Neste artigo, explicamos o que é UGC (User-Generated Content ou Conteúdo Gerado pelo Usuário) e como ele pode ser usado pelas empresas para gerar identificação entre leads e potenciais clientes para vender mais. Confira!
O que é User-Generated Content (UGC)?
Esse é um termo que tem crescido em uso e popularidade, mas o que User-Generated Content (UGC) significa na prática? Bem, esse é um tipo de conteúdo orgânico feito por artistas e criadores para então ser compartilhado por marcas para promoção de produtos e serviços.
Por ser feito por “pessoas comuns”, oferece um ar autêntico. As marcas amam essa abordagem, e está crescendo em popularidade, substituindo pouco a pouco os materiais polidos e roteirizados.
A Stackla, plataforma de conteúdo social de marketing, fez uma pesquisa onde apenas 19% dos consumidores achavam o conteúdo criado por marcas autêntico, enquanto apenas 10% achavam o conteúdo de influenciadores convincente.
Em contraste, 80% disseram que UGC impacta diretamente em seus desejos de compra. O UGC pode incluir depoimentos, demonstrações e instruções, como DIY, receitas e guias de como fazer.
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Qual a diferença entre UGC vs. Social Influencing?
Enquanto influencers passam anos crescendo suas audiências, os criadores UGC não precisam. Eles só precisam criar conteúdo autêntico e deixar que as marcas os promovam em seus canais.
Ao contrário de conteúdo patrocinado, o UGC normalmente ocorre nas páginas das marcas ou é usado em anúncios nos canais de mídia disponíveis. Conteúdo promovido é promovido pelos influencers em seus próprios canais.
De onde vem o conteúdo do UGC?
Existem algumas origens para o conteúdo gerado pelo usuário que é aplicado pelas marcas.
1. Consumidores
Os vídeos de unboxing no TikTok ou as publicações cheias de elogios no Instagram são dois bons exemplos de como os consumidores podem se engajar com UGC. Seus consumidores são aqueles mais propensos a gerar conteúdo para sua marca. Seja a pedido seu ou seja porque realmente se importam com sua empresa.
2. Fiéis à marca
Fãs, advogados ou fiéis. Não importa como você queira rotular seus consumidores mais dedicados, eles são o grupo de pessoas mais entusiasmado com seu negócio.
Como os fiéis são tão apaixonados pela sua empresa, seja pelo propósito, seja pelo produto/serviço, compõem a audiência mais madura para pedir por conteúdos e gerar parcerias nesse sentido.
Parceiros comerciais, fornecedores ou clientes antigos também geram bons UGCs no caso de empresas B2B. Não é necessário pedir vídeos o tempo todo, bons depoimentos e publicações nas próprias redes sociais são suficientes.
3. Funcionários
Employee-Generated Content (EGC), ou conteúdo gerado por funcionários, mostra o valor e a história por trás de sua marca. Por exemplo, imagens dos colaboradores trabalhando, recebendo pedidos, ou apenas declarações de apoio à sua companhia.
Esse “por trás das câmeras” das empresas ajuda a estabelecer a identidade de marca em diferentes mídias sociais e mostra autenticidade.
4. Criadores UGC
Os criadores UGC são pessoas especializadas em conteúdo pago que parece autêntico, mas é feito para mostrar destaques específicos do produto ou serviço. Criadores UGC não fazem conteúdo orgânico para as marcas, mas são pagos para fazer conteúdo que emula essa experiência de engajamento.
Por que User-Generated Content é importante?
O UGC pode ser usado em todos os estágios do funil de compras para influenciar no engajamento e aumentar as conversões. O conteúdo voltado para o consumidor pode ser usado nas redes sociais e outros canais, como e-mails, landing pages e páginas de confirmação de compra.
Abaixo, mais razões que tornam o UGC tão importante.
1. A autenticidade em outro patamar
Hoje, as marcas precisam lutar para serem vistas no ambiente online, e a competição por atenção é acirrada. Como resultado, os consumidores ficaram mais exigentes sobre as marcas com quem interagem e compram, em especial a Geração Z.
E não são apenas os consumidores que estão apaixonados por conteúdo autêntico. 60% dos profissionais de marketing concordam que autenticidade e qualidade são igualmente importantes para o sucesso de qualquer campanha.
Sempre que possível, evite os criadores UGC, foque nos consumidores, fãs de marca e colaboradores. Quanto mais orgânico, melhor. Uma forma de estimular esse tipo de engajamento é oferecer descontos ou bônus aos consumidores engajados.
Afinal, as pessoas confiam em outras pessoas. O UGC é o boca-a-boca moderno. Além disso, os clientes são 2,4x mais propensos a ver conteúdo feito por usuários como autêntico em comparação ao material produzido pelas marcas.
2. Lealdade de marca e crescimento da comunidade
O UGC dá aos consumidores a oportunidade única de participar no crescimento da marca ao invés de serem espectadores. Isso influencia enormemente a lealdade de marca e a afinidade porque as pessoas se sentem bem ao participar de um projeto, e o UGC as ajuda a colaborar com o seu marketing de comunidade.
Esse tipo de conteúdo também abre conversas entre marcas e consumidores, um nível de interação e engajamento que é valiosíssimo para as empresas atuando no digital. Para quem ainda não realizou uma aquisição, essas interações visíveis no ambiente digital geram mais credibilidade e mostram o valor do seu atendimento humanizado.
3. Aumento de conversões e influência nas compras
O User-Generated Content é muito influente nos estágios finais da jornada de compras. Quando você quiser converter seus leads e influenciá-los em uma decisão, essa é uma das maneiras mais eficientes, seja para B2B, B2C, SaaS, concessionárias ou outro mais.
