Com a chegada do Dia das Mães, uma das datas mais significativas para o varejo brasileiro, as empresas buscam estratégias eficazes para se destacar. Ao longo deste artigo, vamos explorar sete ações de marketing para o dia das mães para potencializar o engajamento e as vendas nessa data.
Por que fazer uma ação de dia das mães para os clientes?
O Dia das Mães é uma data que vai muito além do simples ato de presentear. No Brasil, desde o início do século XX, a data é celebrada para homenagear as mães e ressaltar o papel fundamental delas na sociedade.
Ao longo dos anos, essa data se tornou um marco no calendário do varejo, representando uma oportunidade para as empresas se conectarem emocionalmente com seu público e melhorarem suas vendas.
Em 2023, pequenas e médias empresas arrecadaram R$189,5 milhões de reais em vendas digitais no período do Dia das Mães, de acordo com uma pesquisa da NuvemShop. O valor é 33% maior que em 2022 e, com uma média de quatro produtos por pedido, estima-se que 3 milhões de itens foram comercializados.
Nos próximos tópicos, vamos explicar como as ações de marketing para o Dia das Mães podem ser estrategicamente alinhadas ao Inbound Marketing para maximizar resultados e criar experiências memoráveis.
Como planejar ações para o Dia das Mães
- Conheça sua persona: Definir claramente quem é o público da sua marca é essencial para criar campanhas eficazes. Entenda os interesses, necessidades e comportamentos dos clientes para direcionar suas estratégias de marketing. Se sua marca atende principalmente mulheres jovens urbanas, suas campanhas podem se concentrar em soluções práticas para conciliar maternidade e vida profissional, por exemplo, como produtos multifuncionais ou serviços de conveniência.
- Capte leads: Aproveite o Dia das Mães como uma oportunidade para expandir sua base de leads. Ofereça conteúdos relevantes, como veremos exemplos a seguir, em troca de informações de contato dos clientes.
- Evite os clichês: Em um mar de mensagens genéricas sobre o Dia das Mães, destaque sua marca criando conteúdos e campanhas autênticas. Evite estereótipos e opte por abordagens mais realistas e inclusivas, e que realmente ressoem com seu público.
- Organize seu estoque e logística: Antecipe-se às demandas do Dia das Mães garantindo que seu estoque esteja abastecido e sua logística preparada para atender ao aumento de pedidos. Uma opção é realizar promoções que incentivem compras antecipadas. Além das chances de se destacar da concorrência, a garantia dos presentes chegarem a tempo para o segundo domingo de maio é maior.
- Alinhe seu time de vendas: Colabore com sua equipe de vendas para garantir uma abordagem ágil e personalizada durante a temporada do Dia das Mães. Isso inclui responder às perguntas dos clientes, oferecer suporte e acompanhar todo o processo de compra, desde a pesquisa até o pós-vendas.
7 ações de Inbound Marketing para o Dia das Mães
1. E-mail marketing
O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar e nutrir leads. Para ações de marketing para o dia das mães, crie campanhas personalizadas que ofereçam conteúdos relevantes, como dicas de presentes e ofertas exclusivas.
Sua empresa pode e deve aproveitar também os benefícios da automação para segmentar a lista de contatos com base em interesses e comportamentos. Isso garante que cada mensagem seja direcionada e mais impactante.
Outra estratégia essencial em e-mails é incentivar a interação dos usuários, incluindo calls-to-action claros e atrativos que estimulem os cliques e conversões.
➡ Nesse artigo temos diversos exemplos de estratégias de fluxo de e-mail marketing que testamos e deram certo e que você pode se inspirar para criar os seus.
2. Conteúdos para redes sociais
As redes sociais são o lugar ideal para compartilhar conteúdos envolventes e criar conexões emocionais com seu público. Para isso são necessários posts criativos, que exploram diferentes aspectos da maternidade, desde momentos engraçados até reflexões emocionais.
Utilize os recursos das próprias plataformas, como os vários formatos de imagem e vídeo, para atrair atenção e transmitir sua mensagem de forma memorável.
Além disso, você pode estimular a participação dos seguidores por meio de concursos e histórias interativas. Isso vai incentivar o engajamento, promover mais compartilhamentos e gerar identificação do público com histórias e pessoas reais.
