Neste artigo, iremos explorar o que é um CRM de vendas, qual a sua importância e como utilizá-lo. Continua a leitura e confira também quais são os principais CRMs comerciais disponíveis!
O que é um CRM de vendas?
Um CRM de vendas, é uma ferramenta de gestão de contatos comerciais usada por empresas de diferentes segmentos para melhorar a conversão de oportunidades em vendas.
Existem diversos CRMs no mercado, alguns altamente específicos para determinados segmentos, e outros mais generalistas e com maior capacidade de personalização, permitindo uso por diferentes empresas e de diferentes formas.
Essas ferramentas trabalham através da criação de um funil de vendas com etapas bem definidas que são ativadas de acordo com as ações dos leads na base (abertura de e-mails, conversas etc.)
Ainda em dúvida sobre o que é um CRM de vendas? Entenda melhor no vídeo exclusivo que preparamos para você:
– Leia também: Tipos de CRM: quais os principais e como aplicá-los na estratégia da sua empresa
Importância de um CRM de vendas
O CRM auxilia empresas com diferentes bases de leads.
Para os negócios com alto volume de propostas, o CRM qualifica melhor e ajuda o time comercial a melhor definir quais pessoas realmente vale a pena abordar e que possuem maior identificação com a sua empresa.
Isso é fundamental porque tempo é dinheiro e o tempo gasto em uma proposta com um lead desqualificado pode acabar fazendo com que um lead qualificado vá para a concorrência, algo que você não deseja de jeito nenhum.
Por outro lado, empresas que trabalham com segmentos muito nichados precisam do CRM para gerar um processo de vendas altamente eficiente, já que, nesse caso, qualquer perda pode ser muito prejudicial ao fluxo financeiro do mês.
Assim, os times comerciais sabem quando abordar os leads, qual a melhor forma de contato, qual o canal mais eficiente e quando realizar o follow-up das propostas comerciais, ligações e e-mails.
Lista de CRM de vendas
Por conta desse impacto altamente positivo nas empresas, existem muitos CRMs no mercado. Abaixo, separamos 4 deles e destacamos algumas qualidades. Confira e descubra qual o melhor CRM de vendas para o seu negócio!
1. HubSpot CRM
O HubSpot CRM é uma das opções mais robustas de CRM de vendas para empresas com times de marketing e vendas já consolidados. Ele possui uma versão gratuita com grande quantidade de funcionalidades liberadas e os planos podem sofrer upsell de acordo com o sucesso das suas estratégias.
Os preços são maiores que as outras opções dessa lista, mas esse é o custo de usar a ferramenta da empresa que mapeou e definiu o que hoje entendemos por marketing digital e Inbound Marketing.
Algumas das principais funcionalidades do Hubspot CRM incluem calendário/sistema de lembretes, arquivamento de documentos, e-mail marketing, lead scoring, integração com o Hubspot Marketing e outras plataformas de automação de marketing, segmentações de leads e gerenciamento de tarefas.
A E-Dialog é uma agência parceira da HubSpot e possui um time qualificado de profissionais para utilizar a ferramenta e tirar o maior proveito possível para sua empresa. Entre em contato para saber mais.
2. RD Station CRM
Enquanto o HubSpot é líder no hemisfério norte (em especial Estados Unidos e Europa), quem domina o mercado da América Latina é o RD Station CRM.
A ferramenta começou dentro da Resultados Digitais, hoje apenas RD Station, e cobre as mesmas funcionalidades que o HubSpot CRM. Temos inclusive um comparativo em nosso blog sobre a escolha do HubSpot ou RD Station.
A principal diferença da ferramenta com origem brasileira é a personalização garantida pela experiência em território nacional como automação de WhatsApp, métodos de pagamento e outros benefícios mais.
As principais funcionalidades são a integração nativa com o RD Station Marketing, versão gratuita do CRM, suporte online por e-mail e chat em horário comercial, sistema de calendário/lembrete, integração do chat interno, lead scoring, acesso ao gerenciador pelo smartphone, citações/propostas, segmentação de leads e integração com mídias sociais.
A E-Dialog é uma parceira Diamond da RD Station e tem um time qualificado de profissionais para trabalhar com a plataforma. Na nossa página de cases, você encontra alguns de nossos principais resultados.
3. Agendor
O Agendor é um CRM de vendas em crescimento no mercado brasileiro, que se destaca pela facilidade de uso e pela adequação às necessidades das empresas.
Uma das principais vantagens do Agendor é a interface intuitiva das versões web e mobile, que ajuda na adaptação das equipes de vendas a uma nova ferramenta em suas rotinas, junto com um atendimento ao cliente altamente elogiado.
O CRM brasileiro também oferece a possibilidade de integração com diversas ferramentas, incluindo ERPs, plataformas de terceiros e sistemas internos dos clientes.
Porém, o destaque do Agendor vai para a relação custo-benefício: é possível usar o plano gratuito com diversas funcionalidades inclusas ou adquirir o plano pago pelo melhor valor do mercado para trazer ainda mais personalização para o seu CRM.
As principais funcionalidades do Agendor incluem múltiplos funis de vendas, qualificação obrigatória de negócios, campos customizáveis, integração com WhatsApp Web, autopreenchimento de dados por CNPJ, relatórios personalizados, aplicativos para Android e iOS, versão gratuita do CRM e controle de atividades da equipe.
– Leia também: ERP e CRM: como diferenciar e integrar esses sistemas?
