Querendo vender carros online com maior assertividade? Saiba que pode aplicar algumas estratégias de marketing para sua concessionária e garantir melhores oportunidades. Confira agora um guia detalhado sobre o assunto.
Vender carros online com inbound – Como fazer
Neste artigo, iremos estruturar as estratégias de marketing com base em um funil de vendas, saindo de campanhas de topo de funil para as campanhas de fundo.
Além disso, iremos adicionar alguns cases de sucesso para te mostrar os resultados possíveis com o inbound.
Estruturação do Funil de Vendas como estratégia para concessionárias
Vender carros online não é magia, mas também não é fácil. Para garantir resultados sólidos a curto, médio e longo prazo, sua concessionária precisa ter todas as etapas do processo de venda bem estruturadas.
Isso significa montar um bom funil de vendas.
Os próximos exemplos já terão no nome qual a etapa do funil de vendas. Mas a primeira estratégia deve ser, justamente, organizar todos os passos e garantir uma boa jornada do consumidor dentro da sua comunicação.
Só é possível entender os resultados gerados e melhorar as campanhas quando todos os procedimentos são mapeados e acompanhados regularmente: anúncios, e-mails, blogs, redes sociais etc.
E quais são os resultados possíveis? Uma concessionária de máquinas de linha amarela nos mostra o poder do inbound.
Case de exemplo
A Bamaq Máquinas é uma empresa do grupo FPT Industrial e estava perdendo espaço para concorrentes em diversos estados do Brasil. Alguns desses concorrentes, inclusive, eram menores e mais novos no setor.
Para recuperar o espaço, a empresa decidiu investir no digital e estruturar sua presença de maneira sólida pela primeira vez.
Os resultados nos primeiros três meses mostram como o inbound é fundamental para identificar novos nichos. A empresa teve 7,6% das vendas vindas do digital em junho, 6,6% em julho e 7,8% em agosto. Um ganho enorme para uma área que até então não estava organizada e não gerava vendas.
A Bamaq também viu vendas pelo digital logo no primeiro mês que começou a implementar o inbound, já recuperando o investimento nas estratégias.
Topo de funil – SEO e blog para concessionárias
Quem acha que concessionárias não podem ou não devem ter blogs está equivocado. É possível se beneficiar enormemente com essa estratégia de inbound.
Primeiro porque o blog ajuda a ranquear melhor o seu site para diferentes palavras-chave relacionadas ao tema. E depois porque amplia o número de usuários acessando o site, o que consequentemente aumenta o número de leads e por aí vai.
O blog também gera relevância para a concessionária, que passa a se posicionar como autoridade no setor. Isso pode ser feito com dicas de automóveis, conservação de veículos, manutenção e muito mais.
Case de exemplo
No caso da Bamaq Mercedes, no primeiro mês de estruturação do inbound com ações de topo de funil voltadas para SEO tivemos um resultado extremamente positivo. Vimos um aumento em 99,72% nos acessos do site já no primeiro mês de estratégia no ar.
Essa foi só uma das ações realizadas pela E-Dialog para a Bamaq Mercedes, mas mostra o poder do inbound quando realizado da maneira correta.
Meio de Funil – Quiz de Qual é o carro
Uma forma interessante de segmentar os leads usando um material interativo é através de um quiz. Nesse caso, ao invés de simplesmente perguntar para o usuário ou lead qual o carro do interesse, você pode criar um quiz para gerar um resultado com base nas respostas e perfil dos interessados.
Dessa forma, varia sua estratégia de captação de leads, se aproxima das pessoas de uma maneira mais lúdica e ainda tem uma mensuração mais direta sobre qual o interesse do público nos veículos sugeridos.
O quiz é uma estratégia interessante porque dá ao usuário uma participação ativa no consumo do conteúdo. Isso aumenta as chances de conversão por duas razões:
- Diferencia seu material da concorrência;
- Quem interage diretamente com seu conteúdo já demonstra mais interesse no que tem a dizer e está mais propenso a ouvir outras propostas e consumir mais materiais.
E com um bom fluxo de automação seguido do quiz, sua empresa garante que os interessados serão nutridos em uma sequência de e-mails estratégica e personalizada.
Case de exemplo
A Automax Fiat investiu, junto com a E-Dialog, nessa estratégia de captação de leads e obteve resultados excelentes. Foram 600 visitantes, 211 leads ativos na landing page e uma taxa de abertura de até 30% no fluxo de e-mails.
E 22% das oportunidades totais geradas para a Automax vieram das estratégias de inbound, incluindo esse quiz.
Fundo de funil – Campanha de anúncios em redes sociais
Uma parte importante do segmento de concessionárias é o uso de anúncios para prospectar leads quentes (no fundo do funil). Contudo, não basta botar dinheiro em qualquer publicação e esperar que milagrosamente as vendas ocorram.
É necessário estruturar e segmentar os anúncios com base nas personas da marca, com base no público da região e nas informações disponíveis.
Anúncios são uma área delicada e, sem um estudo aprofundado, podem ser uma fonte de prejuízo financeiro e não de oportunidades. Mas quando são feitos da maneira correta, podem alavancar enormemente as vendas geradas.
Uma maneira eficiente de usar campanhas nas redes sociais é com anúncios em vídeos. Esse foi, inclusive, um dos nossos destaques aqui na E-Dialog.
Case de exemplo
A Delta Fiat é uma concessionária que já está com a E-Dialog há alguns anos. Em uma de nossas campanhas mais estratégicas e eficientes, geramos mais de 1,5 milhão de reais em receita com apenas 1000 reais investidos em anúncios, incluindo uma campanha que vendeu 2 carros online em um único dia com o uso de um vídeo no Facebook.
Para isso, claro, foi necessário entender as dores e necessidades da persona da Delta e compreender qual segmentação seria mais eficiente para o anúncio.
Fundo de Funil – Campanha de lista de espera
Um excelente gatilho para vender carros online é a escassez. Quando as pessoas percebem uma oportunidade única para garantir um negócio, ficam mais propensas a comprar e não adiar a decisão.
Por isso, uma campanha com lista de espera para um novo lançamento pode gerar oportunidades de venda muito assertivas para concessionárias.
Essa campanha de lista de espera também fortalece o gatilho de prova social, já que as pessoas passam a ver na competição e expectativa de outros compradores e interessados uma forma de validação da qualidade do produto.
Case de exemplo
Aqui na E-Dialog usamos a campanha de Lista de Espera com a Delta Fiat em 2021, para o lançamento do Fiat Pulse. E o resultado foi excelente! Tivemos 12% de conversão de visitantes em leads e quase 95% dos leads que vieram de um único e-mail enviado na plataforma do RD Station.
Além disso, nesse ano a Delta Fiat foi eleita sete vezes consecutivas como líder de vendas em Juiz de Fora, comprovando como um trabalho de inbound bem estruturado pode afetar positivamente as vendas das concessionárias, ainda que estejamos falando de um produto de venda complexa.
– Leia também: Marketing automotivo em evolução: 5 tendências que você precisa conhecer
Vender carros online não é difícil com a ajuda certa
Se você quer impulsionar as suas vendas e garantir bons resultados sem dores de cabeça, é necessário contar com a ajuda de especialistas. A E-Dialog tem mais de uma década de experiência em marketing digital e conta com grandes cases de sucesso no ramo de concessionárias.
Caso queira saber mais sobre nossos serviços e sobre como o inbound pode te ajudar a vender mais carros online, fale com nossa equipe ainda hoje.