Se você quer saber como vender pelo Whatsapp, está no caminho certo!
A pesquisa de mensageria móvel mais recente, realizada em 2024 pelo Mobile Time e Opinion Box, revelou que o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros e que 83% dos usuários o utilizam para se comunicar com empresas.
No entanto, nem sempre é fácil converter contatos no WhatsApp em vendas. Aqui, os principais pontos de atenção são: utilizar o Whatsapp Business – versão da ferramenta para empresas – além de oferecer um atendimento personalizado com resposta rápida para o consumidor, divulgar seu número nos canais certos e conseguir contatos.
Continue na leitura para saber tudo sobre como vender no WhatsApp. Confira as dicas e boas práticas para usar a rede social com um viés comercial!
4 dicas de como vender pelo Whatsapp
Confira a seguir as principais dicas de como vender pelo Whatsapp. Se preferir, assista o vídeo exclusivo que fizemos sobre o assunto:
1. Utilize o WhatsApp Business
Uma das principais dificuldades de usar o Whatsapp comercialmente é misturar o contato pessoal com o comercial. Corre o risco de abrir uma mensagem de trabalho fora do horário e depois esquecer de respondê-la, ou ainda estar sempre trabalhando. Então, a dica principal de como vender pelo Whatsapp é ter uma conta Business.
Para criar uma conta no WhatsApp Business, primeiro faça o download do aplicativo. Ao abrir o app, siga as instruções para registrar um número exclusivo para a conta comercial, insira o nome da empresa e configure o perfil com uma descrição, horário de atendimento e endereço.
O Whatsapp Business oferece muitos recursos importantes para comércio, como coleta de dados, automação de mensagens e a possibilidade de criar um cardápio online.
Outra vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de organizar os seus contatos de acordo com a jornada de compra e, dessa forma, enviar conteúdos mais assertivos, para cada um dos seus clientes por meio da lista de transmissão. Também é possível utilizar etiquetas personalizadas para classificar os contatos, facilitando a gestão dos clientes.
Abaixo vamos falar melhor sobre essas duas funcionalidades, o cardápio online e a lista de transmissão. Além de um novo recurso: os anúncios no WhatsApp Business.
Cardápio
Sem baixar mídias, seus clientes podem conhecer cada um dos itens que você tem disponível com fotos e especificações no recurso de cardápio do WhatsApp. Assim, podem decidir o que querem pedir e logo fechar o pedido, tornando todo o processo mais rápido.
Para pequenas e médias empresas que não possuem um site próprio, esse recurso é realmente útil para apresentar as soluções ao consumidor.
Além disso, o catálogo pode ser atualizado constantemente, garantindo que seus clientes tenham acesso às informações mais recentes.
Para adicionar o catálogo ao seu WhatsApp Business, vá em “Configurações” > “Ferramentas Comerciais” > “Catálogo”. Faça o upload da imagem do produto, preencha com a descrição do item, preço e link para compra online, se houver.
Listas de transmissão
Como mencionado, é possível segmentar os seus contatos e enviar mensagens direcionadas para o momento no qual o seu cliente se encontra na jornada de compra.
Assim, é possível falar a coisa certa para as necessidades daquela pessoa. Mas, lembre-se de ponderar bastante a frequência e o tipo de conteúdo a ser enviado para não sobrecarregar e repelir o público.
Vale destacar que as mensagens só são recebidas por contatos que têm o seu número salvo, então, incentive os clientes a adicionarem seu contato.
Você pode utilizar a lista de transmissão para divulgar ofertas exclusivas, lembretes de produtos no carrinho, novidades e lançamentos e para dar boas-vindas a novos clientes, por exemplo.
Anúncios no WhatsApp Business
Uma funcionalidade poderosa do WhatsApp Business é a possibilidade de criar anúncios patrocinados no Facebook e Instagram direcionados diretamente para o seu número no WhatsApp. Esse tipo de campanha é uma ótima forma de como vender mais pelo Whatsapp, pois é ideal para atrair novos contatos e gerar conversões rápidas.
