Está chegando o fim do ano e com ele as empresas começam a preparar campanhas de Natal. Separamos 10 ações de marketing digital para ajudar você a vender mais. Confira.
Aumento das vendas no Natal
O Finances Online apresentou um relatório sobre as vendas no Natal entre os anos de 2020 e 2022. Os dados estão disponíveis online para quem quiser ler. Mas aqui vai um resumo dos principais pontos.
Categorias com maior número de consumidores no Natal
Sem grandes surpresas, o setor de roupas e acessórios lidera entre os mais movimentados com 73% dos consumidores optando por marcas desse setor. Em seguida, temos o setor de comida & bebida e bem-estar & saúde com 70%.
Na sequência, brinquedos e hobbies com 64% de participação em vendas por número de consumidores, eletrônicos e acessórios com 47%, e casa e cozinha com 36%.
Com isso, podemos estipular que os produtos de valor médio são preferência dos consumidores nessa época do ano.
Itens mais buscados pelos compradores no Natal
O relatório da Finances Online, que nesse ponto compila uma pesquisa da Deloitte, mostra que os itens que os consumidores mais planejam comprar nessa época do ano são:
- Comida ou bebida – 42%
- Roupas – 39%
- Sapatos – 28%
- Livros – 22%
Isso corrobora a primeira parte do relatório sobre as categorias e setores com maior movimentação e vendas nessa época do ano.
Comportamento dos consumidores durante o Natal
Um dos aspectos mais importantes para os profissionais de marketing e empresas interessadas em melhorar suas campanhas de Natal é justamente o comportamento de consumo nessa época do ano. O relatório da Finances Online compila algumas pesquisas e traz que os consumidores:
- Preferem frete grátis a entrega rápida – 85%
- Prestam mais atenção aos e-mails das empresas – 68%
- Planejam comprar mais de lojas online – 67%
- Realizam pesquisas online, mas compram em lojas físicas – 66%
- Compram na semana antes do Natal – 62%
- Começam suas compras antes do Natal – 60%
- Não querem pagar pelo frete – 47%
- Dependem das redes sociais para tomar decisões – 23%
Estatísticas de vendas de varejo no Natal
Compilamos aqui outros dados interessantes do relatório da Finances Online sobre vendas de varejo no Natal para ajudar a mapear melhor o cenário geral de hábitos dos consumidores nessa época do ano. Confira alguns destaques:
- As vendas totais no Natal em 2020 chegaram a 789,4 bilhões de dólares apesar da pandemia, mantendo a crescente dos últimos anos e superando as estimativas iniciais que falavam em 766 bilhões (National Retail Federation, 2020)
- Compras online e em locais sem loja corresponderam a 209 bilhões de dólares dessas compras (National REtail Federation, 2020)
- As casas nos EUA gastaram em média 1387 dólares em Natais passados (Deloitte, 2020)
- Em 2020, vendas no Natal cresceram 8,3% comparadas a 2019 (CNBC, 2021)
- Compras de Natal podem corresponder a até 30% de todas as vendas do ano de um varejo (MuchNeeded, 2021)
- Consumidores dos EUA gastaram 201,32 bilhões de dólares online durante a época de Natal (Digital Commerce 360, 2021)
- Especialistas previam em 2020 que, em 2021, as compras online corresponderiam a 16,3% do total de vendas do varejo. Para 2023, é esperado 18,3% e 19,9% em 2025 (GlobeSt, 2020)
Pelos dados, podemos perceber que:
- Há uma tendência de crescimento contínua em gastos nessa época do ano
- A pandemia não impactou nas vendas de varejo mesmo durante o seu auge (2020)
- A digitalização das compras segue sendo uma tendência, mas ainda não é a principal forma de aquisição
Perfil de consumidores no Natal
O compilado da Finances Online também trouxe algumas informações interessantes sobre o perfil de consumidores ao redor do mundo:
- Homens compram tanto quanto mulheres, mas costumam gastar mais, com uma média de 725 dólares para homens e 609 dólares para mulheres nos EUA e mais de 410 euros para homens e 373 dólares para mulheres no Reino Unido (MuchNeeded, 2021)
- A geração X corresponde ao maior gasto per capita, com uma média de 782 dólares nos EUA e 425 euros no Reino Unido (MuchNeeded, 2021)
- A geração X também tem uma maior tendência a comprar roupas ou acessórios (68%) e itens de entretenimento (44%). Também possuem maior chances de comprar em grandes lojas (51%) e locais puramente online (77%). (NPD, 2019)
