Dúvidas de como anunciar no Instagram? Desenvolvemos um guia completo e disponibilizamos neste artigo para você!
Os anúncios no Instagram começaram a se popularizar em 2016 e, desde então, têm se consolidado como uma das principais formas de divulgação de marca na internet. Em 2024, a plataforma continua evoluindo, oferecendo cada vez mais recursos para engajamento e conversão.
A E-Dialog, agência de Inbound especializada em gestão de redes sociais e gestão de tráfego pago, desenvolveu algumas dicas atualizadas e listou os motivos para você anunciar na plataforma. Confira!
Como anunciar no Instagram?
Confira abaixo um passo a passo de como anunciar no Instagram pelo Meta Ads Manager (Gerenciador de Anúncios do Instagram), Meta Business Suite e diretamente pelo app da plataforma!
1. Anunciar no Instagram pelo Gerenciador de Anúncios (Meta Ads Manager)
- Acesse o Meta Ads Manager: faça login com seu perfil e acesse https://www.facebook.com/adsmanager;
- Selecione o objetivo da campanha: escolha uma opção que permita anunciar no Instagram. As opções são: Impulsionar Publicações, Enviar Pessoas para o Site, Obter Visualizações de Vídeo e
Converter Vendas Online. Certifique-se de que o objetivo selecionado seja compatível com a exibição no Instagram. - Defina o público-alvo: configure as características do público que você deseja alcançar, incluindo idade, gênero, localização e interesses;
- Configure os posicionamentos: na seção de posicionamentos, selecione “Editar Posicionamentos” e marque apenas a opção “Instagram” para que seus anúncios sejam exibidos exclusivamente nessa plataforma;
- Defina o orçamento e cronograma: estabeleça o valor que deseja investir e a duração da campanha;
- Crie seu anúncio: insira o conteúdo do anúncio, incluindo imagens ou vídeos, texto e chamada para ação (CTA).
- Revise e publique seu anúncio: após revisar todas as configurações, clique em “Publicar” para que seu anúncio seja analisado e, posteriormente, veiculado.
– Leia também: Reels para empresas: saiba como utilizar a funcionalidade no seu negócio
2. Anunciar no Instagram pelo Meta Business Suite
- Acesse o Meta Business Suite: acesse https://business.facebook.com. Se ainda não tiver uma conta, crie uma;
- Vincule sua página do Facebook: certifique-se de que sua página do Facebook está vinculada à conta do Meta Business Suite. Vá em “Configurações” > “Páginas” e verifique se ela está listada. Se não estiver, clique em “Adicionar Nova Página”;
- Crie uma conta de anúncios: Em “Configurações” > “Contas de Anúncios”, crie uma nova conta de anúncios, se necessário;
- Adicione sua conta do Instagram: Em “Configurações” > “Contas do Instagram”, adicione sua conta do Instagram para integrá-la ao gerenciador de negócios;
- Crie a campanha: No Meta Ads Manager, clique em “Criar” para iniciar uma nova campanha. Selecione o objetivo da campanha, configure o público-alvo, orçamento e posicionamentos, garantindo que o Instagram esteja selecionado;
- Crie seu anúncio: Insira os detalhes do anúncio, como imagens ou vídeos, texto e CTA.
- Revise e publique: Após revisar todas as configurações, clique em “Publicar” para que seu anúncio seja analisado e veiculado.
3. Anunciar no Instagram pelo aplicativo (Impulsionar publicação)
- Acesse seu perfil comercial no Instagram: certifique-se de que sua conta é comercial. Caso contrário, altere nas configurações do aplicativo;
- Selecione a publicação para impulsionar: escolha uma postagem existente que você deseja promover e clique no botão “Impulsionar” abaixo da imagem;
- Defina o objetivo: Escolha entre opções como “Mais Visitas ao Perfil”, “Mais Visitas ao Site” ou “Mais Mensagens”;
- Configure o público-alvo: Selecione o público que deseja alcançar, podendo ser automático ou personalizado;
- Defina o orçamento e duração: estabeleça quanto deseja gastar por dia e a duração da promoção;
- Revise e impulsione: Após revisar todas as configurações, clique em “Criar Promoção” para que sua publicação seja analisada e promovida.
