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Automação para WhatsApp Marketing: o que é e principais benefícios

Inbound Marketing, Marketing Digital
Publicado em agosto 11, 2022
  • Home
  • Marketing Digital
  • Automação para WhatsApp Marketing: o que é e principais benefícios
Índice
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automação de whatsapp marketing business

A automação para WhatsApp Marketing é parte do que chamamos de comunicação omnichannel, uma abordagem de marketing que utiliza vários canais simultaneamente para manter um contato mais próximo, pessoal e eficiente com os clientes e potenciais consumidores. Saiba tudo sobre como realizar essa automação neste artigo. 

O que é automação de WhatsApp?

A automação de WhatsApp Marketing envolve o uso de ferramentas para configurar mensagens automáticas através de gatilhos. Isso permite a escalabilidade do negócio para atender a um alto volume de contatos diários. 

Por exemplo, um varejo de itens de pet shop pode ter uma grande quantidade de mensagens diárias. Para separar os clientes em diferentes segmentos e atendimentos, é possível configurar no WhatsApp Business um gatilho para “ração” e outro para “banho e tosa” por exemplo. 

Como funciona a automação do WhatsApp?

É possível automatizar o WhatsApp com a integração de aplicativos externos ou usar algumas das funções já disponibilizadas no WhatsApp Business. 

Existem duas formas de trabalho principais para uma automação: disparos e gatilhos. No caso de disparos, toda a base de contatos registrada irá receber a mensagem criada pela sua equipe, similar a um e-mail marketing. Por outro lado, os gatilhos são usados para responder automaticamente, parecido com o que já há no Facebook Business.

Por que usar automação para WhatsApp marketing?

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil e está presente em 99% dos smartphones brasileiros, segundo dados da pesquisa Panorama realizada pela Mobile Time e Opinion Box em 2020. 

Considerando que estamos falando de 242 milhões de celulares em circulação (de acordo com levantamento da FGV), dá para entender o potencial do aplicativo de comunicação. 

Mesmo que o WhatsApp Business só tenha sido lançado em 2018, o aplicativo já era usado informalmente por empresas e profissionais ao redor do mundo para realizar contatos de trabalho. 

4 razões para começar a usar automação para WhatsApp marketing

Abaixo, listamos alguns bons motivos para pensar na automação para WhatsApp marketing na sua empresa:

Consumidores usam o WhatsApp para falar com marcas e empresas

Os dados da pesquisa Panorama reforçam: as pessoas querem tirar dúvidas de maneira ágil. Ninguém quer esperar uma resposta de e-mail ou ter que pesquisar no site para tirar uma dúvida rápida. Por isso, 76% dos usuários falam com empresas para tirar dúvidas de produtos e serviços e 60% deles fazem compras pelo WhatsApp.

Redução da equipe de atendimento

A automação de atendimento reduz o número de funcionários necessários para atender consumidores, ou ao menos libera essa equipe para falar apenas com os contatos realmente valiosos.

Imagine isso: um varejo que recebe 1000 mensagens por dia não irá fechar todas essas vendas. Apenas uma pequena parcela irá realmente realizar negócio com a empresa. Por isso, filtrar os clientes reais de curiosos e leads frios ajuda sua equipe a dedicar o trabalho ao que realmente importa. 

Atendimento simultâneo para contatos ilimitados

Tempo é dinheiro e um recurso valioso que não pode ser desperdiçado. As automações são aliadas das empresas porque economizam muito tempo com respostas automáticas e scripts de conversas pré-programadas. 

Esse atendimento simultâneo garante que, no caso de um alto volume de mensagens, você não precise se preocupar com ser capaz de falar com todos os contatos ou não.

Redução de erros nas mensagens

Tudo que envolve a atuação humana está sujeito a erros. A automação garante que, para um número planejado de respostas, o resultado seja sempre o mesmo. Assim, erros de pedidos são praticamente eliminados, o SAC fica mais eficiente e seu atendimento mais preciso.

Automação para WhatsApp Business

É possível criar catálogos online, inserir informações sobre a empresa (horário de funcionamento, localização) e até receber pagamentos online pelo WhatsApp Pay – ou seja, tudo que precisa para vender pelo WhatsApp. 

Somado a isso, as mensagens automáticas que já citamos. Abaixo, um breve resumo sobre como fazer isso:

Como automatizar o WhatsApp Business?

Primeiro, é necessário baixar o WhatsApp Business e escolher se vai usá-lo pelo computador ou celular. Em seguida:

  1. Clique nos 3 pontos no canto superior esquerdo e selecione a opção “Ferramentas Comerciais”;
  2. Escolha “Mensagem de Saudação” ou “Mensagem de Ausência”; 
  3. Clique na chave na lateral do texto “Enviar mensagem de saudação/ausência”; 
  4. Edite o conteúdo clicando no campo “Mensagem de saudação/ausência”; 
  5. Configure a condição de disparo e salve.