- Millennials possuem o segundo maior gasto durante o Natal: 609 dólares nos EUA e 416 euros no Reino Unido (MuchNeeded, 2021)
- Millennials possuem a maior probabilidade de realizar mais de metade de suas compras online. 81% dos adultos dos EUA entre 26 a 30 anos afirmaram pender mais a essa modalidade, bem como 82% dos adultos dos EUA entre 31 a 38 anos (eMarketer, 2020)
- 24% dos millennials nos EUA e no Reino Unido esperam entrega em 24 horas ou menos, o grupo que mais mostrou essa exigência de todos os demográficos analisados (PFS, 2020)
- Os baby boomers possuem a maior predisposição a comprar em lojas de departamento (24%) e franquias nacionais (27%). (NPD, 2020)
- 48% dos consumidores com gasto médio de 1652 dólares ou mais estão acima dos 55 anos (Deloitte, 2020)
- Usuários do Bing superaram as pesquisas de internet em 34% (WordStream, 2019)
Ou seja, até aqui nada de muito novo: os jovens mostram maior flexibilidade para compras online e em redes menores, enquanto os consumidores mais velhos, normalmente por conta de maior poder aquisitivo e maiores núcleos familiares, são os que mais gastam nessa época do ano.
Por que investir em campanhas de Natal?
Campanhas de Natal podem alavancar os resultados de qualquer empresa no final de ano e ajudar a tirar o caixa do vermelho. Os consumidores brasileiros aproveitam benefícios como o 13º salário para investir em produtos de maior valor aquisitivo (eletrodomésticos, imóveis, automóveis etc.) enquanto também compram presentes para familiares e amigos.
Fomentar a relação com os consumidores também pode garantir compras de maior valor, e os disparos de e-mail, como as pesquisas mostraram, são uma forma de dar aquele “empurrãozinho” final para fazer com que os clientes escolham você no lugar da concorrência.
10 ações de marketing no Natal
Depois de tanto número assim, é hora de pensar nas campanhas de Natal para aumentar suas vendas e garantir consumidores mais satisfeitos. Separamos 10 estratégias que você pode usar para garantir mais oportunidades e fechar o ano com chave de ouro. Confira.
#1 Campanhas por e-mail
O primeiro passo é criar campanhas de Natal com disparos recorrentes por e-mail. Muitas pessoas irão deixar para comprar nas últimas semanas antes do feriado, mas isso não significa que você precisa deixar sua comunicação para última hora também.
Estabeleça de 3 a 4 disparos para garantir que sua empresa não será esquecida no meio de promoções e ofertas vindos de todos os lados. Aqui vai uma sugestão de disparos.
- E-mail 20 dias antes do feriado. “O Natal está chegando. Já comprou os seus presentes?”
- E-mail 15 dias antes. “Condições especiais para nossos clientes. Acesse o link e veja o que preparamos para você”
- E-mail 7 dias antes. “Falta pouco para o Natal, já fez suas compras?”
- E-mail 2 dias antes. “Esqueceu seus presentes? Não se preocupe, nós te ajudamos nessa”
É possível variar e mudar a quantidade de disparos, temas etc. Mas é importante lembrar dois aspectos. Primeiro, excesso de e-mails pode ser lido como spam.
Além disso, o importante na comunicação é entrar no clima dessa época do ano e oferecer uma oferta através de uma comunicação mais amigável – seus clientes não podem ter a impressão de que você está apenas tentando empurrar seus produtos sobre eles.
#2 Promoções com kits
A ideia é a de oferecer dois produtos juntos por um valor promocional. Isso pode funcionar de diversas maneiras, mas o mais interessante é contextualizar a oferta para fazer sentido para os consumidores.
Por exemplo, se a sua loja trabalha com produtos de banho & beleza, uma forma interessante de criar essas promoções é oferecer um kit para pais e mães com o copywriting de “Presenteie quem mais te deu amor”.
Em alguns segmentos, isso não irá funcionar tão bem, mas ainda é possível oferecer combos e ofertas por tempo limitado aproveitando o período para usar o gatilho de urgência.
#3 Foque no emocional
O Natal é uma época de muitas reuniões familiares e reencontros. As pessoas estão mais suscetíveis a mensagens de teor emocional, menos racionais. No varejo, isso funciona muito bem para despertar empatia nos consumidores.
