Impulsionar a conversão de um e-commerce é uma estratégia que exige atenção a detalhes, você deve sempre passar credibilidade e segurança ao seu cliente. Dentre os problemas que são encontrados estão o abandono de carrinho, taxa de rejeição alta e cancelamento de pedidos. Listamos algumas dicas rápidas para impulsionar suas conversões:
1. Site responsivo
Certifique-se de que seu site tem adaptação para celulares e tablets. O tráfego mobile vem crescendo rápido e irá ultrapassar o desktop dentro de alguns anos. Uma pesquisa da TNS revelou que 32% dos compradores online do Reino Unido fazem ao menos 1 compra por mês via smartphone. A referência de fora serve como base para entendermos o que vai acontecer no Brasil.
2. Ofereça várias formas de entrega (e prazo)
Estudo publicado pela Econsultancy mostrou que 25% dos compradores abandona o carrinho pois não foi dado um prazo de entrega. 38% desiste por ter que esperar mais de uma semana pelo pedido. Além da entrega via Correios, motoboy ou transportadora, há opções como o “clicar e coletar”: o cliente compra e retira a entrega em algum local. É um grande erro entender a entrega como um detalhe: ela é fundamental e pode ser um diferencial.
3. Preenchimento automático
Pode parecer bobo mas muita gente odeia preencher formulários. E quanto maior for o tempo entre escolher um produto e fazer o pagamento, menor será a taxa de conversão. Existem alguns sistemas que podem ser instalados para ajudar nesse preenchimento como aquele que utiliza o CEP para já colocar o endereço. Existem empresas que oferecem esse serviço, como a Postcode Anyware. Na dúvida, pergunte ao desenvolvedor do sistema. Sempre que pedir algo do seu cliente, ofereça algo em troca; se quiser que ele deixe seu e-mail, não peça para assinar sua newsletter, mas dê um cupom de desconto para sua próxima compra; ofereça também alguma vantagem se ele se cadastrar por completo.
4. Incorpore análises do produto
Colocar análises e avaliações do produto na página é uma estratégia válida. MAS isso só vai funcionar se o site passar a impressão de que o “review” foi feito com sinceridade – isso inclui não ganhar 5 estrelas em tudo e receber comentários reais de consumidores satisfeitos ou não. Segundo a Revoo, plataforma especializada em reviews, páginas com essas análises recebem um aumento de 18% em vendas em comparação às demais.
5. Redução de frete e/ou frete grátis
De acordo com a Econsultancy, 55% dos compradores abandonam o carrinho por altas taxas de frete. Como o frete é um dos custos mais pesados no Brasil, é preciso analisar com cuidado maneiras de reduzi-lo como o E-Sedex (que oferece taxas reduzidas para e-commerce) ou, então, zerar o frete (em promoções ou permanentemente).
Algumas plataformas de e-commerce já possuem muitas dessas funcionalidades.
Você também deve disponibilizar outros canais de contato direto com o cliente, elaborar bons emails marketing e usar plataformas para dispará-lo. Usar as cores certas e facilitar as buscas na hora da escolha do produto também são boas estratégias para melhorar a sua conversão. A regra fundamental para aumentar a sua conversão continuará sendo: prestar atenção aos detalhes para aprimorar a experiência do cliente.