Neste artigo, vamos dar dez dicas sem rodeios sobre como melhorar o seu design de e-mail marketing.
Continue a leitura e confira:
Por que o design importa no e-mail?
O design é fundamental em um e-mail marketing por alguns motivos:
- Ajuda na legibilidade;
- Destaca as informações mais importantes;
- Com um material responsivo, é legível em qualquer dispositivo;
- Personaliza sua comunicação com a identidade da marca;
- Permite variações de acordo com os assuntos dos e-mails.
Assim, as empresas que querem se destacar no ambiente digital precisam sair do padrão de layouts oferecidos pelas ferramentas de automação de marketing e investir mais na personalização, garantindo uma experiência mais agradável para os leads.
Vale lembrar que este artigo inclui apenas dicas de design, para dicas de melhor abertura de e-mails, confira nosso artigo “Taxa de abertura de e-mail marketing: entenda a importância da métrica“.
Dicas de design de e-mail marketing
Abaixo, as 10 dicas que separamos para você de design de e-mail marketing, incluindo alguns exemplos visuais para te inspirar.
1. Use o layout de maneira inteligente
Ofereça um layout organizado. Pense: você ficaria feliz com um e-mail bagunçado? A resposta muito provavelmente é “não”. E-mails mal diagramados podem aumentar sua taxa de abandono (bounce rate) e não estimulam a leitura para além da primeira escaneada na mensagem.
Evite isso com um layout inteligente que guia o olhar dos leitores com esses 3 pontos:
- Uso do espaço em branco;
- Posicionamento estratégico da mensagem principal;
- Inserção de imagens de acordo com o tom da mensagem.
Essas dicas, no geral, não fogem às boas práticas de web design no geral. Seu e-mail é como uma micro página dentro da caixa de entrada dos leads.
Por isso, é importante trabalhar com contrastes, botões centralizados e informações em texto bem destacadas com fontes coesas.
2. Adicione CTAs (Call to action)
CTAs (Call to action) são uma das coisas mais importantes nas suas estratégias de conversão. Ao adicionar esses botões, você pode convencer os leads a tomar diferentes ações: de seguir sua marca nas redes sociais até comprar na sua loja ou falar com seus vendedores.
De acordo com um estudo da Campaign Monitor, você pode aumentar seu CTR (Click Through Rates) em 28% ao substituir links em texto simples por botões CTA.
Tenha em mente que os CTAs devem ser visíveis e chamativos. Tome como exemplo esta newsletter da E-Dialog:
3. Torne seu design responsivo
Hoje, responsividade é vital para suas taxas de retenção de usuários em páginas e e-mails. Não adianta mais ter a mentalidade de que as pessoas não usam celular para ler e-mails, porque sim, elas usam. E muito! 41,9% de todos os e-mails são abertos em dispositivos mobile e 42,3% das pessoas deletam e-mails não otimizados para smartphones.
Não importa o quão vasta seja sua base de leads, não vale a pena perder quase metade dos contatos por falta de otimização de responsividade, por isso essa é uma das dicas mais importantes para design de e-mail marketing.
4. Tenha um botão de “Unsubscribe”
Um elemento de design fundamental em todos os e-mails é o botão de desinscrição, o “unsubscribe”. E por que um botão que retira as pessoas da sua base seria tão importante? Para começar, é melhor ter como lead apenas os usuários interessados na sua mensagem.
Por um lado, baixas aberturas e desinteresse no seu e-mail podem marcar seu domínio como spam.
Por outro lado, falar com pessoas desinteressadas apenas para mantê-las na base não faz sentido – qual o ponto de tentar contato com uma pessoa que não quer comprar de você?
Além disso, um botão claro de Unsubscribe garante que as pessoas saiam da sua lista de disparos e não marquem as mensagens da sua empresa como spam, outro risco que aumenta – e muito! – suas chances de ter o domínio marcado como spam pelas plataformas de correio eletrônico.
Ah, e também tem um ponto legal nisso: as empresas são obrigadas a oferecer uma forma de desinscrição em serviços de mensagens.
