Saber como aumentar o alcance no Instagram é fundamental para que sua marca conquiste maior visibilidade e engajamento.
O alcance na plataforma é uma das métricas chave mais importante para entender o impacto de suas postagens.
Neste artigo, vamos explorar o que é o alcance no Instagram e como você pode utilizar estratégias eficazes para ampliar sua presença digital e conquistar mais seguidores e interações. Confira!
O que é alcance no Instagram?
Alcance no Instagram se refere ao número total de pessoas que visualizaram o seu conteúdo na rede, seja em uma postagem, um Story, um Reels ou uma Live. Essa é uma métrica importante para entender a amplitude da visibilidade do seu conteúdo na plataforma.
Existem dois tipos de alcance no Instagram: o alcance orgânico e alcance pago.
- Alcance orgânico: É o alcance gerado sem o uso de anúncios pagos. Isso significa que o seu conteúdo foi visualizado por pessoas que já seguem sua página ou por pessoas que foram expostas ao seu conteúdo através de interações, como compartilhamentos ou curtidas de seguidores.
- Alcance pago: Refere-se ao número de pessoas que viram o seu conteúdo como resultado de campanhas de anúncios patrocinados. O alcance pago é controlado e segmentado de acordo com estratégias de mídia paga.
Atenção: alcance é diferente de impressões! Impressões no Instagram se refere ao número total de vezes que um conteúdo foi visto, ou seja, se alguém visualizar a mesma postagem várias vezes, as impressões aumentarão, mas o alcance permanecerá o mesmo.
Como ver o alcance no Instagram?
Antes de vermos dicas de como aumentar o alcance no Instagram, é importante aprender onde ver a métrica na plataforma.
Primeiramente, para ver o alcance no Instagram, você precisa ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo. Isso porque apenas contas comerciais têm acesso a métricas detalhadas.
Confira abaixo o passo a passo de como ver o alcance pelo celular (app) e pelo computador.
Como ver o alcance no Instagram pelo celular (app)
- Abra o Instagram e vá até o seu perfil;
- Clique no post para o qual deseja ver o alcance (pode ser uma postagem, Reels, ou Story);
- Toque nos três pontinhos (menu de opções) no canto superior direito da postagem (isso varia dependendo da postagem, mas pode estar também no topo do seu perfil ou na tela de Insights);
- Se você estiver olhando uma postagem, toque em “Ver insights”. Se for um Story, toque na opção “Exibir estatísticas”;
- Na tela de Insights, você verá várias métricas, incluindo o alcance, que mostrará o número de pessoas únicas que visualizaram o conteúdo.
Como ver o alcance no Instagram pelo computador
- Acesse o Instagram no seu navegador e faça login;
- Vá para o seu perfil e clique na postagem que deseja analisar;
- Para postagens no feed, você verá algumas métricas ao lado das curtidas e comentários, como “Alcance” e “Impressões”;
- No caso de Stories, você pode ver as métricas de cada história tocando sobre ela no menu de Insights.
– Leia também: Instagram para empresas: veja como usar rede para divulgar seu negócio
7 dicas de como aumentar o alcance no Instagram
Confira abaixo 7 dicas da E-Dialog de como melhorar o alcance no Instagram!
1. Varie seus formatos de conteúdo
Você segue sempre o mesmo padrão de postagem? Posta, normalmente, uma imagem com legenda? Se seus posts têm pouco alcance, isso pode ser uma explicação.
O Instagram desvaloriza postagens repetitivas e favorece a variedade de tipos de conteúdo. Em 2025, o algoritmo está cada vez mais exigente sobre isso. Não se limite a imagens estáticas ou carrosséis, explore também outras funcionalidades próprias do Instagram, como:
- Reels: O Instagram prioriza o marketing de vídeo, principalmente o uso de vídeos curtos e dinâmicos. Os Reels têm um alcance orgânico muito grande, pois são recomendados para um público maior;
- Stories: Utilize interações nos Stories, como enquetes, perguntas, quizzes e stickers. O Instagram valoriza muito o engajamento dentro da ferramenta;
- Lives: Realizar lives de forma consistente também tem sido uma ótima maneira de engajar seu público e aumentar o alcance. As transmissões ao vivo na rede são noticiadas para os seus seguidores, o que ajuda a aumentar a visibilidade.
Poste uma imagem no feed em um dia, um carrossel no outro, um vídeo no Reels, uma sequência de stories interativos… evite se acomodar em apenas um tipo de postagem!
– Leia também: Reels para empresas: confira dicas de como utilizar a funcionalidade em seu negócio
2. Poste com consistência
A regularidade dos seus posts também é um fator importante para aumentar o alcance no Instagram. O algoritmo favorece contas que publicam com consistência, pois isso mostra comprometimento em manter sua comunidade engajada.
Isso não quer dizer postar várias vezes por dia, mas sim ter uma frequência regular que seu público possa esperar. Isso ajuda a manter seu perfil ativo e relevante.
3. Poste nos melhores horários
O comportamento do público no Instagram tem mudado, e os horários de pico de engajamento variam conforme o segmento e o público-alvo.
O algoritmo do Instagram agora é mais inteligente em prever quando os seus seguidores estão mais ativos, então, faça uso dessa informação.
