Vai realizar o disparo de e-mail marketing da conta da sua empresa, mas não tem certeza se está fazendo tudo certo? Preparamos este guia com uma lista completa de pontos de vistoria, um passo a passo para a produção do seu e-mail marketing e muito mais. Confira!
Importância do e-mail marketing na estratégia de Inbound
O Marketing Digital e o Inbound Marketing possuem diversos canais valiosos, mas o cerne das estratégias de relacionamento e conversão com leads está, na maioria das vezes, no disparo de e-mail marketing.
Isso porque, em 2024, estima-se que 4,48 bilhões de pessoas no mundo usarão e-mail. E algumas previsões apontam que esse número poderá alcançar cerca de 4,72 bilhões até 2025. Nenhuma outra plataforma chega perto desse potencial de alcance.
Além disso, os demográficos incluem diferentes grupos etários, com maior destaque para os millennials. Um estudo da Adobe de 2018 mostrou que aqueles nascidos entre 1981 e 1996 gastam, em média, 6,4 horas por dia no e-mail, com 41% verificando o e-mail de trabalho na cama, seja antes ou depois de trabalhar.
Os trabalhadores acima dessa idade, no geral, gastam 5 horas por dia verificando a caixa de entrada.
Mas é importante ressaltar que o e-mail não é um canal de marketing apenas para as gerações já mais velhas. Grande parte dos negócios no mundo ainda são gerenciados 100% através das caixas de entrada, e os padrões de uso refletem isso.
Para empresas que trabalham com modelo B2B (Business to Business), os e-mails são uma das melhores formas de contato e abordagem comercial. Tanto que 87% dos profissionais nessa área usam os disparos de e-mail marketing.
Como fazer o disparo de e-mail marketing?
Preparamos uma lógica de disparo de e-mail marketing em 8 passos começando do zero. Confira:
1. Objetivo do e-mail
Antes de criar e disparar qualquer mensagem é necessário entender qual o objetivo desse contato. Muitas empresas pecam no disparo de e-mails porque acreditam que quantidade supera qualidade, mas um volume muito alto de mensagens pode acabar na verdade desqualificando a base.
Por isso, cada e-mail deve ser um contato estratégico sobre um ponto importante: conteúdo valioso, oferta, serviço, atualização sobre empresa etc.
Caso esteja criando um disparo de newsletter, é interessante estabelecer uma regularidade quinzenal ou mensal. Disparos semanais funcionam para grandes bases dependentes de qualificação, mas após algum tempo podem saturar.
Ao notar uma queda brusca na abertura dos e-mails, reveja sua frequência de disparo. Contudo, no primeiro passo, o importante é deixar bem claro no nome do e-mail dentro da plataforma qual o seu objetivo.
2. Design
O design de um e-mail importa muito e impacta diretamente nas taxas de conversão e CTR (Click Through Rate – quando a pessoa abre o conteúdo e vai para outra página).
Em resumo: as cores, fontes e a organização da mensagem devem refletir a sua organização e mostrar de maneira clara o valor principal do e-mail.
Em apenas uma olhada, os leads precisam saber o que estão lendo, quem enviou e onde devem clicar.
A padronização de modelos de disparo é fundamental para economizar tempo na sua rotina de trabalho e oferecer maior constância na percepção de marca.
– Saiba mais em: Design de e-mail marketing: e-mails perfeitos geram mais conversões
3. Conteúdo
O copywriting do seu e-mail é fundamental para qualquer estratégia pré-estabelecida. Seja para o download de um material rico, o pedido de contato para orçamento, redirecionamento para página de algum produto em promoção ou exibição de vídeo institucional, as pessoas precisam interpretar sua mensagem sem ficarem com dúvidas.
Uma técnica simples de copywriting é começar com um e-mail de 4 parágrafos com a seguinte estrutura:
- Apresente-se e contextualize o tema;
- Mostre um dado ou fato relacionado ao conteúdo;
- Informe porque aquilo é importante e como você trouxe algo para ajudar;
- Despeça-se e use algum gatilho mental para reforçar a chamada para ação.
4. Assunto do e-mail
Não importa o quão incrível seja seu conteúdo, se os leads não abrirem a mensagem, seu esforço será em vão. Por isso, tão importante quanto o que vai no interior do e-mail é o assunto dele também.
Em resumo, é necessário contextualizar o que trouxe, gerar curiosidade e prometer algo sem sensacionalismo. Difícil, certo? Mas a diferença entre taxas de abertura medianas e e-mails campeões está justamente nisso. Na dúvida, faça testes A/B.
5. Segmentação
A segmentação impacta a abertura, bounces, saídas da base e outras métricas mais, mas a verdadeira melhoria está no CTR. O Click-Through rate de campanhas segmentadas é 100,95% melhor (em média) que as não segmentadas.
A segmentação dos seus leads deve ser parte de suas estratégias de qualificação de contatos para avançá-los no seu funil de vendas. Ferramentas como lead tracking e lead scoring podem ajudar muito nesse aspecto.