5. Use fotos que complementam sua mensagem
Imagens são uma forma excelente de prender a atenção dos leitores e quebrar blocos de texto nos seus e-mails. Imagens de bancos pagos são boas, mas você pode levar seus e-mails a um novo patamar ao criar imagens e fotos personalizadas.
Também é importante adicionar um elemento ALT na imagem para descrição, o que aumenta a acessibilidade do seu conteúdo para PcD.
Outra dica valiosa para design de e-mail marketing, é não usar imagens com texto único, visto que, caso a mesma não carregue, as pessoas ficam sem um pedaço fundamental de informação.
6. Inclua vídeos
Esse dado pode assustar, mas é verdade: usar vídeos nos e-mails pode aumentar seu CTR em 50% de acordo com alguns relatórios! E se a sua empresa já cria vídeos, garanta que eles sejam usados na sua comunicação.
Caso ainda não tenha familiaridade com o audiovisual, saiba que, seguindo alguns pré-requisitos básicos, é fácil criar vídeos sem equipamentos profissionais.
Contudo, ainda vale ressaltar que plataformas como Gmail e Outlook não permitem que vídeos sejam assistidos diretamente dentro dos e-mails.
Uma estratégia comum utilizada pelos profissionais de marketing no design de e-mail marketing é adicionar uma imagem/screenshot do vídeo (preferencialmente com um botão de play em cima dela) com um link que redireciona para o material em questão.
Leia também: Vídeo Marketing: conceito, vantagens + dicas para implementação
7. Incorpore a sua logo
É essencial incluir sua logo no topo dos e-mails ou em uma área proeminente. Isso deixa os leads saberem exatamente com quem estão falando e as pessoas começarão a reconhecer seu negócio com o tempo.
Mesmo que as pessoas não comprem imediatamente, uma identidade visual forte garante que, diante de qualquer comunicação sua, as pessoas reconheçam imediatamente sua marca.
Além disso, uma boa identidade visual também facilita a recomendação da sua empresa a outras pessoas no círculo de contatos do lead.
Sua logo no e-mail também torna a mensagem mais crível e gera maior autoridade, o que pode ser muito valioso em alguns segmentos.
8. Use cores relacionadas à sua marca
Ao escolher as cores para seus e-mails, é fundamental pensar na sua marca. Se as cores da sua empresa são azul e laranja, não adianta aplicar vermelho e preto nos seus e-mails. Sua marca deve estar consistente em todos os canais e aplicações de cor.
Também é importante lembrar que cores podem promover emoções, e algumas delas estão mais associadas a certos sentimentos.
A psicologia das cores normalmente é pensada na criação da sua identidade visual, mas se a sua empresa começou sem um planejamento sólido nesse aspecto, vale a pena pesquisar sobre o tema.
9. Limite o uso de fontes
Como regra básica para design de e-mail marketing, limite seu uso de fontes a um máximo de 2 nos seus e-mails: uma para assuntos e destaques e a outra para o corpo de texto. Isso dá aos e-mails um ar mais refinado e impede que a mensagem pareça caótica e malfeita.
Fontes padrão como Arial, Times New Roman, Tahoma, Verdana, Courier e Georgia são boas para a legibilidade. E ainda que haja espaço para experimentação com outras fontes, lembre-se que nem todos os computadores e celulares suportam essas opções.
Também é necessário garantir que a fonte seja legível em tamanho. Recomendamos ao menos o corpo de texto com tamanho 14 ou 16.
10. Menos é mais
Enquanto você pode estar tentado a encher seu e-mail de elementos visuais, CTAs, texto, infográficos, GIFs e designs inovadores, é importante lembrar que as pessoas recebem dezenas, se não centenas, de e-mails todos os dias.
Por isso, quanto mais objetiva e direta for sua comunicação, melhor para o usuário. Com isso, suas chances de ter maior conversão aumentam também.
Aplique um bom espaço entre texto e imagens, distância entre linhas de texto etc. Use o espaço em branco como parte consciente das suas escolhas de design.
Leia também: Automação de e-mail marketing: por que e como implementar?
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