➡ Leia nesse blogpost como utilizar o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) para vender mais.
3. Aproveite o site e estratégias de SEO
Mesmo que o site da sua marca não seja um e-commerce, ele pode aderir às campanhas sazonais. Seja com banners, artigos de blogs ou pop ups, o importante é que os visitantes sejam impactados por alguma comunicação da sua campanha.
Os blogs, por exemplo, ajudam a otimizar seu site com palavras-chave relacionadas ao Dia das Mães. Assim seu conteúdo é facilmente encontrado pelos usuários que buscam inspiração e informações sobre a data, como você encontrou este blog aqui.
Criar páginas com conteúdos úteis, como guias de presentes, dicas de celebração e até receitas para um almoço especial também é uma opção. Como é um conteúdo sazonal, caso não queira mantê-lo no site, aproveite as landing pages como recurso.
4. Ações de marketing para o dia das mães com tráfego pago
Investir em anúncios pagos vai ampliar estrategicamente o alcance das suas campanhas e gerar resultados mais rápidos.
Isso porque plataformas como Facebook Ads e Google Ads permitem segmentar o público com base em interesses, comportamentos, demografia, entre outras características.
A dica é testar diferentes formatos de anúncios, como anúncios de texto, imagens, vídeos, e identificar o que gera melhores resultados para sua marca.
Além disso, monitorar e otimizar constantemente as campanhas, ajustando o orçamento, público e conteúdo, se necessário, vai maximizar o retorno sobre o investimento.
➡ Leia mais: Por que fazer gestão de tráfego pago com empresas especializadas?
5. Materiais ricos
Uma das ações de marketing para o dia das mães que exige um pouco mais de tempo para execução são os materiais ricos, no entanto, valem a pena.
Oferecer aos clientes materiais informativos, como lives, infográficos e guias de presentes, agregam valor e ajudam na tomada de decisão de compra.
Para ser efetivo, é essencial promover esses materiais por meio de seus canais de comunicação, como e-mail, mídias sociais e blog, para alcançar um público amplo e construir autoridade em seu segmento.
Incentive também o compartilhamento desses materiais para ampliar o alcance e impacto das suas ações de Dia das Mães para os clientes.
6. Venda mais no e-commerce com ações promocionais
Aproveite o Dia das Mães para oferecer promoções e descontos exclusivos em produtos populares entre as mães.
Apesar de parecer clichê, são as ações mais aguardadas pelos clientes, então, ressalte essas ofertas para gerar interesse e impulsionar as vendas.
Uma maneira de trabalhar isso é criar senso de urgência. Limite a duração das promoções e destaque a escassez de estoque para incentivar os clientes a concluir a compra.
Outras opções possíveis para a data são frete grátis, brindes e condições de pagamento facilitadas para tornar a experiência de compra ainda mais atrativa.
7. Parceria com influenciadores
Identifique influenciadores digitais que tenham afinidade com o público da sua marca e combine parcerias para promover seus produtos e serviços durante o Dia das Mães.
Busque por influenciadoras que sejam mães ou que tenham uma audiência predominantemente composta por mães, garantindo uma conexão autêntica e relevante com o seu público.
Utilize métricas de desempenho para avaliar o impacto desse tipo de parceria, como alcance, engajamento e conversões.
Vale ressaltar a importância de escolher cuidadosamente um influenciador parceiro em qualquer campanha, afinal, é uma personalidade que vai representar a sua marca.
E-Dialog: sua parceira em estratégias digitais
O Dia das Mães é uma oportunidade para as marcas se conectarem com seu público e impulsionarem suas vendas por meio de estratégias e ações coordenadas.
Por isso, planeje suas ações para criar experiências memoráveis para seus clientes e promover produtos e serviços de forma autêntica e impactante.
Aproveite conteúdos relevantes, promoções atrativas e parcerias estratégicas que vão contribuir para o fortalecimento da marca e a fidelização dos clientes a longo prazo.
E, como dica bônus, conte com os serviços especializados de uma agência que está há mais de 13 anos no mercado para potencializar suas estratégias.
Seja com ações de marketing para o dia das mães ou em outras campanhas, a equipe de especialistas da E-Dialog é dedicada a resultados. Isso significa que vamos ajudar sua empresa a alcançar os melhores.
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