– Leia também: Gestão de leads: entenda o que é, para que serve e como fazer
6. Teste
Antes de enviar o e-mail para a sua base de leads segmentada, envie um teste para um e-mail seu ou de responsável para fazer uma revisão e verificar como a mensagem aparece na caixa de mensagens.
Isso ajuda a verificar se houve algum problema de diagramação, link quebrado ou se alguma parte da mensagem não foi salva e o texto está incompleto.
7. Envio
No geral, a maioria dos disparos de e-mail marketing são agendados para um determinado dia e hora. Isso porque o comportamento dos usuários na internet não é homogêneo. Descobrir a melhor hora e dia pode ser um desafio, por isso, algumas tentativas serão necessárias antes de encontrar o momento para as melhores taxas de abertura e interação.
Não há um melhor dia ou horário geral como métrica geral no mercado, mas envios fora do horário comercial e em finais de semana geram aberturas um pouco menores.
8. Métricas
A revisão das métricas após alguns dias do disparo ajudam a entender a qualidade da sua base de leads e dos seus disparos de e-mail marketing. Para você entender melhor quais são as médias do mercado, separamos alguns dados para você compilados através de relatório do Kinsta.
- A taxa média de abertura de e-mails fica por volta de 20,56%;
- O segmento com melhor taxa de abertura registrado foi mídia e entretenimento com 28,72%;
- A menor taxa de abertura média foi de 12,6% no varejo;
- O melhor CTR ficou com mídia e entretenimento, com 4,62%;
- O menor CTR ficou com varejo, com 1,1% dos usuários que abriram os e-mails clicando no link e indo para outra página.
A revisão contínua de métricas e o acompanhamento das taxas de abertura, conversão e bounces podem ensinar muito à sua empresa sobre as melhores estratégias de comunicação.
Quais ferramentas usar para disparo de e-mail marketing?
Existem no mercado, atualmente, centenas de plataformas que fazem a automação de disparo de e-mail marketing para as empresas. Contudo, separamos aqui apenas 3 das mais comuns no Brasil e explicamos suas vantagens.
1. RD Station Marketing
O RD Station Marketing da RD Station é a principal plataforma de marketing no Brasil por algumas razões. Primeiro, foi criado no Brasil pela Resultados Digitais, agora faz parte da TOTVS, o que facilitou o desenvolvimento de uma ferramenta pensada para o cenário nacional.
Em segundo lugar, as integrações incluíam, desde o começo, WhatsApp, formas de pagamento locais e um atendimento personalizado com a equipe de sucesso do cliente.
A ferramenta de disparo do RD Station Marketing possibilita 3 tipos de e-mails distintos: E-mail Marketing, Teste A/B e Modelo/Fluxo de Automação.
Cada um deles atende a um objetivo específico, e a ferramenta ainda possibilita a criação de fluxos de automação altamente personalizados.
2. HubSpot Marketing
A HubSpot enquanto empresa foi a responsável pela divulgação do conceito de Inbound Marketing e pelos fundamentos da área.
O HubSpot Marketing tem muitas similaridades em relação ao RD Station Marketing, mas possui um painel próprio com diferentes funcionalidades, como uma análise geral dos e-mails e métodos próprios para realização de testes A/B.
O HubSpot Marketing é uma ferramenta muito robusta e completa para marketing digital, contando com integrações para diferentes plataformas e serviços. Contudo, seus valores podem ser um pouco mais altos que a concorrência, o que o torna melhor para empresas com alto volume de leads e maior lucratividade.
– Leia também: HubSpot ou RD Station: qual ferramenta devo escolher?
3. Active Campaign
O Active Campaign tem menor expressão no mercado quando comparado às duas ferramentas acima, mas também é uma excelente opção para quem busca disparos de e-mails, criação de fluxos de automação e criação de landing pages.
A ferramenta tem menos funcionalidades, mas concentra seu valor justamente na entrega de e-mails e construção de fluxos de automação.
– Leia também: ActiveCampaign ou RD Station: qual ferramenta de automação/CRM escolher?
Checklist de itens para verificar antes do disparo
Está na dúvida sobre o disparo de e-mail marketing na sua empresa? Esse checklist abaixo te mostra exatamente o que observar em cada ponto – pode parecer muita coisa à princípio, mas com o tempo essa revisão se torna natural.
1. Design
Nesse primeiro ponto, é importante observar:
- Cores de acordo com a ID visual;
- Número de fontes reduzidas a no máximo 2, uma para títulos e outra para o corpo do e-mail;
- Alt text em imagens;
- Legibilidade em telas.
2. Responsividade
Dentro da responsividade, recomendamos conferir se o e-mail fica legível e funcional para todas as telas. Muitas vezes, ao montar o conteúdo em um computador, esquecemos que hoje grande parte da população lê as mensagens diretamente nos smartphones.
Por isso, é necessário saber se seu e-mail está agradável em todos os dispositivos.
3. Carregamento de imagens
Envie um e-mail de teste para saber se as imagens carregam da maneira correta e não estão saindo quebradas.
Caso você faça o upload dentro da plataforma de marketing para usar foto ou ilustração dificilmente enfrentará problema, a menos que o arquivo seja muito pesado.
