Elaborar marketing de conteúdo requer bastante trabalho, paciência e consistência. Mas, além disso é preciso um orçamento. Se você está fazendo marketing de conteúdo de forma eficaz, você está criando alguns conteúdos realmente valiosos. É possível fazer o marketing de conteúdo mais eficaz e mais barato do que a maioria das empresas conseguem fazer. Veja as dicas que o Quick Sprout deu que vão diminuir os seus gastos sem sacrificar resultados:
Concentre-se nos tipos de conteúdo que tenha o melhor custo-benefício. Há diversos tipos de conteúdo que você pode produzir. Muitas vezes , há 4 ou 5 tipos de conteúdo que seu público-alvo gosta. Isso significa que você pode usar qualquer combinação desses tipos para aumentar o seu público. Mas, nem todos os tipos de conteúdo darão o mesmo retorno. Cada um demanda um tempo e um gasto que irá gerar diferentes números médios de tráfego, assinantes , ações. Aqui está um processo simples de 3 etapas que você pode usar para descobrir quais tipos de conteúdo são mais rentáveis em seu nicho.
-1 Avaliar o custo de diferentes tipos de conteúdo : A primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer uma linha de base de custos para cada tipo de conteúdo que você talvez possa estar interessado em produzir : postagens de blog, vídeos, infográficos, slideshows, animações, ferramentas, e-books, podcasts, coleções de imagens etc. Obviamente, o custo pode variar de acordo com a coisa exata que você está procurando.
Há 3 maneiras que você pode fazer isso:
- Faça uma simulação a partir de um freelancer que se especializou nesse tipo de conteúdo.
- Determine quanto tempo levaria para fazer isso sozinho, então multiplique isso por seu valor de trabalho por hora.
- Use as estimativas de outras fontes públicas.
-2 Pesquise o desempenho do conteúdo do seus competidores: Se você já tem experiência de criação de conteúdo , este é um passo fácil para você. Basta fazer uma planilha onde você grava o desempenho de cada tipo de conteúdo. Quando eu digo desempenho , eu estou falando sobre métricas que você gosta. Analise tráfego, ações sociais, comentários, assinantes de e-mail. Procure locais de referência para cada serviço e veja o que eles estão fazendo. Por exemplo, procure alguém que fale de SEO no Youtube. Veja quantos vídeos ele tem, quantas visualizações total o canal tem e coloque na tabela. Depois divida o número de visualizações pelo número de vídeos no canal. Dessa forma você descobrirá o custo por cada vídeo.
-3 Avaliar o desempenho de cada tipo e escolher o melhor : Neste ponto , você tem o custo de cada tipo de conteúdo, bem como os resultados típicos para cada um. Agora, analise as métricas de resultados pelo custo. Aqui está o que uma versão simples:
Dessa forma você terá uma estimativa de qual marketing de conteúdo é mais barato. Foque nas métricas que você se preocupa. O que você provavelmente vai encontrar é que um ou dois tipos de conteúdo são muito mais rentável do que o resto. Esses serão os tipos de conteúdo que você deve se concentrar em produzir no futuro.
Fonte: Quicksprout