Neste artigo, explicamos o que são os agregadores de links utilizados para blogs e mostramos uma solução melhor para divulgar seu blog e gerar mais acessos no seu site. Além disso, mostramos como o termo agregador de link se transformou para começar a valer para outro tipo de serviço e indicamos sua nova utilidade. Confira!
O que são os blogs?
Os blogs são redes de conteúdo produzidos por um indivíduo ou organização. No começo da internet, eram páginas pessoais que centralizam conteúdos diversos e serviam para interação entre as pessoas.
Hoje, os blogs estão muito mais atrelados a sites e empresas, e o aspecto individual e pessoal foi transferido para as redes sociais.
No começo da explosão do ambiente digital, por volta de 2010, era comum que as pessoas quisessem pesquisar e encontrar conteúdos, mas o comportamento online era completamente diferente.
Para começar, os smartphones não eram de longe tão populares e avançados quanto são agora.
Além disso, o algoritmo do Google passou por enormes mudanças para oferecer os melhores resultados de buscas para os usuários, o que acabou resultando em uma mudança radical na forma como as páginas são ranqueadas e penalizadas.
Um blog hoje pode ser considerado um agrupamento de páginas de artigos e publicações relacionadas a temas variados que servem ao propósito de informar ou entreter.
Por que blogs importam no marketing digital?
O marketing digital se fundamenta em dois pilares principais: inbound e outbound. No outbound marketing, temos os anúncios como forma de captação de clientes de maneira direta, focando nas pessoas que já querem realizar uma aquisição.
O Inbound Marketing, por outro lado, trabalha a relação com os usuários através da educação sobre diferentes temas e o oferecimento de conteúdo de valor. É aqui que entram os blogs, eles são uma fonte de informações através da voz da sua empresa que estreitam os laços com os usuários e leads.
Além disso, e aqui entramos na parte mais técnica do marketing que é tão importante para a geração de resultados, um bom blog aumenta a posição da empresa nos resultados de buscas das plataformas.
Na prática, isso significa que seu blog ajuda sua empresa a aparecer na frente da concorrência. Isso, contudo, não ocorre sem um trabalho estratégico.
– Leia também: Para que serve um blog? Qual sua importância no marketing digital?
O que são agregadores de links de blogs?
Agregadores de link, no começo da internet, eram sites especializados em reunir comunidades de blogs sobre um mesmo tema ou assunto. Eles faziam uma seleção diária dos links com os conteúdos mais originais de forma categorizada.
Havia uma situação de ganho para todas as partes:
- Os usuários encontravam informações relevantes em um só lugar,
- Como uma técnica de otimização de sites (SEO) que funcionava, os sites alcançavam boas posições e recebiam mais acessos em suas páginas (era uma forma de conseguir backlinks);
- Os agregadores não precisavam produzir conteúdo original, apenas realizar a curadoria.
Bastava se cadastrar em um agregador e enviar seus links para fazer parte desse ecossistema.
Contudo, com as mudanças na internet e a constante melhora dos buscadores, não faz mais sentido trabalhar com um agregador de links hoje em dia.
Com isso, agregadores de link dessa forma caíram em desuso, e o nome foi passado a uma nova ferramenta no ambiente digital que tem como objetivo centralizar as informações de uma única marca.
Novo modelo de agregador de link para redes sociais
Os novos agregadores de link trabalham compilando as informações e endereços mais relevantes das empresas em um único local.
Pense na seguinte situação: sua empresa tem um perfil no Instagram e precisa divulgar a página de contato comercial, o site institucional, o canal do YouTube e uma segunda rede social importante para sua estratégia digital. Como compilar tudo isso em apenas um link disponível no perfil?
A maneira encontrada pelos profissionais da área foi o desenvolvimento de agregadores de link para redes sociais que, com um funcionamento similar aos agregadores de links de blog, concentram todas as informações em uma só página.
A diferença aqui está na maneira como tudo é organizado: enquanto os agregadores antigos possuíam diferentes sites disputando por espaço, os novos agregadores são de uso pessoal/empresarial.
Alguns exemplos de agregadores de link para redes sociais são:
Nesses agregadores é possível escolher o plano de fundo e as cores dos botões, editar os textos exibidos e os links de redirecionamento, além de adicionar uma lista sem fim de possíveis links.
Vale destacar que, para manter sua conversão mais alta e a experiência do usuário da melhor forma possível, o ideal é sempre deixar um número reduzido de links direcionando para as páginas chave da sua estratégia digital.
Os agregadores de links de blog ainda funcionam?
A resposta mais curta e direta é: não, não funcionam mais. A internet mudou seu funcionamento de maneira radical nos últimos 10 anos e esses sites e técnicas que antigamente se mostravam tão úteis para o SEO e para aumentar os acessos de páginas e blogs hoje não possuem mais utilidade.
Por isso, o melhor a fazer na busca por melhor desempenho em acessos orgânicos é trabalhar estratégias atuais de SEO dentro do seu site.
Leia também: Busca do Google: entenda o processo por trás de cada pesquisa
Quais os principais fatores de ranqueamento para o Google?
Featured Snippet: saiba o que é a posição zero do Google e como alcançá-la
Aqui na E-Dialog, temos diversos casos de empresas que começaram blogs do zero e, com trabalho de otimização, chegaram a resultados incríveis. Entre eles:
- Case 1 Pello Menos: 102% de aumento em visitas no site com SEO;
- Case 2 Pello Menos: Crescimento de 504% em visitas orgânicas no site em 1 ano e Posição zero no Google para “depilação com cera” e outras palavras-chave importantes;
- Case Contas Online: Crescimento de 47.931% no tráfego orgânico;
- Case Team Tex: 33 mil visitas no site, provenientes do blog, em um único mês;
- Case VBMC Consultores: Crescimento de mais de 800% nos acessos ao site com estratégias de mídia paga e SEO;
- Case HR Premo: 12.668 visualizações de página no site no mês.
O agregador de link em redes sociais funciona?
No caso dos novos agregadores de link, para as redes sociais, a resposta é: sim, funcionam muito! Essas páginas personalizáveis, quando usadas da maneira correta, trazem resultados excelentes em conversões através das redes sociais sem precisar investir em tráfego pago.
Contudo, para saber a efetividade desses agregadores, é necessário realizar um trabalho de parametrização e acompanhamento de cliques. Parece complicado, certo? Mas é muito mais simples do que imagina.
A seguir, um guia de como usar o agregador de link em redes sociais da melhor forma possível no inbound marketing:
- Escolha o link que quer divulgar, por exemplo: www.edialog.com.br
- Parametrize o link, ou seja, faça um acompanhamento de campanha pelo site https://ga-dev-tools.google/campaign-url-builder/
- Insira o site;
- Dê um ID para a campanha (opcional);
- Indique qual a fonte do acesso ex.: Instagram;
- Indique o meio do acesso ex.: CPC;
- Dê um nome para a campanha ex.: Agregador;
- Copie o novo link gerado e vá até um encurtador ou rastreador de cliques como o https://app.bitly.com/;
- Insira o link no Bitly;
- Copie o novo link encurtado;
- Insira o link no seu agregador de links para redes sociais;
- Comece a rastrear os cliques.
Uma dica: O Bit.ly, além de ter um plano gratuito para poucos links mensais, já oferece a opção de parametrização dos links dentro da ferramenta, o que elimina a necessidade do passo 2 ser na ferramenta do Google e possibilita fazer tudo em um só lugar.
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