A facilidade para iniciar um negócio na internet tem atraído muitos empreendedores. Quando falamos de e-commerce, torna-se ainda mais atraente: ferramentas e empresas na internet oferecem a construção da loja virtual em poucos minutos e então é só começar a vender (ao menos este é o argumento apresentado por muitas empresas desse setor).
O que muitas vezes é negligenciado é que um e-commerce é um canal de vendas e, em alguns casos, um modelo de negócio, mas também é uma empresa, e por isso demanda uma boa gestão. Do contrário, as facilidades apresentadas pela internet podem se tornar grandes problemas.
Os negócios de e-commerce demandam boa gestão
Sendo uma empresa, é fundamental que a gestão do negócio de e-commerce esteja preparada e adequada para suportar toda a operação e o crescimento esperado. São os negócios com mais organização e preparo que prosperam.
Imaginemos, por exemplo, um e-commerce que venda roupas femininas e que sejam produtos de qualidade. E para iniciar o negócio, uma boa plataforma de e-commerce foi contratada. Porém, é preciso avaliar a gestão:
- Todos os departamentos (compras, logística, financeiro, marketing, entre outros) têm os seus processos e procedimentos definidos e padronizados?
- A empresa está preparada para lidar com a alta e a baixa demanda?
- Toda a operação logística, que vai muito além de apenas enviar o produto para o cliente, está estruturada?
- Os profissionais da empresa foram capacitados para realizar negócios através da internet?
- Há um conhecimento claro e atualizado sobre a demanda dos consumidores?
- Há um acompanhamento dos concorrentes?
E a lista de perguntas poderia continuar (se quiser realizar um estudo mais aprofundado sobre a sua empresa, conheça o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial).
É necessário, portanto, um cuidado maior com a gestão para que o e-commerce aproveite as oportunidades e não corra riscos desnecessários.
Como aprimorar a gestão do e-commerce
O primeiro passo é assumir o e-commerce como um negócio, não como uma alternativa para buscar mais vendas ou como algo mágico. Dito em outras palavras, é preciso assumir as oportunidades e os riscos que um negócio na internet traz e trabalhar para obter os melhores resultados: a gestão deve ajudar a aproveitar as oportunidades e a mitigar os riscos.
Em seguida, é preciso evoluir no conhecimento sobre o mercado: consumidores, clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros, e todos os demais stakeholders. É fundamental um estudo que aprofunde sobre a realidade de cada um desses relacionamentos que sua empresa estabelece para que uma resposta adequada possa ser dada em cada situação.
Por fim, é preciso investir no aprimoramento da gestão: tornar os processos de trabalho mais estruturados, desenvolver uma estratégia de crescimento, capacitar os funcionários, implantar tecnologias e sistemas de gestão, e outras ações que podem colaborar para ter um negócio estruturado e bem fundamentado.
Se sua empresa está buscando atuar através do e-commerce e deseja ter sucesso nesse empreendimento, invista na gestão do seu negócio.
Sobre o autor
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