4. Pipedrive
O Pipedrive enquanto CRM é excelente para vendedores e parece feito especialmente para times comerciais graças à sua interface de usuário intuitiva e os recursos internos nativos para trabalho dos profissionais.
Um dos principais diferenciais desse CRM é a visibilidade do ciclo de vendas. É possível enxergar com maior clareza o trabalho realizado pelos profissionais e os gargalos na atuação da sua equipe.
O aplicativo mobile também funciona bem e a sincronização de outras ferramentas no sistema é feita de maneira intuitiva e simplificada.
Contudo, tanto benefício junto sobe o valor da contratação – ainda que esse seja um preço pequeno a se pagar pelo sucesso das suas atividades comerciais.
As principais funcionalidades do Pipedrive além das que citamos são o sistema de lembretes/calendário, e-mail marketing, integração de chat interno, lead scoring, integração com ferramentas de automação de marketing, acesso mobile, geração de propostas, segmentações e gerenciamento de tarefas.
5. Salesforce
O Salesforce é outro CRM líder de mercado, em especial no hemisfério norte, que disputa com o HubSpot os maiores clientes.
Um dos grandes diferenciais do Salesforce é a alta customização da ferramenta, o que facilita muito o trabalho das empresas, mas exige maior tempo de implementação e treinamento.
O Salesforce também usa Inteligência Artificial para conectar compromissos, e-mails e outras demandas. Isso torna o trabalho eficiente e traz maior satisfação à execução de tarefas.
Contudo, para acessar todos os recursos sem limites, é necessário contratar os planos mais caros, e essa é uma das ferramentas com maior custo de assinatura.
As principais funcionalidades do Salesforce são o sistema de lembretes/calendário, armazenamento de documentos, e-mail marketing, lead scoring, integração de chat interno, acesso mobile, propostas, segmentações, integração de redes sociais e gerenciamento de tarefas.
– Saiba mais em: Ferramenta de CRM: conheça as 7 mais utilizadas e saiba como escolher a ideal
4 Dicas para integrar CRM e Marketing
Quer implementar um CRM nas suas operações para garantir um procedimento mais eficiente e aumentar suas vendas? Daremos 4 dicas para você não errar na hora da contratação e integração entre CRM e marketing. Confira.
1. Escolha bem as ferramentas
Não adianta escolher um CRM se ele não tiver a integração com a sua ferramenta de automação de marketing, ou não puder se unir às suas redes sociais para gerar relatórios mais completos.
Portanto, se você quer integrar um CRM comercial dentro dos seus procedimentos, é necessário visualizar quais são as outras ferramentas utilizadas e como elas se comunicam. Sempre que possível, opte pelo mesmo CRM da sua ferramenta de automação de marketing.
Contudo, caso seu orçamento seja limitado e precise optar pelas opções gratuitas, selecione aquele que melhor atende às suas necessidades e cujo pacote de funcionalidades resolva seus problemas.
Nem sempre mais funcionalidades gratuitas significarão uma melhor implementação para seu negócio.
2. Treine sua equipe
Não adianta ter uma Ferrari na garagem e não saber dirigir. O mesmo vale para o uso de qualquer ferramenta digital.
A maior parte das empresas erra na contratação de CRMs de vendas porque não investem no treinamento da equipe e acabam com uma ferramenta cara e sem uso completo – o que desperdiça o potencial e torna inválido o gasto com a assinatura.
O treinamento da equipe é fundamental para extrair todo o potencial dos CRMs e é inclusive recomendado pela maioria das plataformas, que oferecem cursos de capacitação gratuitos para seus clientes.
Essa é, inclusive, uma forma de motivar os colaboradores. Ofereça uma bonificação para quem emitir o certificado e, para futuras contratações, torne obrigatória a qualificação no uso dessa ferramenta específica. Isso irá evitar muitos erros e perdas de potenciais clientes.
3. Crie e teste fluxos antes de colocá-los em prática
Antes de realizar qualquer operação no seu CRM de vendas é necessário testá-lo e verificar se as configurações foram feitas corretamente. Faça uma espécie de “cliente oculto” (quando uma pessoa consome um produto ou serviço para avaliação) e descubra quais os gargalos e deficiências da sua implementação de CRM.
Para quem não tem experiência com esse tipo de ferramenta, é uma forma excelente de detectar configurações erradas e continuar aprendendo através de uma abordagem mais prática.
4. Realize avaliações recorrentes para adaptar estratégias
Não adianta usar um CRM às cegas. Você precisa rever suas estratégias de tempos em tempos. A maior parte dos relatórios será mensal, mas revisões semanais também podem ser úteis para empresas com grande volume de leads e oportunidades.
Revisões trimestrais são mais amplas e focam nas estratégias: qual o posicionamento da marca, quais nichos foram abordados, quais insights podem ser tirados a partir daí. Revisões semestrais e anuais focam nas tendências macro como sazonalidades e comportamentos mais difíceis de serem notados no dia a dia.
O importante é criar uma rotina de avaliações e relatórios para manter a equipe em dia com os resultados gerados e com as metas da sua organização.
– Leia também: Gestão de CRM: veja 7 dicas para aproveitar ao máximo a ferramenta
Implementação de CRM de vendas com Inbound Sales
A E-Dialog é uma agência de Inbound que oferece uma metodologia de implementação de CRM de vendas com Inbound Sales para seus clientes. Através desse serviço, garantimos que empresas de diferentes setores e tamanhos sejam capazes de otimizar os processos de vendas e gerar mais oportunidades e fechamentos com o auxílio da tecnologia. Entre em contato!