A Black Friday é um termo criado no varejo dos Estados Unidos e adotado pelo e-commerce brasileiro em 2010 para aumentar as vendas de final de ano, sempre oferecendo descontos imperdíveis em produtos.
Ela sempre acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças (feriado muito popular nos EUA). Muitas lojas físicas também começaram a aderir à data, mas a maioria do público aproveita os e-commerces para comprar o que precisam ou o que mais chama atenção.
Neste ano a Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro e a E-Dialog trará dicas de como vender mais na Black Friday.
Como vender mais na Black Friday
Vender mais na Black Friday exige mais do que apenas expor sua marca e seus descontos, é necessário estruturar uma série de ações e estratégias para garantir:
- atração de um novo público;
- uma boa percepção de marca;
- experiência de navegação e compra fluida;
- pós-vendas bem planejado.
A seguir, iremos explorar com mais detalhes algumas dessas dicas.
#1: Seja honesto nos preços
Não seja aquela empresa que vende produtos na Black Friday pela “metade do dobro”. Tenha uma comunicação honesta com seus clientes.
Antes dessa data as pessoas já pesquisam os preços na internet, adquirem noção dos valores dos produtos que querem e, portanto, prejudica muito aumentar os valores para depois dar um super desconto só para sair com a mesma margem de lucro.
Você deve oferecer o que conseguir, e a coerência é fundamental para garantir que os consumidores voltem a comprar com você outras vezes.
#2: Tenha o selo Black Friday Legal
A sua empresa pode ter o Selo Black Friday Legal. Isso traz mais credibilidade para o consumidor que passa a saber que a loja realmente existe e é certificada pelo governo.
O selo é concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e identifica as empresas que aderiram ao Código de Ética da iniciativa, comprometendo-se com as boas práticas de e-commerce, e que foram aprovadas no processo de avaliação da Câmara.
São verificados, entre outros pontos, se o site disponibiliza aos consumidores informações como CNPJ, Razão Social, endereço completo e formas de contato, conforme Decreto Nº 7.962/2013 do comércio eletrônico.
#3 Prepare seu site e verifique o seu estoque
É comum que em grandes promoções os servidores caiam e o site fique instável. O consumidor fica com medo de comprar por não se sentir seguro na navegação e por isso desiste da compra.
Portanto, verifique o seu site e o estruture para a Black Friday. Confira com seu provedor de hospedagem ou empresa responsável pela manutenção qual o volume máximo de acessos simultâneos suportado e descubra se um aumento considerável pode travar os servidores.
As páginas de seleção, carrinho, check-in e pagamento devem estar todas funcionando bem e seu site precisa do selo SSL em dia para dar uma navegação mais segura aos novos clientes.
Faça também uma análise de estoque para ver quais produtos entrarão na promoção e quantos % de desconto cada um terá.
#4 Use o e-mail marketing para vender
O e-mail é uma maneira muito eficaz de alavancar as vendas nessa data, pois ele gera tráfego para seu site. Como a Black Friday acontece no final de novembro, muitas pessoas já garantem os presentes de Natal na ocasião.
Por isso, é importante escolher os descontos certos, nos produtos certos e não tentar enganar o consumidor no assunto do e-mail prometendo um desconto e oferecendo outro no site. Seja criativo para atrair a atenção do consumidor no meio de tantas ofertas, mas vá direto ao assunto.
Modelo de e-mail marketing para vender mais na Black Friday
Preparamos um pequeno exemplo para você poder se inspirar na hora de criar a sua campanha.
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- Sugestão de conteúdo: Olá, [NOME], tudo bem? A Black Friday chegou e está na hora de acessar nosso site e conferir as promoções incríveis que preparamos para você. São dezenas de produtos especiais com condições imperdíveis que só valem por hoje. Temos itens na loja por metade do preço! Acesse agora e confira, estamos esperando por você.
Esse conteúdo pode ser mais ou menos extenso de acordo com as necessidades de cada empresa. A mensagem também pode estar dentro de uma imagem promocional para tornar o e-mail mais dinâmico, tudo depende da capacidade de execução da sua equipe.
Lembre-se de adequar a linguagem, o tom e os gatilhos mentais de acordo com a sua persona.
#5 Tenha um site responsivo
Hoje em dia um e-commerce que se preza deve possibilitar a compra de um produto através do celular. O consumidor precisa ser capaz de abrir o e-mail e a página com facilidade, podendo visualizar imagens, teclas, produtos, texto e botões, sem nenhum problema de exibição.
A experiência entre o e-mail e a página do produto tem que ser ininterrupta e fluida, tanto em experiência quanto em comunicação (imagem e texto).
#6 Comece a campanha uma semana antes
Uma maneira eficiente de garantir que as pessoas saibam sobre sua promoção de Black Friday é através de uma estratégia que começa ao menos uma semana antes.
Crie uma sequência de publicações nas redes sociais e no seu e-mail (além dos outros canais de comunicação que tiver disponível) para gerar expectativa nos consumidores.
Um ponto importante é alinhar os clientes ao que irá oferecer. Não trabalhe toda sua mídia dizendo que “este desconto vai mudar sua vida” se puder oferecer apenas 5% nos produtos.
O ideal é comunicar que sua empresa fará parte da Black Friday e estimular os consumidores a continuarem acompanhando as redes para saberem mais.
Se o seu time comercial tiver informações com antecedência, pode ser interessante divulgar previamente quais os descontos do dia, de maneira que os potenciais consumidores já irão determinar se estão interessados ou não.
Use contagem regressiva para a data, foque bastante nos gatilhos mentais e não tenha receio em investir em anúncios na semana anterior ao evento: você só pode vender mais se as pessoas estiverem cientes de que sua marca existe.
#7 Ofereça promoções prolongadas
Quem quer vender mais na Black Friday pode pensar em campanhas de reengajamento de clientes que não fecharam no dia.
Uma maneira de fazer isso é usar a base de pessoas que abandonaram o carrinho para disparar uma sequência de e-mails retomando o contato.
Dessa forma, você consegue gerar mais vendas após a data. Óbvio que, para isso, deverá ter alguma condição especial como frete grátis ou novos descontos para justificar o interesse do potencial cliente.
Não vai adiantar chamar para uma conversa uma pessoa que desistiu da compra por não achar o desconto bom o suficiente e dizer que, depois da Black Friday, ela ainda pode comprar o produto, mas sem o percentual descontado.
Um jeito temático de colocar essas promoções tardias é com queimas de estoque de produtos que estão para acabar, o que adiciona o gatilho mental de escassez à sua comunicação.
O prolongamento da Black Friday deve ser visto como um grande valor que sua marca está gerando para os clientes.
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