Descubra neste artigo como a rede de depilação Pello Menos garantiu um aumento de tráfego orgânico em mais de 500% em meio à crise e veja como estratégias eficientes de SEO podem botar sua marca à frente da concorrência.
É só continuar lendo (mas, caso prefira uma versão resumida, confira este link)
Quem é o Pello Menos?
O Instituto Pello Menos é uma franquia de depilação com mais de 25 anos de mercado. Sua primeira unidade foi inaugurada em 1996 em Copacabana, no Rio de Janeiro. Lançou-se como franquia em 2007.
A empresa é pioneira como instituto especialista em depilação feminina, nasceu inovando e continua trabalhando assim.
Atualmente a franquia conta com mais de 40 lojas espalhadas entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Em 2021 conquistou 4 estrelas no anuário Guia de Franquias 2021/2022, de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a maior colocação entre os concorrentes do mesmo segmento.
História do Pello Menos e E-Dialog
Em 2018, a E-Dialog iniciou o trabalho de marketing digital do Pello Menos. A franquia já contava com um departamento de Marketing, mas sem dedicação exclusiva para o digital.
O objetivo do trabalho com a agência era criar campanhas para toda a rede nacional de franquias. Além da expansão, o Pello Menos buscava ser referência em conteúdo sobre depilação.
Assim, foram criadas estratégias para ampliar a captação de leads e interessados em franquias, além de conteúdos inéditos sobre o segmento, através do blog e site.
Foi no mesmo ano que, através do gerenciamento de técnicas de SEO, foi conquistado o primeiro lugar para a palavra-chave “depilação à cera”, que é justamente o produto essencial da franquia.
Durante a pandemia, o negócio enfrentou mais um desafio: continuar de portas abertas dando segurança aos clientes e franqueados. Em meio à crise e incertezas, o marketing digital se manteve.
O desafio: aumento do tráfego orgânico para a marca
O uso de mecanismos de busca já faz parte do cotidiano das pessoas. Sites como o Google são utilizados para encontrar informações das empresas, preços e informações sobre os produtos e serviços.
Esse comportamento faz parte da jornada de compra do consumidor, se inserir nela é essencial para que o cliente conheça a sua marca.
Atrair usuários sem precisar pagar nada por isso é o sonho de qualquer negócio. Mas como aumentar o tráfego orgânico no site em um momento em que a chuva de informações na internet crescia exponencialmente?
O Pello Menos resolveu continuar investindo no marketing e foi com conteúdos relevantes e com o uso do SEO que conseguiu o seu melhor resultado em 2021.
O aumento do tráfego orgânico ocorreu gradativamente. Através de melhorias e otimizações em SEO, o número de visitantes cresce a cada mês.
Para isso, foi necessário se voltar para o objetivo principal: focar nas palavras que descrevem o seu produto e conseguir visibilidade para elas. Como as franquias atuam em áreas maiores, foi necessário dominar o mercado.
No caso do Pello Menos o foco era ser referência nos seus serviços, principalmente no termo depilação.
A evolução no ranqueamento das palavras-chave foi gradativa. Nos primeiros meses de 2021 foram alcançadas as primeiras posições em termos importantes.
Em comparação a 2020, o site do Pello Menos cresceu 339% em janeiro, 330% em fevereiro, 424% em março, 504% em abril e 398% em maio de 2021.
Blog: um caso de sucesso para tráfego orgânico
O blog é bem mais que uma ferramenta de interação. Além de ajudar a empresa a ter autoridade no mercado e aparecer no topo dos buscadores, ter um blog consistente ajuda a gerar vendas.
Ao publicar conteúdos no seu blog, o Pello Menos tem mais páginas indexadas no Google em comparação com um site comum e hoje as páginas mais acessadas organicamente são de conteúdos que reforçam os serviços da rede de depilação, o que incentiva a procura e coloca a franquia como referência no assunto.
Além do crescimento orgânico do site, como meta, o blog do Pello Menos precisou crescer 5% em acessos a cada mês durante o ano de 2021.
Durante os 8 primeiros meses do ano a meta foi batida. Em agosto foram 88.155 acessos orgânicos ao blog, um crescimento de 5,7%.
2022 e o desafio: Como manter o aumento do tráfego orgânico com tanta concorrência?
Quando os artigos do Pello Menos começaram a crescer, a franquia se tornou referência no assunto de depilação a cera, mas como enfrentar um mercado tão competitivo e de alto custo como a depilação a laser? Um serviço relativamente novo, que atrai a curiosidade dos usuários, mas que ao mesmo tempo gera tanto conteúdo.
A verdade é que mesmo com uma enxurrada de conteúdos semelhantes na internet, o crescimento do orgânico ajudou na construção do relacionamento da marca com os usuários.
As visitas por relevância mostram o bom posicionamento no Google e ao investir em produções de conteúdo e SEO, o Pello Menos apostou não só no resultado imediato, mas em longo prazo.
Afinal, estratégias orgânicas e conteúdos atualizados e otimizados podem trazer resultados hoje e daqui há 10 anos.
Durante os últimos meses de 2021 e os primeiros meses de 2022, o foco do conteúdo passou a ser as otimizações e produções de artigos para os serviços de laser.
Com isso o Pello Menos cresce gradativamente nos termos de maior concorrência voltado para os seus serviços.
Competir organicamente em termos de laser, é o desafio da franquia, que em 2022 alcançou o seu melhor resultado de acessos orgânicos no blog.
Foram 98.875 usuários orgânicos no site no mês de março, desses 92.234 acessos únicos direto no blog.
O tráfego orgânico correspondeu a 92% de todo o tráfego do site no 1º Trimestre de 2022. Além do crescimento de mais de 20% em usuários, novos usuários e sessões, se comparado com o mesmo período de 2021.
Confira o depoimento da Deise do Pello Menos aqui:
Aumento de tráfego orgânico com estratégias de inbound
Quer aumentar o tráfego orgânico no seu site e garantir uma maior geração de leads e oportunidades sem precisar investir em anúncios? Você precisa de uma boa estruturação das suas campanhas de SEO e blog.
A E-Dialog tem mais de 12 anos de experiência no mercado digital e possui diversos cases como o do Pello Menos. Fale com nosso atendimento hoje mesmo e descubra como nossos especialistas podem alavancar o digital do seu negócio.