Uma consultoria de Inbound Marketing pode alavancar os resultados de uma empresa. Mas muitos ainda não entendem como funciona essa contratação. Neste artigo, esclarecemos algumas das principais dúvidas em relação ao serviço. Confira!
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é a metodologia de geração de leads e oportunidades para o time comercial através de campanhas voltadas para um melhor relacionamento com os potenciais consumidores.
Isso é feito através da estruturação de um funil de vendas mais longo e completo, buscando potenciais compradores muito antes da etapa de decisão de compra e mantendo uma comunicação aberta, relevante e educativa com eles por todo o processo.
Dessa forma, é possível filtrar melhor os potenciais clientes ao longo das etapas, selecionando apenas aqueles com maior identificação com a sua empresa, o que reduz as chances de reclamações, estornos e churn, por exemplo, e diminui os gastos com anúncios e captação de oportunidades mais qualificadas, já que há um processo de atração orgânico e automatizado.
O Inbound, então, é definido como o marketing de atração, em que as empresas se posicionam e se comunicam com os leads, mas esperam que eles tomem as decisões (mapeadas e direcionadas, nunca ao acaso) para melhorar a relação entre o consumidor e a marca.
– Leia também: 5 exemplos de Inbound Marketing aplicados na prática
Quais resultados esperar do Inbound?
O Inbound Marketing é uma estratégia que inverte a lógica do marketing tradicional, atualmente chamado de Outbound Marketing, em que a comunicação parte exclusivamente das empresas para convencer os consumidores a tomar uma ação, também é altamente quantificável e metrificado.
Pense dessa forma: o Outbound pode ser entendido como uma campanha publicitária de panfletos em frente a uma loja ou um outdoor em ponto movimentado – é até possível estimar o contato do público com a mensagem, mas você não tem os números exatos de todos que interagiram com a sua mensagem, que realmente se interessaram por ela e nem sabe o que fizeram depois de entrar em contato com seu conteúdo.
Já o Inbound, graças às ferramentas de Inbound Digital disponíveis no mercado, consegue acompanhar todos esses dados.
Assim, você pode entender melhor sua taxa de abertura de e-mails, taxa de clique em e-mails, número de acessos no seu site (incluindo uma diferença entre os acessos orgânicos e pagos), número de exibições de anúncio, número de cliques em anúncio e as taxas de retorno sobre o investimento (ROI) geradas.
Falando de resultados, cada empresa determinará, de acordo com suas necessidades de mercado, quais são os principais objetivos, mas podemos citar como os principais:
- Maior percepção de marca e colocação no mercado;
- Aumento da geração de leads para o funil de vendas;
- Aumento da geração de oportunidades para o time comercial;
- Melhor qualificação e conversão de leads em oportunidades;
- Diminuição do custo de aquisição de cliente (CAC).
– Leia também: Outbound e Inbound Marketing: descubra a diferença entre as estratégias
Como funciona uma consultoria de Inbound Marketing
Botar em prática uma estratégia de Inbound Marketing completa pode ser extremamente desafiador. Por conta disso, muitas empresas buscam profissionais e agências capazes de lidar com as demandas complexas do setor.
Mas como isso funciona na prática? Podemos dividir o trabalho de uma consultoria de Inbound em algumas fases.
1ª fase: Briefing
Na primeira fase da consultoria, há uma conversa e troca de informações entre os profissionais de marketing e os responsáveis pelo contato dentro das empresas.
É nesse momento que são realizadas entrevistas para poder mapear as principais necessidades, demandas e desafios do marketing para os próximos meses.
Também são alinhadas as expectativas e definidos os parâmetros de avaliação de desempenho do trabalho. Isso é fundamental para garantir uma comunicação clara a respeito dos próximos passos e sobre como o trabalho será julgado por ambos os lados.
A 1ª fase costuma ocorrer na entrada da empresa na agência.
2ª fase: Planejamento
A 2ª fase da consultoria já envolve o planejamento da estratégia de Inbound Marketing e a definição das primeiras campanhas com base no briefing gerado pela 1ª fase.
Ou seja, após reunir todas as informações necessárias, os profissionais de marketing documentam e preparam as estratégias e campanhas para começar a rodar.
Algumas das tarefas nessa fase incluem: definição de persona, mapeamento do funil de vendas, contratação de ferramentas de gerenciamento de leads, implementação de CRM, definição das primeiras campanhas, produção de material gráfico, definição de documento de identidade visual e outras mais.
Quando as empresas aprovam essa etapa, o projeto pode começar a rodar.
3ª fase: Execução das estratégias do planejamento
A terceira fase é a execução das estratégias de marketing digital em si. Nesse caso, são rodados os anúncios em Google Ads e Facebook Ads, são produzidos os blogs para site, feitas otimizações de SEO (otimização de site), disparados e-mails marketing, geradas publicações para redes sociais e muito mais.
Todo esse material gera informação que é então compilada em um banco de dados e em relatórios que serão posteriormente compartilhados com as empresas e com os responsáveis.
4ª fase: Relatórios e reuniões de acompanhamento
A 4ª fase é onde ocorrem os relatórios e reuniões de desempenho mensais para mensurar os resultados das campanhas. Quais foram os sucessos e quais foram os fracassos? Haverá aumento de verba para anúncios? A empresa teve alguma mudança em seu produto ou serviço que exija uma alteração da comunicação e das estratégias?
Tudo isso é discutido na reunião de relatório e, a partir daí, os profissionais de marketing recomeçam o ciclo a partir da fase 2. Em muitos casos, dão apenas continuidade aos projetos e já partem para a fase 3 de execução.
– Leia também: O que é Flywheel Marketing? Conheça o novo jeito de pensar o Inbound
Por que contratar uma consultoria de Inbound Marketing?
Como é possível perceber através deste artigo, o Inbound Marketing não é uma área simples. Existem muitas tarefas, métricas e ferramentas para acompanhar. Por conta disso, contratar uma consultoria de Inbound Marketing pode ser a saída certa para as empresas.
Além disso, a contratação de uma consultoria também elimina a necessidade de contratar e treinar uma equipe de marketing interna. O que, no papel e na prática, sai muito mais caro que terceirizar essa equipe.
Complementar a isso, os profissionais contratados possuem ampla experiência na área e a capacidade de adaptar e melhorar as estratégias disponíveis de acordo com as necessidades do seu negócio.
Contudo, cuidado ao selecionar a consultoria. Peça referências e exemplos de clientes reais. Muitas agências prometem mais do que conseguem entregar e isso pode prejudicar a sua imagem e gerar prejuízos.
Como escolher a agência/empresa ideal?
A melhor maneira de contratar uma agência de Inbound Marketing é conferir os cases de sucesso disponíveis.
Uma agência que realmente traz resultados os apresenta na forma de estudos disponíveis em seu site e em outras plataformas demonstrando como foram capazes de colocar o conhecimento em prática e gerar oportunidades e vendas.
E quanto mais cases, com números e exemplos reais, prints de ferramentas e plataformas, melhor. A diversidade de clientes também se mostra outro fator positivo, já que exibe uma flexibilidade na elaboração de campanhas e aumenta o escopo de trabalho.
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