Dica: Para gerar relatórios detalhados sobre o desempenho de seus anúncios no Instagram, considere utilizar ferramentas como o Reportei.
Seguindo este guia atualizado, você conseguirá gerenciar anúncios eficazes no Instagram em 2024, aproveitando ao máximo as funcionalidades oferecidas pela plataforma.
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Qual a melhor forma de anunciar no Instagram?
Criamos uma tabela para você descobrir qual a melhor forma de anunciar no Instagram de acordo com seus objetivos. Confira abaixo:
Plataforma | Quando Usar | Vantagens | Limitações |
---|---|---|---|
Meta Ads Manager | Campanhas avançadas com objetivos específicos. | Controle total sobre público, orçamento, objetivos e criativos. Análise detalhada de métricas. |
Iniciantes podem ter dificuldades ao criar campanhas. Requer mais tempo para configuração. |
Meta Business Suite | Campanhas simples enquanto administra posts e mensagens. Ideal para pequenos negócios. |
Integração com postagens orgânicas e mensagens. Insights básicos e fáceis de acessar. |
Menos recursos avançados para criar e otimizar campanhas. |
Impulsionar pelo App | Para promover posts de forma rápida. | Extremamente simples e rápido. Recomendado para iniciantes ou campanhas de curto prazo. |
Menor controle sobre público e posicionamento. Limitado em recursos de segmentação. |
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Motivos para anunciar no Instagram
- Segundo a DataReportal 2024, o Instagram possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, e o Brasil continua entre os países com o maior número de usuários. Por isso, é tão eficaz que marcas brasileiras invistam em anúncios na plataforma. Além disso, o Instagram continua sendo uma das redes sociais que mais crescem, especialmente entre as faixas etárias de 18 a 34 anos, um público essencial para marcas que buscam engajamento e conversões;
- Os anúncios no Instagram são criados e gerenciados através do Meta Ads Manager, totalmente integrado ao ecossistema do Meta (Facebook e Instagram). Isso facilita a segmentação, já que os anúncios utilizam os dados de comportamento e preferências do público no Meta para criar campanhas personalizadas. A publicidade pode ser mensurada em tempo real por meio do painel de relatórios do Meta Ads Manager, garantindo que as marcas acompanhem o desempenho das campanhas e ajustem estratégias conforme necessário.
- Mesmo que a segmentação seja baseada nos dados do Meta, é importante lembrar que a maior parte do público do Instagram é composta por pessoas com celulares, em faixas etárias variadas. Você poderá segmentar seus anúncios a partir de dados geográficos, demográficos, interesses, comportamentos específicos ou interações anteriores com sua marca ou site.
Com os anúncios no Instagram, as marcas podem levar os usuários diretamente para seus sites, gerar leads ou até permitir que eles comprem produtos com apenas um clique, por meio de recursos como o Instagram Shopping, por exemplo.
Uma das principais diferenças entre publicar de forma orgânica em um perfil da marca e investir em anúncios patrocinados é o alcance. Enquanto posts orgânicos alcançam principalmente quem já segue a marca, os anúncios permitem atingir novos públicos, ampliando significativamente o alcance e aumentando a visibilidade da marca.
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Conclusão sobre anúncios no Instagram
Saber como fazer anúncio no Instagram é uma estratégia eficaz e uma oportunidade para marcas que buscam expandir sua presença digital, engajar novos públicos e aumentar suas conversões.
Ferramentas como Meta Ads Manager e Meta Business Suite ajudam na tarefa, proporcionando que qualquer negócio encontre uma solução que se adapte às suas necessidades e objetivos.
Nós explicamos aqui como fazer anúncio no Instagram, mas para um gerenciamento de Instagram completo e bem feito, você não pode se esquecer do conteúdo das suas postagens, entre outras estratégias. Por isso, continue explorando nosso blog e transforme suas redes!