Veja neste artigo o que são os chatbots, como eles podem aumentar ainda mais a diversidade das suas campanhas de marketing e saiba como um chatbot pode impulsionar os resultados no Inbound em diferentes frentes de uso:
O que são chatbots?
Um chatbot é um programa ou software que automatiza conversação com um usuário. Podem ser programados para diferentes respostas com base nas escolhas ou pedidos.
Por exemplo, um chatbot pode perguntar a um usuário quais aspectos do negócio ele quer saber mais e oferecer uma informação completa com base na resposta.
Chatbots avançados são impulsionados por Inteligência Artificial, mas a maioria dos chatbots são programados com respostas específicas e árvores de conversação específicas.
Inúmeras empresas hoje já fornecem árvores de conversação de chatbots sem a necessidade de conhecimento de programação ou desenvolvimento de sistemas para configurar o serviço.
O Facebook recentemente lançou um estudo mostrando a importância dos bots para as empresas na era digital. Entre as informações, temos que:
- 2 bilhões de mensagens são trocadas entre clientes e empresas todo mês;
- 56% dos usuários preferem enviar mensagens a telefonar para receberem atendimento;
- 53% das pessoas preferem comprar com empresas com atendimento por mensagem.
Ou seja, hoje já há uma transformação clara de comportamento do consumidor. Se antes a maioria das empresas dependia de um serviço de telefonia e ligações para passar credibilidade, agora é cada vez mais importante ter um atendimento por mensagem para garantir respostas mais rápidas e dinâmicas..
O que é marketing de chatbot?
Marketing de chatbot é uma estratégia que usa o software dentro das estratégias do negócio. O conceito ficou popular depois que o Facebook liberou a integração de bots com seu serviço de mensagens (Messenger).
Antes disso, muitos Messengers de páginas no Facebook não eram explorados pelas empresas. Poucos consumidores enviavam perguntas e ainda menos recebiam respostas das empresas.
Uma estratégia de marketing com chatbots garante que as dúvidas dos usuários serão respondidas e, mais do que isso, eles serão redirecionados para algum local mais relevante para sua empresa.
Leia também: Marketing conversacional: o que é, principais benefícios e exemplos
Como usar chatbots no marketing?
Existem diversas maneiras de se aproveitar dos chatbots dentro das estratégias de marketing digital das empresas. A automação é um dos pilares do marketing digital, e poder facilitar e agilizar o atendimento dos consumidores.
Abaixo, algumas opções.
Chatbot para Atendimento ao Cliente
Caso o negócio receba muitos pedidos através de canais de mensagens como o Messenger, um bot pode auxiliar enormemente.
É possível criar um chatbot que auxilie os consumidores a focar em um problema específico de determinada categoria antes de indicá-los a um atendente para conversar ou oferecer a resposta correta.
Chatbot para Vendas
Chatbots podem ajudar a fazer os leads descerem no funil de vendas. Seja para auxiliar na marcação de consultas, agendar reuniões ou coletar e-mails para uma newsletter, esse é um excelente ponto de partida para a jornada do consumidor.
Muitos potenciais clientes não querem ligar ou fazer chamadas, por isso as maneiras de contato e interação mais fáceis e amigáveis podem aumentar as conversões no site.
Chatbot para FAQ
Deixe clientes, leads e usuários perguntarem ao seu chatbot. Programar um bot com opções de perguntas e respostas correspondentes é uma maneira excelente de oferecer informação para a audiência de maneira mais interativa, o que aumenta o tempo de página no seu site e ainda gera outros benefícios.
Também pode ser divertido para os consumidores engajarem com os chatbots, o que os deixa mais próximos da marca em relação aos competidores.
Chatbot para Marketing
Existem muitas táticas distintas de marketing para usar um chatbot. Você pode utilizá-lo como um dispositivo de nutrição de leads, por exemplo.