O UGC funciona como uma prova social autêntica de que seu produto é valioso. Um vídeo de cliente satisfeito após aquisição, ou meses depois de contratar seu serviço, impactam quem quer comprar, mas ainda não tomou essa decisão.
4. Adaptação e flexibilidade
O UGC pode ser usado em estratégias fora das redes sociais, como uma abordagem omnicanal em diferentes plataformas.
Por exemplo, se você possui um e-commerce, pode adicionar um feed personalizado com imagens de clientes usando as suas roupas para mostrar a satisfação e grande adoção da marca.
Caso trabalhe com B2B, uma boa estratégia é deixar, na página de contato, um depoimento de cliente satisfeito mostrando os resultados do seu trabalho.
5. Maior custo-benefício
O custo médio de contratação de um influenciador pode ir até a casa dos milhões de reais. Já o custo de pedir que seus clientes compartilhem uma foto usando seu produto ou serviço? Perto de zero.
O UGC é uma abordagem com melhor custo-benefício para escalar seu negócio e introduzir uma nova estratégia de marketing ao seu time.
Não há necessidade de investir dinheiro na contratação de uma agência especializada em campanhas com modelos profissionais se você optar por algo mais autêntico, sincero e barato.
Algumas pessoas irão participar apenas pelo relacionamento com sua empresa, outras irão pedir algum tipo de benefício (seja divulgação nas redes sociais ou desconto na próxima aquisição).
6. Funcionamento efetivo com Social Commerce
O Social Commerce, em que os consumidores compram diretamente dos canais sociais das empresas, também funciona bem com o UGC.
O principal diferencial do Social Commerce é que ele permite que as audiências convertam nos aplicativos nativos onde navegam (Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest etc.) ao invés de saírem para outra página – ação que reduz a efetividade das campanhas e diminui CTR, CPC, CPA e outras métricas mais.
Digamos que você está passando pelo feed do Instagram quando vê um quadro incrível para decorar sua sala. Caso queira comprá-lo usando o Social Commerce, é só selecionar o produto, clicar no botão de compra e esperar a entrega. Seus dados e método de pagamento (como cartão) já ficam registrados na plataforma.
O UGC junto do social commerce é valioso porque você pode oferecer aos clientes descontos maiores nas próximas compras caso compartilhem a aquisição que acabaram de fazer.
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Tipos de User-Generated Content (UGC)
O UGC não é limitado pelo tamanho das empresas, segmento ou oferta de produtos/serviços. De marcas de luxo a itens domésticos, o UGC pode gerar identificação com todos os tipos de audiências.
Os principais formatos do User-Generated Content estão listados abaixo:
- Imagens: Imagens não pagas de consumidores usando seu produto ou serviço nas redes sociais, blogs e outras plataformas online. Exigem ao menos confirmação por escrito liberando o uso da imagem;
- Vídeos e lives. Vídeos de GoPro, vídeos no YouTube, Stories no Instagram, vídeos no TikTok, lives no Facebook, na Twitch ou em outro lugar, todos esses conteúdos são úteis como UGC para sua empresa. Podem ser avaliações de uso, unboxing, demonstrações etc.
- Conteúdo de redes sociais: Qualquer mensagem em redes sociais sobre sua marca, como um tweet, post no Instagram ou mensagem no Facebook;
- Avaliações de produtos e depoimentos. Avaliações de produto ou serviço no Google, Yelp, TripAdvisor e outros sites mais ajudam a mostrar o valor da sua marca em comentários orgânicos. Atenção às críticas, que devem ser respondidas e solucionadas para não prejudicar sua marca;
- Artigos de blog: Um tutorial ou avaliação em blogs de terceiros feito de maneira orgânica que pode ser republicado pela sua empresa ou divulgado em seus canais de marketing;
- Fórum Q&A: Fórum público para dúvidas onde os consumidores e a marca podem engajar em discussões saudáveis sobre o produto ou serviço. Especialmente útil no marketing de comunidade;
- Estudos de caso: Avaliações detalhadas e gratuitas que explicam os resultados do uso do produto ou serviço na rotina de um consumidor;
- Pesquisas: Avaliações ou descrições coletadas pela empresa da opinião dos clientes sobre uma funcionalidade específica, produto ou serviço.
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Como estimular o UGC na sua empresa?
Aqui na E-Dialog, temos um case muito famoso de UGC: o da Planeta DeAgostini.
A empresa, presente no Brasil há décadas, precisava reinventar sua comunicação online e garantir a interação com os fãs da marca de colecionismo.
Para isso, a equipe da E-Dialog desenvolveu a campanha #soucolecionador, na qual os fãs e consumidores da marca iriam compartilhar suas coleções online e seriam republicados pela Planeta DeAgostini em seu perfil oficial. O resultado? Milhares de menções e um engajamento altíssimo nas publicações.
Mas essa não é a única maneira de gerar UGC para sua empresa, até porque alguns segmentos não podem se aproveitar desse tipo de publicação.
Formas comuns de gerar UGC incluem e-mails de pós-vendas perguntando como foi a experiência e oferecendo um contato com vendedor para eventuais esclarecimentos, oferecimento de descontos no caso de publicações em redes sociais, campanhas de convite de amigos (comuns no growth hacking) e muitas outras mais.
O importante é focar nos aspectos que levam uma pessoa a criar User-Generated Content: fidelização de marca, levar benefícios a outros usuários, compartilhar uma dica valiosa ou receber algum benefício proporcional ao seu nível de engajamento.
Quer usar o UGC na sua empresa e aumentar o engajamento nas redes sociais e as conversões de fundo de funil? Fale com a equipe da E-Dialog. Estamos há mais de dez anos no mercado digital oferecendo soluções para empresas de diferentes tamanhos e segmentos.