Utilizar o SEO (Search Engine Optimization) faz toda a diferença para uma empresa que deseja melhorar sua visibilidade online e atrair mais clientes. Por isso, entender e aplicar as melhores práticas e exemplos de SEO pode ser o detalhe entre o sucesso e o fracasso.
Mas, o que exatamente é SEO e por que ele é tão importante?
Em resumo, o SEO é o conjunto de técnicas que visam otimizar um site para melhorar a sua posição nos resultados orgânicos de pesquisa, que aumenta assim a probabilidade de se encontrar pelos usuários.
Dessa forma, as estratégias envolvem desde a criação de conteúdo relevante até a melhoria da estrutura técnica do site.
Neste artigo, vamos explorar 6 exemplos de SEO bem-sucedidos, que foram implementados pela E-Dialog, e como essas estratégias se adaptam para o seu negócio. Confira!
Tudo o que você precisa saber para entender os exemplos de SEO
Em suma, estratégias e exemplos de SEO são planos detalhados que visam melhorar a posição de um site nos resultados dos motores de busca.
Dessa forma, elas envolvem a escolha e utilização de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade, otimização da experiência do usuário (UX), e obtenção de backlinks de qualidade.
Além de melhorar a visibilidade nos motores de busca, o SEO desempenha um papel importante no Inbound Marketing. Além disso, ao atrair organicamente usuários interessados, as chances de conversão são ampliadas, resultando em um público mais qualificado e engajado.
Nesse contexto, existem dois tipos principais de SEO:
- SEO On Page: Refere-se às otimizações realizadas diretamente no conteúdo e na estrutura da página, como o uso de palavras-chave, meta descrições e URLs amigáveis;
- SEO Off Page: Envolve estratégias externas ao site, como o link building, que consiste em obter links de qualidade apontando para o site, aumentando sua autoridade.
Na prática, melhorar o SEO de um texto seria:
- Otimizar meta descrições e títulos: Criar títulos e descrições atraentes que incluam palavras-chave e incentivem o clique;
- Melhorar a estrutura do texto: Usar subtítulos (H2, H3) e parágrafos curtos para facilitar a leitura e a indexação pelos motores de busca;
- Incluir links internos e externos: Adicionar links para outras páginas do seu site e para fontes confiáveis para enriquecer o conteúdo (SEO Off Page);
- Garantir a qualidade do conteúdo: Produzir um texto claro, informativo e útil para o usuário, com informações precisas e atualizadas;
- Adicionar alt text em imagens: Usar descrições ricas e relevantes nas tags alt das imagens para melhorar a indexação e acessibilidade;
- Otimizar a velocidade da página: Certificar-se de que a página “carrega” rapidamente para melhorar a experiência do usuário e o ranking;
- Incorporar dados estruturados: Utilizar marcação de dados estruturados para ajudar os motores de busca a entender e exibir melhor o conteúdo;
- Fazer uso de palavras de transição: Incluir palavras de transição para melhorar a fluidez do texto e a experiência do leitor.
– Leia também: Busca do Google: entenda o processo por trás de cada pesquisa
Qual a importância do SEO e os resultados esperados?
Além de deixar sua marca mais relevante no Google, o SEO faz parte de uma relevância maior, que seria de construir credibilidade e confiança com o público.
Por exemplo, quando um site aparece no topo das SERPs (páginas de resultados dos motores de busca), percebe-se como mais confiável e relevante pelos usuários.
Um exemplo de SEO seria pesquisar no Google “relatório de redes sociais”, para encontrar um software que conseguisse compilar dados sobre o Instagram e o Facebook, para um negócio.
Dessa forma, os resultados esperados de uma boa estratégia e exemplos de SEO incluem:
- Aumento no tráfego orgânico: Maior número de visitantes sem custos adicionais de marketing;
- Melhoria na experiência do usuário: Sites mais rápidos e fáceis de navegar;
- Maior taxa de conversão: Visitantes mais qualificados que estão prontos para realizar uma ação (como uma compra);
- Melhoria da autoridade do domínio: Aumenta a credibilidade e a confiança do site;
- Redução de custos com publicidade: Menor dependência de anúncios pagos.
