Neste artigo, explicamos tudo sobre Banner Ads, também conhecido como Banner Marketing ou Bannering Marketing. Conheça a estratégia e saiba utilizá-la no Marketing Digital e Inbound Marketing do seu negócio!
O que é anúncio em banner no marketing digital?
Anúncio em banner no marketing digital se refere ao uso de um display gráfico retangular que se posiciona no topo, em baixo ou nos lados de uma propriedade online ou site.
O banner horizontal é chamado de leaderboard, enquanto os banners verticais recebem o nome de skyscraper e são posicionados nas barras laterais dos sites.
Anúncios em banners são focados em imagens estáticas ou animadas ao invés do texto (como no Google Ads) e se tornaram uma forma popular de anunciar produtos e serviços.
O propósito de um Banner Ad é promover uma marca ou fazer com que os visitantes em um site cheguem ao site do anunciante (sua empresa).
Anúncios em banners são interessantes porque ajudam a criar percepção de marca, gerar leads e alcançar novamente uma mesma audiência (como dar a um visitante a chance de assinar a newsletter ou fazer um teste grátis antes de saírem do site).
Como os banners funcionam?
Anúncios na internet saíram de apostas incertas a uma das principais plataformas para aumentar a rentabilidade de negócios. Apenas nos Estados Unidos, o crescimento em anúncios digitais avançou em passos largos, com 2020 batendo a marca de $138,9 bilhões em lucro.
E para ajudar nisso, os banners digitais funcionam da mesma maneira que os anúncios tradicionais. Contudo, o método de pagamento pelos anúncios podem variar bastante do mercado de anúncios tradicionais.
O dono do site é pago pelo anúncio em banner de uma dessas três maneiras:
- Custo por impressão: pagamento por todo visitante que vê o anúncio;
- Custo por clique: pagamento por cada visitante do site que clica no anúncio e visita o site do anunciante;
- Custo por ação: pagamento para cada visitante que clica no anúncio, vai até o site do anunciante e completa uma ação, como preencher um formulário ou fazer uma compra.
O anúncio em banner tradicional se expandiu para muitas outras formas, como o Facebook Ads e Instagram Ads (dentro do Meta Ads). E a empresa de Mark Zuckerberg é extremamente importante, já que soma quase 42,5% dos gastos em anúncios de display online apenas nos Estados Unidos em 2022.
– Leia também: Google Ads ou Facebook Ads: qual mídia paga investir primeiro?
Tecnologia para Banner Ads
As redes de anúncios são responsáveis por encontrar os sites hospedeiros certos para os anunciantes. Essas redes rastreiam qual o espaço de anúncio disponível e combinam com a demanda dos anunciantes.
A tecnologia que permite às redes de anúncios fazer isso é um servidor central de anúncios, que seleciona os anúncios específicos feitos para o visitante do site com base nas palavras-chave pesquisadas por esse usuário e comportamento no site, além de contexto geral do conteúdo no site hospedeiro.
É por isso que, muitas vezes, quando pesquisamos por determinado produto em um site ou plataforma de busca, somos bombardeados na sequência por anúncios em banners justamente com este produto.
Anúncios em banner, e praticamente todos os anúncios online da atualidade, usam lances em tempo real através de uma tecnologia chamada lances programáticos, que permite às empresas dar lances em espaços de anúncio no tempo em que um “Banner Ad” leva para carregar.
Tendências para esse tipo de marketing de conteúdo hoje envolvem personalização, como a capacidade de fazer com que seus consumidores sintam que sua marca fala diretamente com eles.
Custos de anúncios em banner
Por funcionar em um modelo de leilão, o custo de um banner pode variar de acordo com a rede de display escolhida, tamanho do anúncio, quão competitivo é o termo, a popularidade e natureza do site e muito mais.
Contudo, um estudo do WordStream mostrou que o custo por clique de um Banner Ads na rede de display do Google fica por volta de $0,58 dólares.
Dentre os modelos de pagamento para Banner Ads, os dois principais são:
- Custo por Milhar (CPM): O preço a cada 1000 impressões;
- Custo por Clique (CPC): O preço por cada clique no anúncio.
O primeiro é melhor para percepção de marca e visibilidade, enquanto o segundo é mais útil para campanhas buscando conversões.
Tendo isso em mente, é mais fácil preparar o orçamento e o lance desejado de acordo com as necessidades da sua empresa.
Além disso, outros dois fatores podem influenciar enormemente o custo final da sua campanha: posicionamento e o tamanho do banner.
1. Posicionamento do Banner
A rede de display escolhida para o anúncio deixa que você escolha de maneira transparente em quais sites seu anúncio irá aparecer.
Idealmente, seus anúncios estarão posicionados para a audiência ideal (ao invés de qualquer pessoa na internet) de forma que você consiga o tráfego certo para o seu site – aumentando as chances de conversão em leads e oportunidades para sua empresa.
Com isso em mente, é necessário estudar as capacidades de personalização que a rede de display oferece para controlar isso da maneira correta.
Ainda que os anunciantes consigam ter grande controle sobre em quais sites estão aparecendo, eles não possuem tanto controle sobre ONDE irão aparecer no site. O posicionamento em página fica nas mãos da plataforma de publicação.
Contudo, existem bônus financeiros para posicionar os anúncios em posições mais valiosas, já que os sites hospedeiros recebem uma comissão da rede de display pela exibição de anúncios. De maneira geral, sabe-se que os anúncios em banner funcionam melhor:
- Acima do conteúdo;
- Acima da “dobra”: a primeira parte da página visualizada pelos usuários, sem a necessidade de rolar a tela para ver mais;
- No lado esquerdo da tela (para desktop e tablets).
Para além da posição, estão os tamanhos disponíveis dos banners.
2. Tamanhos padrão de banner
Um dos maiores impactos na efetividade da sua campanha está na escolha das dimensões dos banner ads. O tamanho certo e o design podem ter um impacto enorme na taxa de conversão em clique. Abaixo, os modelos mais comuns (em pixels):
- 300x250px
- 160x600px
- 728x90px
- 300x600px
- 970x90px
- 970x250px
- 336x280px
- 120x600px
- 200x200px
- 250x250px
- 120x240px
- 468x60px
- 234x60px
- 300x1050px
É muito importante saber os tamanhos necessários para seus banners, mas não pense que você precisa utilizar todos eles para gerar resultados – na grande maioria dos casos, basta escolher 2 ou 3.
Criando um Banner Marketing em 5 passos
Tendo entendido os conceitos básicos por trás da criação de um Banner Ads, iremos agora mostrar um passo a passo simples para desenvolver suas primeiras versões. Confira.
1. Incorpore uma Chamada para Ação
A Chamada para Ação (CTA) é uma frase que convida os potenciais clientes a saber mais sobre seu produto ou serviço. Essas são as palavras em tom imperativo que instigam as pessoas a tomar uma decisão, por exemplo: Agende Agora, Comece Já, Entre em Contato Hoje etc.
Adicionar a chamada para ação, normalmente no formato de um botão no banner, é fundamental para aumentar os cliques no anúncio e atrair mais usuários para o seu site.
– Leia também: 10 exemplos de Call to Action (CTA) que geram mais conversões
2. Use palavras-chave
Use as palavras-chave e termos de SEO relevantes para sua empresa, garantindo maior visibilidade online para o seu banner e associando aquela campanha ao seu tipo de produto ou serviço.
3. Foque na simplicidade
Os banners normalmente possuem dimensões pequenas. Na prática, isso significa que não possuem muito espaço. Além disso, eles disputam com outras informações na tela, o que pode tornar a visibilidade e navegação muito poluída.
Chamar a atenção não significa encher o banner de imagens, textos e chamadas para ação. Foque em apenas 1 ou 2 imagens impactantes, uma frase de impacto forte para a campanha e seu CTA. A simplicidade é, muitas vezes, o caminho ideal para chamar a atenção de um usuário.
4. Use imagens de qualidade
Para manter seu banner profissional, os elementos devem conversar entre si e passar confiança. Escolha imagens estáticas ou animadas que sejam de alta qualidade, com boa resolução e de bancos de imagens confiáveis. Dessa forma, o seu banner transmite a mesma autoridade que o site da sua empresa.
5. Ponha sua marca
Não importa se você tem um pequeno ecommerce ou uma multinacional, a percepção de marca é fundamental para relacionamentos com usuários, leads e clientes a longo prazo. É através das cores, fontes e tom da comunicação que as pessoas identificam sua empresa.
Por isso, lembre-se de manter toda a comunicação alinhada com o restante da sua linguagem visual e textual: e-mails, landing pages, site, redes sociais etc.
– Leia também: Brand Voice: o que é e qual a importância da Voz da Marca para o marketing
Dica final de Banner Ads: redirecione para a página certa
Não adianta você criar um anúncio super eficiente se, ao chegar na página seguinte, os usuários perdem o interesse pela sua marca.
Para não perder o investimento nos cliques de anúncio, recomendamos que trabalhe bem sua landing page ou página comercial, apresentando todos os mesmos conceitos, valores e, por fim, aprofundando a oferta feita no banner.
No momento em que o usuário chegar no seu site depois de clicar no banner, ele precisa saber porque está ali, qual a proposta e o que deve fazer em seguida.
– Leia também: Landing page de alta conversão: 8 passos e exemplos para criar a sua
Conte com a E-Dialog na sua estratégia de Bannering Marketing
Caso tenha dúvidas sobre como utilizar anúncios em banner no marketing na sua empresa para gerar mais leads e oportunidades, fale com a E-Dialog. Somos uma agência de Inbound Marketing especializada e temos mais de 10 anos de experiência no mercado.