Basta que, quando uma pessoa quiser receber mensagens do bot, você disponibilize o sistema para continuar a enviar mensagens informativas e úteis para nutri-los em direção à compra ou contratação de serviços.
Essa é uma forma de contato quase tão poderosa que o e-mail marketing, pois torna o contato um-a-um ainda mais intenso com o potencial cliente.
O que não fazer com chatbots
Chatbots são importantes e muito úteis na atualidade, mas demandam certo trabalho e exigem atenção na configuração. Por isso, atente-se a estes dois pontos abaixo:
- Não deixe os chatbots tomarem conta de todas as estratégias de marketing, contato humano é fundamental para uma venda assertiva;
- Não exagere no número de mensagens enviadas pelo chatbot, você não quer sobrecarregar os potenciais consumidores com notificações e informações.
Com essas duas noções em mente, é possível começar a implementar os chatbots nas suas estratégias de marketing e colher os benefícios
Benefícios dos chatbots
Em essência, podemos dividir o benefício dos chatbots nas 5 áreas abaixo:
Economia de tempo e dinheiro
Imagine tentar responder 500 mensagens de consumidores em um só dia e ainda focar em outros aspectos importantes do negócio.
É virtualmente impossível fazer isso e, mesmo que seja possível atender às 500 conversas, existem riscos de erros nas mensagens sem uma padronização eficiente. As empresas não precisam contratar funcionários dedicados a responder perguntas nas redes sociais, então podem relocar recursos para áreas mais importantes.
Além disso, como os bots são praticamente automáticos nas respostas, economizam não apenas o tempo da equipe como também dos próprios usuários e clientes.
Assim, é possível economizar dezenas de horas e milhares de reais por mês com uma automação eficiente.
Geração de leads e receita
Chatbots não só fazem a parte de interação como também coletam informações relevantes para otimizar o suporte.
Por exemplo: perguntar o motivo da visita ao site é uma forma de mensurar aqueles que visitaram o local mas não fizeram uma conversão. Com isso, as empresas podem estipular como incentivar mais conversões em leads no site.
As informações coletadas podem integrar depois o banco de dados da empresa e ajudar o time de vendas a otimizar o próprio atendimento na etapa pós-chatbot.
Direcionamento de usuários para melhores resultados
Nem sempre os usuários ou leads chegam a um site ou página com o direcionamento certo. Na maior parte das vezes, é necessário direcioná-los ao conteúdo correto.
Assim, chatbots são extremamente eficientes na segmentação prévia de informações para essas pessoas, levando-as ao mais assertivo para suas dores e dúvidas.
Quanto mais próximo da resposta correta e mais rápido for, maiores as chances dessa pessoa se envolver com a marca e não escolher um concorrente.
Esse direcionamento pode ser para tudo: sites de vagas de hotéis, passagens aéreas, compras de livros, escolha de pacotes de serviços etc.
Suporte fora do horário comercial
A maior parte das empresas não oferece suporte 24h com atendimento humano, mas problemas e dúvidas podem surgir a qualquer momento.
Chatbots ajudam a superar esse desafio ao funcionarem sem parar, o tempo todo. E na era digital, em que as possibilidades estão a poucos cliques de distância, deixar um usuário sem resposta é permitir que ele vá buscar a informação em outro lugar.
Interação com os usuários de uma maneira única
Inicialmente, as dúvidas dos usuários eram enviadas por telefone, depois vieram os e-mails corporativos e, hoje, redes sociais e chatbots.
Essas novas maneiras flexibilizam e personalizam o atendimento de maneira única. Algumas empresas usam chatbots para permitir pedidos de produtos com emojis, outras dão dicas e informações complementares ao produto ou serviço.
Por exemplo, uma empresa de alimentos dá dicas de filmes que os clientes podem assistir de acordo com as preferências pessoais deles, tudo combinando com o produto em questão.
Essas interações personalizadas marcam a experiência e fazem os usuários e clientes retornarem com mais frequência.
Como começar a usar chatbots?
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