As pessoas se identificam com histórias, por isso, crie uma narrativa humanizada e coesa com a sua marca para atrair mais consumidores.
Temas de união, família, amor e compaixão podem fazer muito sentido para empresas no setor de alimentos & bebidas, lazer, roupas, cosméticos, mas fazem menos sentido para negócios que não trabalham com o consumidor final ou têm atuação muito específica (dedetização de casas, por exemplo).
#4 Setor de comida & bebida: Ofertas sazonais
Caso esteja pensando no marketing para restaurantes, uma boa ideia é trabalhar com um menu temporário específico para a data. A tradição é que as pessoas comam em casa nesse dia, realizando a ceia na noite de 24 de dezembro, mas pode ser que algumas famílias prefiram comer fora ou busquem algo diferente no dia 25.
Avalie o seu movimento nessa época do ano através de dados e veja se há a possibilidade de aumentar o número de clientes com um menu especial de Natal e ofertas temáticas com a data.
#5 Use contagem regressiva para maior urgência
As pessoas possuem uma enorme tendência a procrastinar. Ao usar uma contagem regressiva, você aplica o gatilho mental de urgência à decisão delas.
Outra forma de garantir que os consumidores ajam rapidamente é com contadores de estoque, mostrando que as peças estão acabando e os clientes podem ficar sem o que querem.
Escassez e urgência são duas armas poderosas para os varejos.
#6 Verifique a disponibilidade de frete grátis
As pesquisas que destacamos acima mostram: as pessoas se preocupam mais com frete grátis que com entregas rápidas. Se possível, trabalhe uma estratégia que permita frete grátis, nem que seja acima de um determinado valor de compra.
Isso irá aumentar o ticket médio dos clientes e reter muito mais indecisos.
#7 Comece sua promoção na Black Friday
Se você está lendo isso no começo de Dezembro, essa dica já perdeu a validade para este ano, mas serve como aprendizado. Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para comprar presentes de Natal, usando das enormes ofertas para fazer aquisições maiores.
O mesmo vale para a Cyber Monday, que normalmente ocorre na sequência. Use ambas as datas como divulgação e aquecimento para o Natal. Crie, se possível, uma campanha com maior tempo de duração, do final de Novembro ao começo de Dezembro, para aquecer as coisas para o fim do ano.
#8 Tenha um site ou landing page temática
Se a sua ideia é criar uma campanha de Natal, a identidade visual da sua marca precisa acompanhar a data. Muitas vezes, otimizar um site inteiro para o Natal pode estar fora do orçamento de uma empresa, mas landing pages são fáceis de construir e editar.
Isso faz delas a alternativa ideal para suas campanhas sazonais. Além disso, ajudam a quantificar e metrificar melhor todos os usuários, leads e interessados que passaram por seus anúncios e links pela internet.
Lembre-se: as LPs têm como objetivo uma ação específica. Por isso, não podem exibir produtos muito diferentes entre si. Trabalhe com uma LP para cada alternativa em sua loja (roupas masculinas, roupas femininas, roupas infantis, por exemplo).
#9 Crie recompensas por fidelidade
Um dos princípios do marketing de comunidade é fomentar fãs de marca realmente engajados com a empresa e seus produtos. Uma forma de criar consumidores fiéis é oferecer prêmios e brindes pelo consumo contínuo.
Isso pode ser na forma de descontos cumulativos, brindes físicos após determinado valor de compra, links de promoção para serem compartilhados etc.
O importante é que sejam “palpáveis” e não pareçam apenas uma estratégia de marca sem relação com os clientes (um disparo de e-mail automatizado desejando Feliz Natal e convidando para comprar mais seria um exemplo do que não fazer).
Se você quer que as pessoas continuem comprando com você, precisa trabalhar a relação de uma forma substancial, e isso às vezes significa oferecer descontos ou frete grátis.
#10 Marketing multicanal para o Natal
Nossa última dica envolve justamente o alinhamento da comunicação e identidade visual da sua marca em todos os canais de marketing digital usados para oferecer aos consumidores uma experiência mais coesa e sem ruídos.
Isso significa ter nas redes sociais, no site, nas landing pages, páginas de produtos, e-mails e anúncios uma unidade que reforce sua presença online e destaque sua mensagem.
Campanhas de Natal online precisam de bastante estudo
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