[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”4.16″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.17.3″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” hover_enabled=”0″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]Um trabalho que nos tomava bastante tempo na agência era gerar relatórios de redes sociais reunindo dados de várias mídias. Levantar dados, analisar métricas e planejar novos passos são algumas das tarefas que fazem parte do ciclo de monitoramento das mídias sociais. O nosso problema era que ficávamos tempo demais coletando o dados e sobrava menos para analisarmos e projetarmos.
No mercado, não encontramos uma ferramenta com preço acessível e partirmos para desenvolver uma própria, o Reportei. Começamos a testar internamente e desde o início de 2015 nossos clientes já recebem o relatório personalizado criado no Reportei.
Com o crescimento da ferramenta, surgiu a oportunidade de comercializar como um novo produto. No artigo, explicamos como o Reportei gera os relatórios e também deixamos um link para que você possa testar para sua empresa.
Relatórios de redes sociais
No Reportei, temos uma visão geral do que está acontecendo em cada mídia numa só tela. É possível adicionar para análise Facebook, Instagram, YouTube e Google Analytics e observar os impactos gerais e mais específicos que cada uma tem gerado. Com essa funcionalidade, você consegue fazer estudos mais completos e levantar hipóteses e possíveis soluções para problemas como a falta de engajamento em publicações ou queda no número de seguidores.
Relatórios para que o leigo entenda
Os números podem até assustar, mas são muito importantes para a análise do trabalho que a uma empresa realiza nas redes sociais. Identificamos que os clientes tinham dificuldade ao ler alguns relatórios mais “complicados” e resolvemos simplificar. A partir de gráficos simples e diretos, o Reportei consegue mostrar o quanto os seus resultados cresceram ou diminuíram no período analisado.
Integração entre mídias sociais
A integração entre redes sociais e o Google Analytics possibilita uma análise mais completa, que mostra desde a chegada do tráfego através do Facebook, por exemplo, até entender quem acessa o site. Com dados do Analytics, é possível saber a idade, sexo e localização, criando um público-alvo mais específico. Isso te ajudará a produzir conteúdos direcionados, segmentando melhor o que vai para as suas páginas. Para os relatórios de redes sociais, esses dados ajudam a criar campanhas e ações mais efetivas.
Análise detalhada do conteúdo
Analisar o conteúdo é uma tarefa importante, mas às vezes trabalhosa no monitoramento de redes sociais. O Reportei facilita esse processo com uma análise de tudo que foi postado, fazendo um levantamento do tipo de publicação que gerou mais resultados no período selecionado, quais as reações que o público teve com esse conteúdo e como se deu a interação do post com os seus seguidores. A partir desse estudo, é possível restabelecer quais as prioridades de conteúdo para a sua marca e de que forma esse conteúdo deve ser trabalhado.
Na E-Dialog ganhamos mensalmente cerca de 30 minutos a mais por cliente que perdíamos para compilar e organizar os dados. Isso nos poupou várias horas, aumentou a produtividade e eficiência da equipe.
O Reportei tem opção de exportar relatórios em PDFs – somente para usuários assinantes do sistema.
CLIQUE E TESTE GRATUITAMENTE O REPORTEI
Gostou da nossa dica para facilitar os relatórios de redes sociais? Leia outros posts do blog:
– Análise de conteúdo das redes sociais: veja como fazer na sua empresa
– Saiba como fazer uma análise de mercado de mídias sociais[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]