As marcas entram no Facebook com o objetivo de promover seus produtos, se consolidar na internet, mas principalmente, para gerar vendas e retorno financeiro.
Muitas dessas marcar associam o número de cliques com o aumento de suas vendas. No entanto, na IAB MIXX Conference, que aconteceu dia 1º de outubro em Nova York, o chefe de medição do Facebook, Brad Smallwood, mostrou os resultados de estudos recentes que mostram que o alcance e a frequência são mais valiosas que os cliques.
Em sua pesquisa, Smallwood conclui que 99% das vendas vieram de usuários que viram um anúncio, mas não interagiram com ele. Campanhas que otimizaram o alcance, tiveram eficácia de 70 % e a campanhas que otimizaram a frequência foram 40% mais efetivas no ROI (Retorno sobre o investimento).
Os cliques são importantes para campanhas de resposta direta, mas eles são apenas uma parte da publicidade das marcas no Facebook. Não há nenhuma correlação entre a elevação das vendas e a taxa de cliques.
De acordo com Tom Buday, diretor de marketing e comunicação com o consumidor da Nestlé S.A., o sucesso ou a falha não é dependente do canal de publicidade. Tudo se resume a mensagem da marca. Uma vez que os anunciantes têm uma mensagem de qualidade, podem trazê-la para plataformas como o Facebook. Qualidade da mensagem é mais importante do que nunca por causa da tecnologia que está disponível. Não só os consumidores têm mais controle sobre as mensagens que vêem, como também eles podem divulgar se amaram ou odiaram a campanha.
Smallwood disse que o Facebook não tem tido as ferramentas e métricas para anunciantes compreender o seu desempenho na plataforma. Mas que agora, com a parceria da empresa Datalogix, que liga mídia digital e dados de compras offline, o Facebook poderá fornecer um modelo melhor, que não só comprova o ROI, mas também ajuda os anunciantes a melhorar suas campanhas.