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Como mensurar resultados no Instagram?

Publicado em fevereiro 13, 2019
Índice

Para quem usa a rede na como estratégia de marketing digital é essencial aprender como mensurar resultados no Instagram. Dessa forma é possível extrair as melhores ações e potencializar os resultados com base análises sólidas.

Tal questionamento é importante pois mensurar resultados é fundamental no gerenciamento de Instagram. Além disso, é a melhor forma para você saber o que funciona ou não funciona em sua estratégia de marketing. Portanto, seguir a mesma linha de raciocínio sem revisá-la é desperdício de tempo e trabalho jogado fora. Isso porque os ajustes sempre são necessários.

Pensando nisso, a E-Dialog, agência de mídias sociais, sugere 10 ideias que podem te ajudar nessa tarefa. Confira!

#1 Curtidas

É a métrica mais óbvia. O número de curtidas em um post indica o quanto seus seguidores gostaram do conteúdo. E consequentemente, , ela é mais fácil de interpretar e de medir. Apesar de ser uma métrica que consideramos como uma mensuração de vaidade, serve como termômetro sobre o conteúdo.

Ou seja, se um estilo de publicação está com mais curtidas que o restante, é um indício para apostar nessa estratégia.

#2 Comentários

Mensurar resultados no Instagram não precisa ser apenas baseado em métricas muito objetivas. Contar o número de comentários é efetivo, mas tente avaliar o teor das postagens. De forma geral, um post com muitos comentários positivos deve servir de guia para a criação de conteúdo da sua página.

#3 Seguidores

Se sua conta não estiver crescendo, você está morrendo na rede social. Isso porque um perfil no Instagram precisa estar constantemente crescendo. Dessa forma, comece a medir o número de seguidores em datas específicas e analise o crescimento em períodos uniformes de tempo. Assim você pode mapear quando houve crescimento ou encolhimento do perfil e rastrear melhor os possíveis problemas.

#4 Engajamento

Uma boa forma de mensurar resultados do Instagram é calculando o engajamento. Para saber qual o percentual de engajamento dos seus seguidores com seu Instagram, divida o número de curtidas e comentários pelo seu número de curtidores.

Por exemplo: em um post você teve 150 curtidas e 20 comentários e seu número de seguidores é de 5 mil pessoas: 150 + 20 = 170/5 mil = 3,4% de engajamento em um post.

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#5 Cliques

O Instagram não possui muitas opções de divulgar uma url. Por isso, é bem estratégico analisar quando e como utilizá-las. Você sabe se seus seguidores estão clicando no link que você disponibiliza em seu perfil no momento em que eles te encontram?

Link na Bio

Customize uma URL para rastrear o número de pessoas que o faça. Uma dica avançada: crie uma landing page para quem chega em seu site através do Instagram.

Mensurar resultados no Instagram através de link na bio

Link nos Stories

A partir de 10 mil curtidores no perfil, é possível configurar links para o usuário acessar diretamente do seu Story. Consequentemente, aqui seguimos a mesma ideia de customizar o link e utilizar chamadas periódicas para um determinado conteúdo no seu site. Principalmente ao anunciar um produto, divulgar o link direto para a compra.

Links patrocinados

Ao impulsionar um conteúdo no Instagram é possível escolher a opção de gerar cliques para o seu site. Além disso, você escolher entre os posicionamentos que incluem tanto o feed, quanto os stories.

#6 Menções

As pessoas estão mencionando seu perfil?

Saiba selecionar as hashtags que você usa nas suas postagens. Assim, pesquisar por hashtags relacionadas ao seu campo de atuação podem te dar dicas valiosas para criar conteúdo para o Instagram. Aparecendo mais vezes para pessoas que tem maior probabilidade de curtir seus posts, você, provavelmente, será mais mencionado e divulgado espontaneamente.

#7 Fotos

Você mensura quais posts estão tendo melhor desempenho no Instagram?

Ferramentas como o Iconosquare apontam qual as melhores postagens da sua página baseando-se no número de curtidas e comentários.

#8 Horários para postar

Experimente diferentes horários para entender melhor o público online predominante em cada um deles – e qual prefere suas postagens.

Duas ferramentas podem agilizar seu estudo: o Simply Measured e o Iconosquare.

Inteligência de dados para mensurar resultados no Instagram

#9 Interação

Interaja com os comentários que aparecem em seus posts. Marque e responda perfis que comentem em suas fotos, personalize o atendimento a eles. O Instagram é uma rede SOCIAL, portanto, comporte-se menos como marca e mais como pessoa. Cuidado, logicamente, para não perder a postura que sua empresa lutou para conquistar.

#10 Vendas

Seus seguidores no Instagram já compraram alguma coisa de você?

Para mensurar resultados no Instagram, você pode começar a rastrear esse aspecto. Pense em ações específicas para esta rede social. Por exemplo, crie um cupom especialmente para o Instagram e veja quantos cupons são utilizados.

Texto traduzido do Post Planner.

Mensurar resultados no Instagram com o Insights

Enumerados os principais dados para mensurar resultados no Instagram, é preciso entender como reuni-los de forma prática. Para isso, há o Instagram Insights!

Leia também: Como anunciar no Instagram

A ferramenta reúne as métricas do Instagram e ainda fornece informações sobre os seguidores do perfil. Para acessá-la, é preciso ter um perfil comercial. Então, se a sua marca ainda utiliza a versão pessoal, saiba como transformar para a conta empresarial.

  1. Acesse as Configurações do Instagram;
  2. Acesse “Mudar para o perfil comercial” e vincule o seu perfil à página do seu negócio do Facebook.
  3. Caso você não tenha uma página no Facebook, clique aqui para aprender a transformar perfil em página
  4. Pronto! Seu Instagram estará habilitado para mensurar resultados com o Insights!

Métricas que a ferramenta oferece

  • Alcance
  • Impressões
  • Descoberta
  • Visitas ao perfil
  • E-mails enviados
  • Interações
  • Principais localizações do público
  • Faixa etária
  • Gênero
  • Tempo médio em que os seguidores ficam no Instagram
  • Dias da semana quando os seguidores estão mais ativos

O que achou? Certamente você viu como é importante a etapa de mensuração para a gestão de redes sociais. Tem ideia de mais dicas para mensurar resultados no Instagram? Participe do post!

Gostou do artigo? Leia mais sobre gerenciamento de redes sociaisconsultoria Google AdsInbound Marketing e outros assuntos de marketing digital no blog da E-Dialog.

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