Para melhorar a comunicação nas redes sociais da sua empresa é importante saber o que o seu público deseja e o que ele gosta de ver. Para isso, é necessário fazer um bom monitoramento de redes sociais e quais estratégias tomar mediante isso.
Continue a leitura para conferir algumas dicas da E-Dialog para mensurar os resultados e conhecer algumas ferramentas que te ajudarão no processo!
3 dicas para fazer um bom monitoramento de redes sociais
1. Crie metas e objetivos
Antes de lançar qualquer ação online é necessário estabelecer metas e objetivos, além de elaborar um planejamento estratégico para alcançá-los.
Claro que o objetivo principal sempre é o mesmo, conquistar novos clientes e vender mais. Só que é necessário criar metas menores e intermediárias para saber se o que você está fazendo está funcionando ou não.
Uma dica é dividir metas por mês ou por trimestre e por redes sociais, assim é possível saber exatamente onde estão os erros e acertos.
2. Calcule seu retorno sobre o investimento
É necessário usar métricas para saber qual é o verdadeiro retorno sobre o seu investimento.
Uma forma de fazer esse cálculo é usando o ROI, (Return on Investiment). Essa é a fórmula que considera a receita gerada dividido pelo valor investido.
Por exemplo, se você investir R$ 1.000,00 em marketing digital e obter 20 clientes que pagaram em média R$ 100,00, terá conseguido R$ 2.000,00, o que daria um ROI de 2.
Dica extra: Acompanhe também o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) para entender quanto custa atrair cada cliente e comparar com a receita média gerada.
4. Use ferramentas de mensuração
Há muitas ferramentas, pagas ou não, para ajudar no monitoramento de redes sociais. É importante utilizá-las para saber qual plataforma se encaixa mais com o seu negócio ou qual merece mais investimento. Abaixo você vai conferir algumas ferramentas que utilizamos.
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Plataformas de monitoramento de redes sociais
1. Google Analytics
Além de ser a principal ferramenta para análise e desempenho de sites, o Google Analytics também oferece diversas métricas voltadas para as redes sociais, como a quantidade de visitantes que chegou ao seu site a partir de cada rede ou quais blogs trouxeram mais acesso para a sua marca e quanto foi sua taxa de conversão.
A ferramenta ainda permite que você acompanhe o engajamento e a taxa de permanência de usuários vindos das redes sociais, ajudando a avaliar a qualidade do tráfego.
2. Reportei
É possível analisar dados e insights de diversas redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, TikTok, LinkedIn, por exemplo, nas próprias plataformas. Porém, o Reportei facilita o processo de monitoramento de redes sociais gerando relatórios completos. Além disso, a plataforma permite escrever comentários e analisar dados como postagens mais curtidas.
O Reportei também oferece a criação de dashboards personalizáveis, o que facilita a visualização rápida dos KPIs mais importantes para a equipe.
3. Postgrain
O Postgrain é uma ótima plataforma para gerenciar diversas contas no Instagram. Como o Instagram só permite que fotos sejam postadas através dos celulares, uma plataforma dessa facilita e otimiza o tempo para quem tem mais de uma conta para gerenciar. O Postgrain também permite que você siga perfis, curta e comente de forma automática em outros perfis. Além disso, agora a plataforma está em fase de teste para postar simultaneamente no Twitter e Facebook.
Além disso, o Postgrain oferece recursos de agendamento para Stories e Reels, permitindo maior flexibilidade nas estratégias de conteúdo. A plataforma também está em fase de teste para postar simultaneamente no Twitter e Facebook.
4. RD Station
A plataforma é um software completo e integrado para gestão de marketing digital. O RD Station permite gerenciar em uma única ferramenta todas as ações de atração e conversão de visitantes qualificados em leads e clientes, monitoramento e relacionamento nos diferentes canais e mídias sociais, e análise e otimização do funil de vendas para garantir um retorno sobre investimento cada vez maior.
Além disso, o RD Station facilita o envio de e-mails segmentados e a criação de landing pages personalizadas, otimizando o processo de geração de leads.
– Leia também: Como criar uma landing page no RD Station efetiva?
5. rankingCoach
A rankingCoach é uma rede de monitoramento de redes sociais que te notifica toda vez que seus concorrentes postam. Então é possível ficar de olho em tudo que eles postam. É um monitoramento do que está acontecendo nas redes sociais. Ficar de olho na concorrência e no que eles estão postando é um ponto fundamental para você saber se está indo no caminho certo, se pode suprir alguma coisa que eles não estão fazendo ou se é possível se destacar ainda mais.
A plataforma também oferece insights sobre tendências de palavras-chave e SEO, ajudando a adaptar suas estratégias de conteúdo para melhorar o posicionamento nos motores de busca.
6. Hootsuite
Hootsuite é uma plataforma completa de gerenciamento de mídias sociais, permitindo que você monitore e publique em várias redes sociais a partir de uma única interface. Ela oferece relatórios detalhados sobre desempenho e engajamento, e também conta com uma função de monitoramento de palavras-chave e tendências.
Com o Hootsuite, você pode agendar postagens com antecedência, monitorar menções à sua marca e responder a mensagens em tempo real, facilitando a gestão e o acompanhamento de múltiplas contas.
7. BuzzSumo
BuzzSumo é uma ferramenta excelente para monitoramento de redes sociais. Com ela, você pode descobrir quais conteúdos estão gerando mais compartilhamentos e identificar influenciadores relevantes em seu setor.
A ferramenta também permite que você monitore os tópicos mais populares e as tendências em tempo real, o que pode ser útil para adaptar a sua estratégia de conteúdo e aproveitar novas oportunidades de engajamento.
– Leia também: A importância das redes sociais na metodologia Inbound
Conclusão
A gestão de redes sociais é uma peça-chave para o sucesso das empresas no ambiente digital, e realizar um monitoramento das redes sociais adequado faz toda a diferença para o alcance dos objetivos.
Com uma definição clara de metas, o uso estratégico de métricas financeiras e ferramentas de monitoramento robustas, você consegue avaliar o impacto de suas ações e otimizar o relacionamento com o público.
Ao aplicar as dicas e explorar as ferramentas indicadas, sua empresa estará melhor preparada para identificar oportunidades, corrigir possíveis falhas e, principalmente, garantir que sua comunicação nas redes sociais seja eficaz, relevante e direcionada para o crescimento contínuo.