As mensagens de saudação serão disparadas sempre que alguém quiser falar com você pela primeira vez. Já as de ausência serão disparadas quando estiver fora do horário de atendimento.

Atualmente, essas são as duas formas nativas de automação para WhatsApp Business. Ainda assim, caso use-as estrategicamente, pode garantir excelentes resultados. 

Tipos de automação para WhatsApp Marketing

São três formas de automação principais para WhatsApp Marketing que podem ser implementadas com ferramentas externas:

  • Disparo após gatilhos
  • Disparo em massa
  • Chatbots automatizados

Gatilhos do usuário

Essa maneira é a mais comum e já a citamos acima através das ferramentas nativas do WhatsApp Business. Mas a verdade é que ferramentas por API podem ser conectadas para gerar ainda mais opções de personalização. Com isso, os gatilhos podem ser palavras-chave. 

Melhor do que isso, ao vincular a conta de WhatsApp Business com ferramentas de marketing, é possível aproveitar gatilhos dentro dessas ferramentas para gerar disparos inteligentes.

Por exemplo, um cliente que ainda não pagou um boleto pode receber por WhatsApp o mesmo boleto com uma mensagem lembrando-o da conta caso não pague em um número certo de dias. 

Clientes recém-chegados podem receber mensagens para deixar sua equipe de atendimento à disposição, carrinhos abandonados podem ser retomados com descontos especiais, etc. 

automação de whatsapp marketing business
Tudo pronto para automatizar seu disparo de mensagens no WhatsApp? Prepare o copy para gerar conversões melhores.

Disparos em massa

O disparo em massa funciona de forma similar ao disparo de e-mails marketing, com a diferença de que são muito mais eficientes e com uma taxa de abertura e resposta bem maior.

O lado negativo? A maior chance de marcar seu número como spam. Por isso, tome cuidado ao usar esse modelo de mensagem automatizada. Ainda que enviar 500 mensagens no WhatsApp ao mesmo tempo pareça promissor, a prática tem seus riscos.

Chatbot para WhatsApp

Chatbots são robôs que realizam o disparo e recebimento de mensagens automáticas com base em um sistema inteligente. Justamente pela maior capacidade de “conversação” com os contatos, são mais caros para implementação e mais complexos. 

Os benefícios são vários, mas ainda estão crescendo no mercado. 

Benefícios da automação para WhatsApp Marketing

E quais são os benefícios colhidos pelas empresas que optam pela automação para WhatsApp Marketing? Citamos abaixo os principais. 

Autoatendimento

Às vezes, o que uma pessoa precisa para fechar negócio é de espaço. E o autoatendimento da automação oferece justamente isso. Ao invés de lidar diretamente com um vendedor ou atendente, o potencial cliente primeiro explora por conta própria as possibilidades e, ao ver necessidade, “levanta a mão” para falar com um humano. 

Essa qualificação é excelente para ambos os lados. Os clientes têm mais liberdade e as empresas só investem tempo naqueles interessados em contato. 

Transferência de atendentes com facilidade

Se um cliente teve problemas no pagamento e precisa de suporte técnico do seu SaaS, não é a equipe comercial que vai oferecer ajuda. Por isso, ter um WhatsApp Business configurado corretamente facilita a troca de pessoa responsável pela conversa. 

E uma automação melhora ainda mais essa funcionalidade ao inserir diferentes gatilhos. Por exemplo: ao ativar o gatilho de “suporte”, um cliente que antes estava falando com um vendedor começa uma conversa com um técnico, seja no mesmo número ou em números distintos. 

Maiores taxas de abertura de mensagem

Se o problema da sua empresa é com a taxa de abertura de mensagens, usar uma automação de WhatsApp pode ser a solução ideal para garantir que o contato com os clientes e leads seja feito de forma mais eficiente.

Tudo vai depender do perfil da sua persona e da sua estratégia de marketing digital, mas vale destacar que essa é uma possibilidade real e que diversas empresas grandes já estão investindo nesse tipo de tecnologia para o mercado brasileiro.

Diminuição de erros

A melhor forma de reduzir erros humanos é com a automação. Por isso, o disparo automático de mensagens pode alavancar a qualidade do atendimento da sua equipe e diminuir problemas e reclamações. 

– Leia também: Chatbot para empresas: tipos mais usados e principais benefícios

Automação de WhatsApp Marketing é tudo que precisa para personalizar mais seu atendimento

Quer saber como implementar uma automação de WhatsApp Marketing eficiente? Fale com a equipe da E-Dialog e tire suas dúvidas. Temos profissionais especializados para esse tipo de serviço. 

Leia também: Marketing conversacional: o que é, principais benefícios e exemplos

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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