– Leia também: SEO E SEM: diferenças, quando e como utilizar cada estratégia
6 exemplos de SEO bem-sucedidos implementados pela E-Dialog
1. Blog compartilhado no Google Discover: Exemplo de SEO Honda Caiuás
O nosso primeiro caso de exemplos de SEO é de um destaque no blog da Honda Caiuás, com uma publicação chegando a quase 240 mil impressões. Vale lembrar que esse ótimo resultado foi fruto de um trabalho de 2 anos com publicações semanais de blog.
Ainda assim, ao longo do projeto fez-se avaliações técnicas do blog pela equipe da E-Dialog (SEO, Conteúdo e Inbound) com foco em identificar pontos de melhoria e pontos positivos da estratégia que são reforçados.
Nesse caso, as otimizações técnicas do site são feitas mensalmente, além de sugestões por parte do analista de SEO que contribuem para o resultado final, como mudança de URL, paginação de blog e ajustes de conteúdo.
Além disso, os temas dos artigos e a linguagem utilizada tem total fit com o público-alvo, o que garante não só os acessos ao site, mas o verdadeiro consumo do conteúdo produzido.
O blog da Honda Caiuás é sempre linkado na newsletter de envio mensal e também aproveitamos o conteúdo desenvolvido para criação de publicações em redes sociais.
Artigo no Google Discover com 235.638 impressões e 11.883 cliques
O Google Discover é uma ferramenta que exibe conteúdos personalizados para os usuários com base em seus interesses e histórico de navegação, sem a necessidade de uma busca ativa, possuindo grande visibilidade.
Nesse sentido, esse exemplo de SEO utiliza inteligência artificial para recomendar artigos, vídeos e outros formatos de conteúdo diretamente no feed de dispositivos móveis e no aplicativo do Google.
Dessa forma, o artigo que apareceu como sugestão no Discover do Google foi o “Consumo Honda City: confira gasto médio de combustível das atuais versões” e, como resultado, tivemos 235.638 impressões e 11.883 cliques.
2. Otimização de blogs antigos: Exemplo de SEO Formularium
Além de postar blogs novos com as estratégias de SEO, também é interessante dar uma “repaginada” nos blogs antigos.
Ou seja, verificar se os links estão atualizados, adicionar novos H2s e H3s, adicionar novas fotos, verificar se a palavra-chave se encontra no título, meta description e entre outras otimizações.
No caso da Formularium, uma Farmácia de Manipulação, nós otimizamos um blog sobre os “Benefícios da linhaça: quais os principais e como consumi-la”. Dessa forma, a otimização foi feita adicionando mais H2s, para explicar melhor o assunto, melhorando a parte técnica como o título SEO, meta description e palavras-chaves, além da inclusão de imagens.
Apesar da otimização simples, foi possível encontrar ótimos resultados, com um total de 65.506 visualizações entre novembro e janeiro. Com um pico de 27.466 em um dia. Consequentemente, atualmente, esse blog é o 3 mais acessado na Formularium, rendendo muitas visitas orgânicas ao site.
3. Recorde de acessos e sucesso em vendas: Exemplo de SEO Delta Fiat
A Delta Fiat, uma concessionária de Juiz de Fora/MG, teve um ótimo crescimento no blog em 2023, por conta de uma estratégia de SEO bem planejada e executada pela E-Dialog.
Além disso, com um aumento de 75% nas visitas ao blog em comparação a 2022, a concessionária conseguiu atrair um público muito mais qualificado e engajado. Porém, esse aumento nas visitas orgânicas não se limitou ao blog. Isso porque o site da Delta Fiat também registrou um crescimento de 23% nas visitas orgânicas durante o mesmo período.
Dessa forma, as estratégias de SEO aplicadas focaram em otimizações técnicas contínuas e na produção de conteúdo relevante e alinhado com as intenções de busca dos usuários. Como resultado, a Delta Fiat não apenas bateu suas metas de participação em vendas todos os meses, mas também alcançou a marca de 45 mil acessos orgânicos em janeiro de 2024, um recorde histórico para a empresa.
– Leia também: SEO Local: o que é e como fazer em 3 passos básicos
Resultados de busca da IA
Um dos maiores destaques foi o conteúdo do blog da Delta Fiat, que se destacou nos resultados de busca da IA do Google, conhecida como Gemini. Dessa forma, esse reconhecimento pelo algoritmo de busca mais avançado do Google demonstra a eficácia das técnicas e exemplos de SEO aplicados, consolidando a autoridade da marca online e impulsionando ainda mais o sucesso de suas estratégias de marketing digital.
4. Crescimento orgânico acelerado: Exemplo de SEO Danlex
A Danlex é uma empresa de terceirização de facilities, terceirização de alimentação, terceirização de logística e terceirização de telecomunicação.
O caso destaque da Danlex foram os retornos gerais da implementação do SEO e do Inbound Marketing, resultando um aumento de 58% nas oportunidades geradas. Nesse sentido, esse crescimento expressivo foi alcançado através de uma abordagem estratégica que amadureceu todas as etapas do funil de vendas, garantindo uma jornada mais fluida e eficiente para os leads.
Parte essencial dessa conquista foi o uso de um checklist SEO desenvolvido pela E-Dialog, que proporcionou um crescimento de 94% no número de usuários provenientes da Busca Orgânica.
Além disso, esse checklist não apenas otimizou o conteúdo, mas também garantiu que cada etapa técnica fosse cuidadosamente monitorada e ajustada, ampliando significativamente a visibilidade e a eficiência do site.
5. Crescimento de 11.000% no blog em 6 meses: Exemplo de SEO Casa Mattos
A Casa Mattos é uma rede de lojas de Casa e Construção, e com as técnicas de SEO no site e no blog. No site, tratou-se a parte técnica e estruturou-se conteúdos para páginas de vendas.
No blog, produzimos artigos para ranqueamento e melhoria de performance de palavras-chave importantes. Nosso trabalho de SEO possui uma parte técnica e outra voltada para o conteúdo alinhado à persona. Nós conseguimos em 6 meses um crescimento de 11.000% no blog em 6 meses.
Além disso, também tivemos um aumento de 224% na quantidade de palavras-chave ranqueando entre 1º-3º lugares da busca do Google, no mesmo período de tempo. E ainda houve a conquista de posição zero, 1º lugar e 2º lugar para 25 novas palavras-chave.
6. Constância de resultados: Exemplo de SEO Mais Controle
Por último, o Mais Controle é um software para gestão de obras, com um alto volume de visualizações em seu site e blog. Em um comparativo das visitas orgânicas dos últimos 3 anos, houve um bom aumento. Dessa forma, os resultados crescem de forma constante, evidenciando a credibilidade do site, um trabalho de anos que gera conversões e visibilidade para o cliente.
Consequentemente, em 2024, as visitas orgânicas cresceram, chegando a 37.963 visitas no mês de abril.
E esse aumento só foi possível por conta do trabalho de análise de estratégias de SEO do time da E-Dialog. Dessa forma, para além de textos bem estruturados, com conteúdos relevantes, aplicaram-se técnicas de SEO para permitir que os blogs ranqueassem melhor.
Além disso, as otimizações dos blogs antigos são frequentes, buscando sempre manter as informações atualizadas e complementadas com as novidades do setor da construção civil.
– Leia também: Ferramentas de SEO: 13 sugestões para analisar e otimizar sites
Conclusão
Em conclusão, vimos que o SEO é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio que deseja se destacar no mercado digital.
Dessa forma, aplicar as estratégias corretas pode transformar a presença online de uma empresa, aumentando o tráfego, as conversões e a autoridade da marca.
Além disso, ao seguir os exemplos de SEO bem-sucedidos da E-Dialog, você poderá inspirar sua própria estratégia digital e alcançar resultados significativos.
Conheça a E-Dialog
A E-Dialog é uma agência de Inbound Marketing que há 14 anos se especializa em soluções de marketing digital.
E como parceiros da RD Station, já recebemos 9 premiações, em diversas categorias, tais como: Melhor em RD Station, Especialistas em Vendas, Espada Ninja na Vitrine e entre as Agências do Ano.
No Google, somos agência certificada, que atinge os critérios de investimento, equipe e qualidade das contas de Google Ads gerenciadas.
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