Nós realizamos um levantamento no dia 29 de abril de 2013 com o intuito de analisar quais são as maiores, as menores e até as Universidades Federais inexistentes no Facebook.
A primeira conclusão, antes da análise de conteúdo, é a de que as Federais não seguem um padrão nas redes sociais. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por exemplo, possui várias fanpages, cada qual relativa a um campus (Seropédica e Três Rios são exemplos), mas nenhuma delas representa a Universidade como um todo.
Algumas das UFs, apesar de terem páginas, não a abastecem com conteúdo – a página da Universidade Federal do Acre (UFAC), por exemplo, não possui quaisquer postagens próprias.
É interessante observar ainda que as páginas das Federais de São Paulo figuram entre as menores páginas de Universidades do país: a Ufscar e a Unifesp possuíam, na data da pesquisa, entre 2100 e 2600 curtidas.
No último infográfico que divulgamos, sobre qual é o estado brasileiro proporcionalmente mais presente no Facebook, o Pará é, proporcionalmente o 3º estado menos presente na rede social. Ainda assim, a Universidade Federal do Pará (UFPA) é a segunda maior Universidade Federal brasileira, abaixo apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Veja mais informações no Infográfico abaixo: