Muitas empresas podem utilizar seu blog como ferramenta estratégica de posicionamento e comunicação. Entretanto, nem todas vão obter resultados pelo simples fato de possuírem um blog – e algumas organizações não precisam dessa plataforma. Na hora de decidir se uma empresa precisa ou não de um blog, podemos levar em conta os seguintes fatores.
1) Como o público pesquisa? Qual é o perfil desse público?
Questões essenciais. Provavelmente não é uma boa saída criar um blog se o conteúdo não tem procura suficiente. Na maioria das vezes o blog possui conteúdo relacionado indiretamente ao negócio da empresa, o que amplia o leque de temas. Esse não é um fator decisivo mas é importante – o blog pode ter outros objetivos, além de servir como porta de entrada para buscas.
2) A área de notícias do site é satisfatória?
A pergunta serve tanto para a área de notícias quanto para o site em si. Pessoalmente, recomendo não criar um blog apenas para emitir comunicados oficiais – uma área de imprensa ou de notícias soluciona isso com facilidade. O blog implica em interatividade, compartilhamento e conversa – comunicados oficiais, geralmente, não visam tudo isso. O blog pode sim servir como um canal para comunicados institucionais, mas não só isso. Se a estrutura atual do seu site não dá conta do potencial que sua empresa tem de entregar valor em forma de conteúdo, o blog é uma boa saída.
3) O que um blog pode fazer por você que as redes sociais não fariam?
Analisando os fatores acima, este terceiro tópico não pode ser esquecido. Muitas vezes as redes sociais vão dar conta do objetivo da sua empresa na Internet e o blog pode ser dispensado. Essa é uma questão que varia em torno do custo benefício e da capacidade de investimento da empresa.
O blog é uma excelente central de conteúdo, que deveria funcionar integrado às redes sociais e ao site. Entretanto, há casos de empresas que não têm condições de atuar nesses 3 pontos. Cabe compreender quais escolhas trarão os melhores resultados.