A nova moda no mercado financeiro são as redes sociais para investidores. Nelas, usuários trocam informações, compartilham análises do mercado e oferecem noções de educação financeira.
A bolsa de valores pode intimidar quem está ingressando no mundo dos investimentos. Essas redes sociais vieram para dar um suporte e ajudar a popularizar essas aplicações mais arriscadas.
Entre o público, os homens são maioria, com cerca de 90% de participação. A faixa etária com maior número de usuários vai de 25 a 35 anos, e o assunto de maior interesse é o mercado acionário. No entanto, muitas mulheres vêm se interessando pelas redes que começaram a diversificar o assunto e a falar sobre finanças pessoais e investimentos mais conservadores.
Embora as redes sociais para investidores sejam uma ferramenta interessante para popularizar o mercado de capitais, os especialistas alertam para a necessidade de tomar cuidado com as informações disponíveis nos portais.
Principais redes sociais para investidores:
Investmania
O portal traz diariamente análises de ações realizadas por profissionais do mercado certificados pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). O Investmania também promove chats com diretores de relações com investidores de companhias abertas.
Guia Invest
Criado em 2008 como um site de informações sobre a Bolsa, o Guia Invest se destaca por compartilhar, entre outras coisas, diversos rankings envolvendo ações.
Investbook
Outro site popular entre os jovens investidores é o Investbook, lançado em dezembro de 2009 e que tem 2.100 usuários. Segundo Arthur Muller Fiedler, administrador de empresas e responsável pelo portal, os interesses dos integrantes abrangem desde mercado de ações e fundos de investimento até imóveis e obras de arte.