. Consumidores irão buscar maior gratificação ao comprar com marcas
Gratificação instantânea é exigida em um mundo digital em que os consumidores mantêm boa parte do poder. Ao comprar online, as pessoas querem receber o que comparam imediatamente. Qualquer atraso ou espera irá levá-los a outro lugar.
É por isso que os times de marketing precisam pensar proativamente em como reagir quando um cliente chega com alguma dúvida. Por exemplo, possuir um FAQ visível e amplo pode ajudar a remover quaisquer objeções de compra que estão afastando os consumidores, como tempo de entrega, valor de frete etc.
6. Terceirização para agências de marketing será cada vez mais popular
Não importa se a empresa é grande ou pequena, a terceirização continua sendo uma excelente maneira de ter mais coisas feitas. Nenhum negócio quer perder oportunidades por falta de recursos internos.
Se você precisa de mais ajuda com marketing, por que não terceirizar com a ajuda de agências de marketing digital? Isso pode ser a diferença entre fazer pouco progresso nos próximos 12 meses e entrar na luta para ser uma das maiores empresas do segmento no mesmo período.
Muitas agências têm mais a oferecer do que a simples execução de peças gráficas e produção de anúncios, e contam com um time com conhecimento suficiente para impulsionar seu negócio e te fazer prosperar no digital.
7. Chatbots serão encontrados em mais sites para ajudar na experiência dos usuários
Chatbots se tornaram excelentes ferramentas de marketing e, portanto, são outra fonte de investimento. Eles ajudam pequenos negócios e empresas que não operam 24h a responder perguntas e engajar-se com consumidores que podem precisar de assistência em horários alternativos.
De acordo com a Drift, muitos negócios estão incorporando chatbots em seus sites, e essa tecnologia é o canal de comunicação de marca que mais cresce.
8. Conteúdo de marketing interativo
De acordo com especialistas, alavancar o conteúdo interativo é uma forma excelente de manter sua audiência engajada. Com conteúdo interativo, você pode atrair a atenção dos clientes em potencial e tê-los na sua página por mais tempo.
Além disso, esse conteúdo engaja os visitantes, permitindo retirar conhecimentos valiosos sobre quem são e o que querem. Com isso, você usa esses dados para mirar neles, criando leads e até mesmo transformando os leads em vendas.
Nós já demos dicas de produção de materiais ricos interativos no nosso artigo “Marketing Interativo para Captura de Leads“.
Escolher onde adicionar o conteúdo também é essencial. Por exemplo, se você decide incluir nas landing pages, seu site automaticamente se torna mais interessante para os usuários. Por isso, essa é uma das tendências de marketing digital para 2023.
9. Maior ênfase na experiência de conteúdo (CX)
Experiência de Conteúdo (CX) é outra tendência crítica moldando o marketing digital e o marketing de conteúdo em 2023. E é um fato já bem conhecido que a preferência dos consumidores e usuários continua mudando, seja pelo tipo de conteúdo ou formato.
Para as empresas alavancarem os resultados com essa tendência, os profissionais precisam estar atualizados com as preocupações e interesses dos consumidores.
Além disso, as marcas precisam de uma narrativa multicanal alinhada e direcionada para seus objetivos. Seu site, redes sociais, vendedores e atendentes precisam todos falar a mesma mensagem.
10. Alavancar SEO para aumentar conversões
Criar pilhas de conteúdo não é o suficiente para atrair usuários e convertê-los em leads. Qualidade vale mais que quantidade também no mundo digital e, por isso, você deve focar em artigos de blog e otimizações de página para SEO.
O algoritmo do Google continua sendo o definidor do que é e o que não é visibilidade na web. Estar na primeira página dos resultados de busca significa que seu site tem quase 100% de chance de ser escolhido pelos usuários – e quanto mais perto do topo melhor.
A pandemia impulsionou muitas empresas para o digital, e agora elas estarão correndo para compensar o tempo perdido. Quem quiser continuar atraindo os clientes precisa ter o SEO em dia com as atualizações do Google.
Leia também: Quais os principais fatores de ranqueamento para o Google?
SEO Local: o que é e como fazer em 3 passos básicos
Core Web Vitals: saiba tudo sobre o novo update do Google
11. Estratégias de personalização e hiper-personalização
Em 2023, os profissionais de marketing devem alavancar os e-mails com mensagens e campanhas customizadas para gerar mais leads, qualificações e engajamento.
Mas a escalada de personalização deve ocorrer porque, conforme as pessoas se acostumam com os padrões atuais, as marcas precisarão avançar dia após dia na maneira de usar a automação e a personalização simultaneamente.
Mas o que isso significa no contexto da hiper-personalização?