Ao configurar um anúncio no Gerenciador de Anúncios do Facebook, você pode definir o WhatsApp como destino da campanha, criando um botão de “Enviar Mensagem” que direciona o usuário automaticamente para o seu chat. Essa estratégia é especialmente útil para negócios que precisam de interações rápidas e diretas com o cliente.
Além disso, os anúncios podem ser segmentados com base em localização, interesses e comportamento, garantindo que sua mensagem chegue ao público certo. Para maximizar os resultados, certifique-se de que sua mensagem inicial seja atrativa e convide o usuário a interagir com a empresa.
– Saiba mais em: Como anunciar no WhatsApp Business? Tutorial completo para atrair clientes
2- Ofereça um atendimento personalizado e seja ágil
A palavra de ordem das redes sociais é: agilidade. Se você abre o WhatsApp como canal de comunicação, o mínimo que o consumidor espera é uma resposta rápida. De acordo com pesquisas recentes, 53% dos clientes esperam resposta em até uma hora. Então, tenha sempre um profissional pronto para fazer o atendimento por esse meio.
Sabemos que você não estará disponível 24 horas por dia. Nesse período de ausência, configure uma mensagem automática informando o horário de atendimento e tranquilizando o público de que em breve alguém entrará em contato. É legal também utilizar mensagens personalizadas para horários específicos, como feriados e finais de semana.
É fundamental que esse contato direto entre consumidor e marca seja bem estabelecido. Atenda o cliente de forma educada, clara e concisa, tendo atenção ao que ele tem a dizer — inclusive críticas e reclamações. Lembre-se de que uma boa experiência no atendimento pode gerar fidelização e recomendações espontâneas.
Por fim, considere implementar o WhatsApp API em casos de alto volume de interações, permitindo automatizar processos e integrar o atendimento com outros canais.
– Leia também: Automação para WhatsApp Marketing: o que é e principais benefícios
3. Invista em divulgação
Para que os seus clientes cheguem até o seu WhatsApp, eles precisam saber que esse meio de comunicação existe. Então, não abra mão das outras redes sociais e das melhores práticas de marketing digital omnichannel para bombar as vendas no WhatsApp.
Insira um link do WhatsApp na bio do Instagram e outras redes sociais, também adicione em seu site, e-mail marketing e Google Meu Negócio. Divulgue o contato em postagens, anúncios patrocinados e stories, e direcione os comentários e mensagens inbox para o seu número.
Além disso, use QR Codes em pontos físicos ou materiais impressos para facilitar o acesso ao seu WhatsApp.
4. Consiga contatos
Por fim, a última dica para você que quer saber como vender pelo WhatsApp é: amplie a sua lista de contatos. Mas é muito importante destacar que esses números devem ser conquistados e não pegos sem consentimento. Ou seja, faça com que o cliente queira fornecer o próprio WhatsApp de forma espontânea.
Isso pode ser feito por meio de uma landing page que ofereça um benefício, como e-books, vídeos exclusivos ou checklists. Outra estratégia é a liberação de cupons, sorteios ou acesso antecipado a lançamentos.
Além disso, use links diretos para o WhatsApp em campanhas de marketing e eventos offline. Essas estratégias chamam a atenção dos consumidores, e a consequência será a conversão desses contatos em vendas.
– Leia também: Como vender pelas redes sociais? Dicas para tornar seguidores clientes
Conclusão sobre como vender no Whatsapp
Conseguir realizar vendas pelo WhatsApp requer uma combinação de boas práticas, atendimento ágil e estratégias de divulgação eficazes. Utilizar funcionalidades como listas de transmissão, catálogos de produtos e anúncios patrocinados pode impulsionar seus resultados, transformando o aplicativo em um poderoso canal de vendas.
Se precisar de ajuda para estruturar uma estratégia completa de como vender pelo WhatsApp Business ou como vender no marketing digital geral, conte com a E-Dialog! Somos uma agência especializada em Inbound Marketing e gestão de redes sociais, prontos para apoiar seu negócio na criação de campanhas que geram resultados reais.
– Leia também: Como vender pelo Instagram? Dicas e tutorial de como criar uma loja na plataforma