O data-driven marketing é uma estratégia de uso de dados coletados para maximizar a personalização de suas campanhas e garantir uma experiência muito mais completa para os consumidores. Explicamos tudo sobre como funciona e como aplicar na sua empresa neste artigo. Continue lendo.
O que é data-driven marketing?
O data-driven marketing é o uso de dados adquiridos legalmente através das interações com os consumidores e conexão com terceiros para gerar insights sobre comportamentos, preferências e motivações. O data-driven permite que as organizações personalizem a experiência de consumo de seus clientes.
Isso hoje é fundamental porque consumidores modernos são inundados com mensagens de marcas, como resultado, se tornam cada vez mais desinteressados sobre o conteúdo geral com o qual têm contato e mais exigentes para entregar sua atenção.
Ao usar estratégias data-drive, os times de marketing podem aumentar drasticamente as chances de reter a atenção de sua audiência e gerar um clique no anúncio, inscrição em webinar, leitura de blog, abertura de e-mail ou outro mais.
Essas estratégias melhoram a experiência do consumidor e percepção de marca, pois dão às organizações um melhor entendimento das necessidades e interesses de seu público. Elas também aumentam as taxas de conversão, visto que as mensagens são específicas e direcionadas para atender diretamente às pessoas.
Qual a diferença para o marketing tradicional?
O marketing digital tradicional já trabalha com bastante personalização e coleta de dados, mas a filosofia data-driven estabelece que todas as inovações, mudanças e otimizações estão centradas nos resultados das coletas de dados.
Por um lado, isso garante que a sua empresa não vai tomar nenhuma decisão equivocada quanto ao que é melhor para os consumidores.
Por outro lado, times menos experientes podem desenvolver uma resistência maior a mudanças e perder oportunidades por não haver dados suficientes que validem arriscar algo muito diferente.
De qualquer forma, podemos interpretar o data-driven como uma especialização do marketing digital que usa as ferramentas disponíveis na atualidade para oferecer uma experiência muito mais gratificante aos consumidores.
Benefícios do data-driven marketing
Podemos listar 3 benefícios principais para o uso dessa estratégia. Explicamos cada um deles abaixo.
1. Decisões baseadas em fatos
O marketing digital já praticamente eliminou do mercado a ideia de que uma boa campanha é feita no “feeling”. A maioria dos profissionais entende a importância de trabalhar com ações pautadas em dados, sejam personas, público-alvo, informações demográficas, campanhas anteriores ou experiências prévias.
Contudo, mais do que olhar para trás na hora de criar uma campanha de marketing, o data-driven permite aos times olhar para frente e comparar a efetividade de diferentes ações com base no comportamento dos usuários.
Na prática, isso significa que, ao invés de passar semanas testando se o seu site terá mais popularidade na área de tênis ou blusas, você pode usar os dados coletados pelo data-driven para estimar que, com base no comportamento do seus consumidores ideais e naqueles em potencial, a área de blusas tem maior aderência e conversão – o que posteriormente irá orientar suas campanhas de anúncios e otimizações em páginas.
Leia também: Público-alvo e persona: entenda as diferenças e importância dos conceitos
2. Melhor experiência do consumidor
O data-driven marketing foca no uso de perfis aprofundados de consumidores para tornar a experiência mais satisfatória.
Essa é uma receita para o sucesso, visto que novas pesquisas mostram que até metade dos consumidores deixam um site antes de comprar um produto por conta da péssima experiência de navegação.
Personalizar a experiência para os consumidores pode ter resultados reais, e uma pesquisa da McKinsey descobriu que essa experiência personalizada pode oferecer de 5 a 8 vezes em ROI de marketing.
3. Menor chance de erros em lançamentos
Uma grande dificuldade para quem está começando a lançar campanhas de marketing agora, sejam novos profissionais, SaaS em lançamento ou empresas de outros segmentos do mercado, é garantir assertividade nas primeiras campanhas.
Isso ocorre porque o marketing digital, ainda que ofereça maior rastreabilidade de gastos, acompanhamento de metas e métricas e escalabilidade, não é uma receita de bolo.
Cada negócio tem suas particularidades e os nichos de mercado distintos podem oferecer desafios antes de finalmente alcançá-los.
Através do data-driven, empresas conseguem entender melhor como se posicionar para garantir resultados melhores nas primeiras campanhas, ainda que com certeza passem por revisões e otimizações contínuas a partir do primeiro contato com os consumidores.
Como aplicar a estratégia de data-driven marketing
1. Avalie quais dados quer coletar
Toda captura de dados depende do objetivo da sua estratégia. Se você quer construir perfis de usuário eficientes, você irá coletar informações de usuário. Se você quer rastrear a jornada de aquisição, trabalhe com dados de atribuição.
Depois de determinar seu objetivo, estabeleça as KPIs que te permitam mensurar o sucesso das suas campanhas.
É importante entender o que você quer alcançar com os dados. Trabalhe com seu time para descobrir quais são as lacunas nas informações disponíveis e determine como preenchê-las para medir as KPIs e seguir em frente.
2. Implemente boas práticas de segurança de dados
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estabelece no Brasil a necessidade de uma política de uso e segurança de dados muito clara e direta com os usuários. Além disso, seu time precisa ter muito bem estabelecido quais serão as ações para manipular esses dados e como irão trabalhar com a exclusão dos dados.
Entenda as principais dimensões de dados necessárias para implementar políticas de marketing data-driven. São elas: Integralidade / Abrangência, Consistência, Precisão, Formato, Prazo, Validade, Integridade.
Saiba mais em: LGPD e sua implicação no Marketing Digital: principais pontos de atenção
Marketing de permissão: aprenda como e por que adotar essa estratégia
3. Colete
Estabeleça os métodos de captura de dados e bote em prática. Lembre-se de sempre avisar aos usuários que essas informações serão capturadas caso eles tenham interesse. A Lei Geral de Proteção de Dados diz que toda coleta deve ser Opt-In, ou seja, a pessoa precisa querer ceder as informações antes de sua empresa ter acesso.
Além disso, ela pode optar por não querer que os dados sejam enviados a terceiros ou que sejam excluídos após determinado período de tempo.
4. Compile
Depois de conseguir um volume de informações adequado para alimentar suas campanhas, compile os dados e comece gerar relatórios. Tenha em mente que seu time precisará interpretar os dados de maneira clara e direta.
5. Análise
Por fim, realize uma reunião geral ou disponibilize os dados para sua equipe poder ler e analisar os relatórios. Estabeleça a partir daí um plano de ação para botar em prática os insights gerados com os dados do data-driven marketing em pequenos passos, crie a cadeia de responsabilidades e determine as funções de cada um.
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