Atualmente não é possível nem mais imaginar uma marca de roupas que não se posicione no ambiente online. Afinal, moda e redes sociais tem tudo a ver. Nesse sentido, usar o marketing digital para moda é uma boa estratégia para os lojistas e empresários que querem alcançar mais pessoas e aumentar as vendas. Por meio das estratégias certas é possível criar uma aproximação com o público e fazer o fortalecimento de marca. Acompanhe a leitura, você terá algumas dicas preciosas para começar a implantar hoje mesmo no seu negócio.
#1 Aposte em mídias sociais visuais
As redes sociais tem suas diferenças, seja de público ou de tipo de conteúdo a ser veiculado. Por isso, é muito importante ter atenção na hora de escolher quais fará uso para se posicionar. Além disso, todo o planejamento visual e de conteúdo é feito a partir dessas escolhas. Vale destacar que o segmento de moda é muito voltado para estética, ou seja, seus produtos são muito visuais.
Algumas mídias importantes de inserir a marca são: Instagram, Pinterest e LOOKBOOK. No entanto, nada impede a marca de explorar outras plataformas. Por exemplo, uma empresa relacionada com a confecção de uniformes profissionais corporativos de alto padrão pode aproveitar o espaço do LinkedIn, totalmente voltado para essa parcela de mercado, para também atuar.
#2 Dê dicas de moda e tendências
Além de acompanhar as suas redes sociais para ter informações sobre novas peças, o público deste segmento busca dicas de estilo, combinações e tendências. Por isso, mais do que um catálogo online, explore os recursos das redes sociais para oferecer soluções, dicas e informações para o seu público-alvo. O Instagram Stories é um recurso muito interessantes para isso.
Para colocar em prática essa estratégia é possível fazer parcerias com digital influencers que tenham fit com o que a sua marca se propõe a vender para que eles vistam os looks e deem as dicas. Assim, uma “voz autorizada” nas redes sociais produzirá um conteúdo relevante. E ainda pode atrair seus próprios seguidores para comprar em seu negócio.
#3 Explore os vídeos
O conteúdo audiovisual chama muito a atenção nas redes sociais. Além disso, no marketing digital para moda ser visto é fundamental. Os vídeos são capazes de aumentar em até 30% as vendas. Aposte em pequenos vídeos mostrando as peças, de preferência no corpo de pessoas. Isso ajuda a ver o caimento e comprimento das peças. Bordados e decotes podem ser mostrados com riqueza de detalhes ao lançar mão desse recurso.
#4 Bastidores
Para aproximar sua marca dos clientes explore as potencialidades de produção de conteúdo dos bastidores. Mais do que um peça bonita, mostre seu processo de produção, matéria-prima e todo o trabalho que envolve os seus produtos. Além disso, mostre seus clientes vestido as peças, incentive-os a usar a sua própria hashtag. Assim, quando uma pessoa for procurar pela sua marca irá encontrar pessoas reais falando da sua qualidade, diferenciais, atendimento, etc.
#5 Qualidade das fotos
Como já foi destacado, o universo da moda é ligado a estética, e as suas produções fotográficas não podem fugir nisso. Fazer fotos profissionais para o seu feed é fundamental para criar um fortalecimento de marca, dar um ar profissional, e tornar seu conteúdo esteticamente agradável para os seguidores terem vontade de acompanhar seu perfil e interagir com o conteúdo.
#6 Feed harmônico e estético
Essa dica é bastante voltada para o Instagram. Alinhe as postagens e pense na disposição de fotos e composição de cores para criar um feed organizado. Dessa forma, quando o usuário entrar no seu perfil poderá ter uma experiência como a de um catálogo de moda. Bastidores, fotos de clientes e os outros conteúdos citados como relevantes para serem produzido pelo segmento podem ser explorado em outras redes sociais e também no Instagram Stories. Deixe o seu feed como uma revista, com boas fotos e estética agradável. Veja só os exemplos de duas marcas que tem apostado nisso:
#7 Interaja com os usuários
Interatividade e relacionamento são alguns dos pontos mais importantes do marketing digital para moda e qualquer outra área. É por meio do contato na internet que pessoas se conectam às marcas. Por isso, invista em personalizar e dinamizar o seu atendimento aos clientes nas redes. Responda a todas as perguntas feitas, dê detalhes sobre as peças e acessórios, fale preços e convide as pessoas para irem até a sua loja. Apesar de a conversão acontecer no mundo físico, a forma como elas são tratadas no virtual faz toda a diferença.
Dica bônus
Invista em remarketing e retargeting. Sabe aquelas pessoas que foram atraídas pelos seus anúncios mas não efetivaram a compra? Faça-as se lembrar da sua marca. Pense em estratégias voltadas para atrair especificamente esses consumidores. Como, por exemplo, oferecer descontos exclusivos.
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Escrito por Danilo Terra em 2016 e atualizado por Letícia Fernandes em 2019.