A indústria de conteúdo é relativamente nova ao conceito e à tendência que explora algo indo além de chamar um cliente pelo nome. De maneira simples, a hiper-personalização é uma estratégia de marketing de conteúdo que usa inteligência artificial (IA), dados, automação e relatórios para gerar interações com clientes e leads.
Com essa abordagem, é possível considerar as personas e gerar conteúdo personalizado de produtos, idiomas, canais de disparo etc.
Um exemplo de hiper-personalização no mercado atual é a recomendação de filmes da Netflix com base no histórico recente dos usuários, ou as retrospectivas anuais do Spotify. Dentro da sua empresa, essa abordagem pode tomar diferentes formas, a depender da área de atuação e orçamento disponível para o projeto.
12. Conteúdo em vídeo
Enquanto as redes sociais tentam barrar o crescimento do TikTok e criam suas próprias versões do aplicativo, como o Shorts do YouTube ou o Reels do Instagram, os vídeos seguem tomando conta do feed dos usuários na grande maioria das redes sociais.
Mesmo plataformas de conversa como o WhatsApp hospedam bilhões de horas em vídeo compartilhados entre os usuários de diversos temas.
E as pessoas são muito mais atraídas por vídeo que por imagem ou texto. O que torna o engajamento e o compartilhamento muito mais fácil. Para inflar ainda mais isso, as redes sociais estão desenhando os algoritmos para priorizar o audiovisual.
O resultado não poderia ser outro: uma das principais tendências de marketing digital para 2023 continua sendo usar vídeos nas campanhas.
Leia também: Vídeo marketing: aprenda a criar conteúdos que vendem
Reels para empresas: Sucesso nas redes sem precisar fazer dancinhas
TikTok para empresas: como usar a rede para divulgar seu negócio?
13. Aumento de conteúdo empático
Desde a pandemia, as empresas estão precisando redefinir as estratégias de marketing para colocar os consumidores no centro de suas abordagens. Para que as campanhas tenham sucesso, é necessário ver o mundo pelos olhos dos clientes e suas convicções.
É necessário entender o público-alvo não como uma série de números num quadro ou apenas um mercado em potencial, mas como pessoas multifacetadas e complexas.
Pense no que motiva seus clientes a tomar uma ação, quem são eles e o que podem estar enfrentando.
Esses, inclusive, são os pontos de partida para criar uma persona eficiente, mas eleve essa análise ao cenário social e econômico de onde vivem para definir melhor sua comunicação.
14. E-commerce
Mesmo com o enorme crescimento de e-commerce durante os anos mais graves da pandemia, os e-commerce continuam crescendo em velocidade recorde.
Um relatório recente da Morgan Stanley mostra que as vendas online podem chegar a 36% de todas as vendas de varejo até 2026, já que as pessoas priorizarão cada vez mais a conveniência da compra online.
Conforme a popularidade dos e-commerces cresce, também cresce a competição pelas marcas. Profissionais precisam estar atentos ao setor para continuar à frente da briga entre grandes marcas.
15. Dados e privacidade
O Google anunciou no começo de 2022 que está adiando o fim dos cookies de terceiros no Chrome até 2024, dando à indústria mais tempo para inovar no mundo privado e sem rastreamento. Mas apesar dos atrasos, não há dúvidas sobre o inevitável: o cookie irá acabar.
Isso, junto com o Apple’s App Tracking Transparency (ATT), uma medida visando proteger os usuários de rastreamentos invasivos de aplicativos de terceiros, irá impulsionar o fim da coleta, mensuração e utilização de dados com fácil acesso pelas empresas.
2023 será o ano definidor para as empresas. As que não souberem como contornar o fim dos cookies terão prejuízos no futuro.
Complementar à coleta de dados, teremos também problemas na análise. Profissionais do mercado devem buscar ferramentas cada vez mais refinadas para conseguir superar desafios e enxergar novas possibilidades através dos dados.
16. Áudio
2022 viu um aumento considerável no interesse da audiência em anúncios em espaços de áudio como o Spotify for Ads.
O crescimento dos podcasts impulsiona essa tendência e reformula o espaço digital, garantindo às marcas novos locais para exporem seus negócios e produtos.
Mas os podcasts não são o único local para investir em anúncios em áudio. O aumento dos jogos online e a transmissão por algumas plataformas vem dando aos profissionais de marketing outro espaço para interagir com o público.
Dados da AudioMob e YouGov mostram que 75% dos jogadores em mobile preferem anúncios em áudio aos em vídeo. Essa interação mais fluida e menos disruptiva agrada mais aos usuários e deixa sua marca numa posição mais amigável.
Esteja em dia com tendências de marketing digital para 2023
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