Se você é empreendedor ou trabalha para uma empresa, com certeza já percebeu que muitas conversas e até negociações que antes eram resolvidas por reuniões ou trocas de e-mail, hoje já são decididas em um breve “Me envia no WhatsApp?”. Nesse sentido, a própria ferramenta veio se modernizando ao longo dos anos e, em agosto de 2018, para ajudar empresas de todos os portes, lançaram o API do WhatsApp Business – ou WhatsApp Business Solution.
De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, 72% dos empreendedores usam o api do whatsapp business. Uma vez que a ferramenta é utilizada por 5 milhões de usuários no mundo – sendo o Brasil o segundo maior mercado -, o app tende a ganhar ainda mais espaço, aproximando a marca de seu público e contribuindo para melhorar a experiência do cliente.
Por isso, neste artigo vamos falar um pouco do que é o api do whatsapp business, como funciona e as suas principais vantagens.
O que é o api do WhatsApp Business?
O api do WhatsApp Business é uma função voltada para pequenas, médias e grandes empresas, criado para facilitar a comunicação com clientes, de forma otimizada, segura e confiável.
Além disso, permite a integração com chatbots e pode ser acessado por vários atendentes usando o mesmo número.
Afinal, como funciona o api do WhatsApp Business?
Como você já viu, o api do whatsapp business é capaz de conquistar uma comunicação mais efetiva com os consumidores de uma marca.
Dessa forma, os usuários podem se comunicar pelo chat como se estivessem conversando com uma pessoa real.
A fim de favorecer ainda mais essa interação, o api do whatsapp business conta com recursos adicionais para diferenciá-lo de um registro individual.
Então, entre os principais recursos do app, encontramos: perfil comercial, etiquetas de contato, configuração para mensagem de saudação e ausência, respostas rápidas e estatísticas.
Todavia, é importante que as empresas fiquem atentas ao cumprimento das políticas comerciais especificadas pelo próprio WhatsApp.
O início das conversas parte do usuário, que também tem autonomia para se excluir da lista de contatos ou bloquear uma empresa que esteja sendo inconveniente.
Veja mais em Como vender pelo Whatsapp? e assista ao vídeo abaixo com a participação do Diretor da E-Dialog, Renan Caixeiro:
Vantagens do uso
Atendimento automatizado com chatbots
Sem dúvida, uma das grandes vantagens de ter a ajuda de um assistente virtual para atendimento dos clientes é reduzir o tempo de espera das respostas, o que proporciona uma experiência positiva para o usuário.
Além disso, com chatbots também é possível realizar vários atendimentos simultâneos e já direcionar de antemão as solicitações do cliente para um atendente humano.
E, claro, a equipe fica bem mais livre para se concentrar em outras atividades.
Vários atendentes no mesmo número
Outro benefício do uso do api whatsapp business é permitir que todos os operadores sejam capazes de rastrear os contatos, enviar e receber mensagens e transferir conversas para outros membros da equipe.
Integração do WhatsApp com outros canais
Mais um recurso do api do whatsapp business é possibilitar a integração com funcionalidades oferecidas por aplicativos integrados.
Assim, você pode reunir os atendimentos via e-mail, Facebook Messenger e Telegram, por exemplo, em um único lugar.
Selo de conta oficial e verificada
Com o WhatsApp Business Solution – e somente a partir dele -, é possível obter um selo de autenticação do WhatsApp.
Ou seja, o WhatsApp então verifica que a conta registrada pertence a uma marca real, exibindo um ícone verde de check no perfil.
Sendo assim, esse selo ajuda a sua empresa a passar ainda mais credibilidade aos clientes.
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Texto escrito por Julia Ugelli, Analista de Marketing Digital na E-Dialog
Estudante de Jornalismo, apaixonada por escrita, fotografia e ukulele.