Se você gerencia uma página voltada para um público específico, como adolescentes, jovens adultos ou profissionais, poste nos horários em que seu público-alvo está utilizando mais a rede.
Use os Insights do Instagram para verificar quando seus seguidores estão online. Se você tem um público internacional, considera sempre os fusos horários.
Postar no horário certo aumenta as chances de seu conteúdo gerar mais interações, impactando diretamente no seu alcance.
4. Utilize hashtags estrategicamente
O uso correto de hashtags pode aumentar o alcance do seu conteúdo no Instagram. Elas ajudam a expandir a visibilidade das suas postagens além dos seus seguidores diretos.
Para aumentar seu alcance, é importante usar hashtags relevantes e específicas para o seu nicho. Evite usar hashtags muito populares, pois seu conteúdo pode se perder em meio à grande quantidade de postagens. Em vez disso, combine hashtags populares com outras mais segmentadas, que são relevantes para sua audiência.
Além disso, o Instagram permite até 30 hashtags por post, mas o ideal é escolher até umas 5 hashtags que realmente tem relação com o seu conteúdo
5. Otimize suas imagens e vídeos
Em 2025, o Instagram ainda prioriza a experiência do usuário. Imagens e vídeos com resolução muito alta ou mal otimizadas podem prejudicar o desempenho do seu conteúdo.
Por isso, ajuste o tamanho das imagens e vídeos para que elas carreguem rapidamente e se ajustem aos formatos recomendados para cada tipo de post, seja feed, Stories ou Reels. Quanto mais ajustadas e otimizadas, mais chances do algoritmo reconhecer a relevância da postagem e distribuir para mais pessoas.
Também se lembre de usar o formato adequado para cada tipo de postagem. Por exemplo, o tamanho de uma imagem e vídeo para o feed é diferente dos Stories ou Reels. Verifique sempre as dimensões recomendadas para garantir uma boa exibição do conteúdo.
– Leia também: Como fazer vídeos no Instagram? Passo a passo da E-Dialog para você!
6. Patrocine seus posts
Uma dica boa de como aumentar o alcance de forma mais rápida é patrocinando seus posts no Instagram.
O Instagram tem reduzido o alcance orgânico de posts não patrocinados, especialmente para marcas que buscam atingir um público maior e mais segmentado.
Um pequeno investimento diário pode fazer uma diferença enorme, pois o algoritmo favorece posts pagos que geram engajamento, aumentando a exposição para mais pessoas fora do seu círculo de seguidores.
Além disso, ao investir em anúncios, você consegue segmentar melhor seu público, garantindo que sua mensagem chegue às pessoas certas, no momento certo.
7. Engaje com seu público
O Instagram valoriza cada vez mais o engajamento genuíno. Responder comentários, curtir postagens de seus seguidores, responder DMs e interagir com outros perfis são ações que ajudam a aumentar a visibilidade do seu conteúdo.
Ao criar interações autênticas, seu perfil é visto como mais relevante, e o algoritmo tende a favorecer seu conteúdo.
Ah, fazer perguntas nas suas postagens é uma ótima forma de incentivar incentivar comentários e envolver seus seguidores. Quanto mais interações, maior o alcance da sua postagem.
– Leia também: UGC (User-Generated Content): o que é e como usá-lo para vender mais
Cases de sucesso da E-Dialog
Agora que você já sabe como aumentar o engajamento no Instagram, vamos te mostrar alguns cases de sucesso da nossa agência na área. Confira!
- AutoGestor A E-Dialog desenvolveu estratégias para a AutoGestor, incluindo posts nas redes sociais. Foram feitos anúncios segmentados no Instagram e outras redes, visando aumentar o alcance das postagens, para então atrair revendas e aumentar as oportunidades de negócio;
- Bamaq Mercedes-Benz: A estratégia para a Bamaq Mercedes-Benz incluiu a criação e divulgação semanal de artigos no blog e postagens nas redes sociais, com foco em modelos de veículos e conteúdos que reforçassem o reconhecimento da marca. Essas ações contribuíram para o aumento significativo do tráfego no site e das vendas originadas digitalmente;
- Contas Online: A E-Dialog gerenciou as redes sociais da empresa, como Facebook e Instagram, divulgando os conteúdos sobre gestão financeira publicados no blog, com o objetivo de descomplicar o tema e atrair um público interessado;
- Mais Consultoria: Para a Mais Consultoria, a E-Dialog estruturou campanhas mensais focadas em serviços específicos, utilizando anúncios no Facebook e Instagram, além de outras estratégias. Essas ações resultaram em um aumento no alcance das constas e nas oportunidades geradas.
– Leia também: Marketing digital para Instagram: 6 dicas para melhorar sua presença na rede
Conte com a E-Dialog!
Agora que você sabe como aumentar o alcance no Instagram, é hora de aplicar essas dicas e impulsionar a visibilidade do seu conteúdo.
Com práticas como a variação de formatos, postagens consistentes e o uso de anúncios segmentados, sua marca tem tudo para alcançar mais pessoas e gerar mais engajamento.
Se precisar de ajuda especializada para atingir esses resultados, conte com a E-Dialog. A E-Dialog é uma agência de Inbound especialista em gestão de redes sociais e gerenciamento de Instagram. Estamos prontos para ajudar a sua marca a crescer na rede de forma estratégica e eficaz!