Contudo, para quem usa apenas o link da imagem para carregamento, pode ser que surjam problemas caso o link deixe de ser usado e a imagem seja excluída.
4. Personalização
Ao usar campos personalizados para falar com seus leads, como Nome, Telefone, E-Mail, Empresa ou Cargo, é necessário enviar um e-mail de teste com um exemplo real para ver se a mensagem aparece da maneira certa.
Pode ser que, através de um preenchimento incorreto, a pessoa receba um e-mail mal diagramado ou uma mensagem que passa claramente a ideia de automação.
Algumas regras de português também te ajudam a evitar problemas, em especial ao falar para um público amplo de homens e mulheres.
Ao optar por usar o primeiro nome da pessoa, é necessário escrever uma mensagem que seja neutra para não entregar a automação. Por exemplo, “um empresário como você, Amanda” não concorda em gênero com o lead. Para resolver isso, pense em alternativas como “empreendedores no Brasil como você, Amanda”.
5. Copy
Junto da personalização está a revisão de copywriting como um todo antes do seu disparo de e-mail marketing.
Revise seu argumento e veja se a mensagem não está muito longa. Reduza o tamanho das frases e quebre os parágrafos em grupos de até 4 linhas para facilitar a legibilidade. Todos esses detalhes contam muito na experiência de leitura de e-mail.
6. Assunto
Revise o assunto antes do disparo e no seu teste para verificar se toda a mensagem aparece na caixa de entrada, tanto no desktop quanto no celular. Também evite o uso de palavras como “grátis”, “gratuito”, “oferta” e outras mais que podem ser lidas pelo provedor de e-mail como spam.
7. Resumo
O resumo do e-mail é aquele pequeno texto que fica depois do assunto. Ele oferece uma prévia do tema e não deve ser o começo do seu copy interno. Isso porque essa primeira frase dentro do e-mail normalmente não diz a que veio.
Para pensar em um bom resumo, tente seguir a seguinte ideia: dentro do que você disse no seu assunto, como pode aumentar ainda mais o interesse do lead? Faça uma promessa sobre o que está dentro da mensagem para gerar expectativa e conseguir cumpri-la.
Lembre-se: chamadas sensacionalistas só vão funcionar uma vez, porque sua marca perderá credibilidade na sequência.
8. Segmentação
Revise sua segmentação e veja se está incluindo todos os leads valiosos para sua campanha, bem como excluindo aqueles que não têm relação com o disparo. Em alguns e-mails, irá falar com sua base de contatos engajados e clientes, em outras, tentará retomar a comunicação com leads desinteressados.
Para não misturar as informações, nomeie bem suas segmentações, tags e marcadores de leads.
9. Remetente
Dificilmente as pessoas abrem mensagens de desconhecidos hoje em dia. Somos bombardeados por spams e tentativas de golpe. Por isso, ter um bom remetente gera mais credibilidade para os disparos de e-mail marketing da sua empresa.
Ao invés de dar um nome geral como “Equipe [SUA EMPRESA]” e usar um domínio de e-mail também vago como “contato@suaempresa.com.br”, opte por algo mais personalizado, como o nome de um dos gerentes, fundadores ou sócios.
Quando seus leads associam sua marca a uma pessoa, acabam adotando um tom mais familiar na comunicação e estabelecem melhor relação com sua empresa.
– Leia também: Como criar uma assinatura de e-mail eficaz para campanhas de e-mail marketing?
10. Nome da campanha
Deixe claro dentro da ferramenta para quem aquele e-mail está sendo disparado. O nome da campanha é a maneira como poderá acessá-la dentro da ferramenta de e-mail marketing utilizada, tanto para fazer revisões e alterações quanto para voltar no relatório depois do disparo e conferir as métricas.
Por exemplo, uma newsletter para leads inscritos nessa segmentação pode ser o nome “Newsletter – Mensal – Junho/23 – Apenas Engajados”, enquanto um disparo sobre promoções para leads mais qualificados seria “Newsletter – Oferta – MQLs”.
11. CTAs
Os CTAs são as Chamadas Para Ação dentro do seu e-mail. Idealmente, cada mensagem terá apenas um CTA trabalhado ao longo de toda a comunicação. Contudo, newsletters mais longas podem possuir mais de uma chamada.
O importante é revisar seu e-mail e verificar se está claro o que a pessoa deve fazer na sequência. Peça para uma pessoa do seu time ler e pergunte se ela entendeu qual o próximo passo. No caso de qualquer dúvida, reescreva o CTA.
Muitos CTAs estão ligados a botões com links que redirecionam para outras páginas. Teste chamadas diferentes e formatos variados para ver quais geram os melhores CTRs.
12. Links do e-mail
Um erro comum no disparo de e-mail marketing é o uso de links quebrados ou o esquecimento dos mesmos dentro de botões. Para saber se os links estão levando para as páginas certas e se não geram erro, envie o e-mail de teste e clique em todos os links da mensagem.
Verifique se as imagens do e-mail também possuem links e, em caso de resposta positiva, para onde estão redirecionando também.
– Leia também: 7 estratégias de fluxo de e-mail marketing que testamos e deram certo
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