Como gestor de uma empresa do setor industrial, você compreende a importância de se manter atualizado no mundo digital com estratégias de como aumentar suas vendas.
O marketing digital e o inbound marketing são ferramentas poderosas que podem alavancar sua presença online e gerar resultados excepcionais no cenário B2B.
Neste artigo, apresentamos sete dicas estratégicas para aumentar as vendas da sua indústria na internet. Confira.
Estudos com previsões sobre a indústria brasileira para os próximos anos
Para os gestores de indústrias brasileiras que buscam investir em marketing, entender as previsões para os próximos anos é essencial para direcionar estratégias eficazes.
De 2020 a 2025, a Indústria Brasileira está projetada para passar por transformações significativas, especialmente nas áreas de Digitalização, Investimento em Tecnologia e Outsourcing.
Vamos explorar essas previsões com base em estudos de referência:
Tendência 1: Estudo da ABES e IDC mostram investimento em tecnologia significativo
Em 2021, o investimento global em Tecnologia da Informação (TI) cresceu 11%, com o Brasil liderando o aumento com um notável crescimento de 17,4%, totalizando US$ 46,2 bilhões investidos, abrangendo software, serviços, hardware e exportações do setor.
Esses dados provêm do relatório “Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022“, resultado da colaboração entre a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e a International Data Corporation (IDC).
Esses números posicionaram o Brasil como o décimo país que mais investe em tecnologia no mundo, com destaque para os líderes: Estados Unidos, China e Japão.
Em relação ao cenário latino-americano de TI, o Brasil também liderou, representando 44% dos investimentos, totalizando US$ 115.3 bilhões em hardware, software e serviços, superando países como México, Colômbia, Argentina e Peru.
Tendência 2: Estudo da OCDE mostra Brasil à frente da América Latina
Segundo relatório da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) – ou Organização para Cooperação e Desenvolvimento e Econômico (OCDE em português) – que aqui inserimos ipsis litteris a partir de seu site:
“O Brasil continua a apresentar um desempenho superior à média da América Latina e do Caribe (LAC) em indicadores selecionados relacionados à construção de uma economia e sociedade digitais inclusivas.
No entanto, apesar de algum progresso, o país permanece abaixo das médias da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em alguns desses indicadores.
O país fez esforços para melhorar o acesso à infraestrutura e aos serviços de comunicação, embora ainda exista uma divisão digital significativa. O número de usuários de internet, assinaturas ativas de banda larga móvel e fixa aumentaram na última década, embora ainda estejam abaixo da média da OCDE.
O Brasil subiu no Índice de Desenvolvimento de Governo Eletrônico de 0.57 em 2008 para 0.73 em 2018, o que está acima da média da LAC (0.65), mas abaixo da OCDE (0.82). O índice mede a disposição e capacidade das administrações nacionais em usar tecnologia de informação e comunicação (TIC).
Indicadores adicionais de dados abertos mostram que o Brasil tem um desempenho relativamente bom regional e globalmente (Open Knowledge Foundation, 2019; World Wide Web Foundation, 2017).
O Índice de Comércio Eletrônico B2C da UNCTAD mostra que o suporte da economia para compras online permaneceu constante entre 2015 e 2019 e está acima da média da LAC, mas abaixo da OCDE.”
Na prática, o Brasil lidera a América Latina e o Caribe em todos os índices avaliados no período, mas ainda fica abaixo das métricas da OCDE – um problema grande, considerando que o país é uma das maiores economias mundiais.
Tendência 3: Outsourcing Estratégico para Foco no Core Business
De acordo com o estudo da Deloitte sobre tendências globais de outsourcing, a terceirização estratégica será uma prática cada vez mais adotada pelas indústrias brasileiras.
Ao delegar atividades secundárias a parceiros especializados, as empresas poderão concentrar seus esforços no core business e na diferenciação competitiva.
A previsão é de que até 2025, o outsourcing será uma estratégia consolidada, permitindo a otimização de recursos e o aumento da agilidade.
À medida que a Indústria Brasileira avança em direção a um cenário cada vez mais digital e tecnológico, os gestores de indústrias que buscam investir em marketing devem considerar essas previsões como diretrizes estratégicas para investimentos em modelos mais modernos e integrados aos demais sistemas das empresas.
Dicas de como aumentar as vendas da sua indústria na internet
Caso você precise aumentar os investimentos em áreas mais estratégicas da sua indústria, é interessante direcionar sua atenção ao marketing digital e ao inbound marketing como formas de gerar mais vendas com menor investimento financeiro.
O outsourcing das demandas para um agência pode suprir a necessidade de mão de obra para realização das tarefas e cumprimento de metas, enquanto a tecnologia entra no uso de ferramentas integráveis a ERPs, como CRMs e ferramentas de automação de marketing.
Entenda mais como você pode aumentar o lucro da sua indústria com mais vendas pela internet a seguir.
01 Defina uma estratégia de conteúdo relevante
O conteúdo é a base do inbound marketing. Crie um blog em seu site e publique regularmente artigos que abordem desafios, tendências e soluções relacionadas à sua indústria.
Use palavras-chave relevantes para atrair gestores e profissionais do setor, mostrando sua expertise e construindo confiança.
>> Na prática: Seu plano de conteúdo deve abarcar todos os canais usados pela sua empresa, como site, redes sociais, blog, atendimento por telefone, disparos de e-mail etc.
02 Utilize o poder do SEO
A otimização para mecanismos de busca (SEO) é fundamental para que seus conteúdos sejam encontrados. Pesquise as palavras-chave mais relevantes para o seu mercado e integre-as naturalmente em suas páginas e artigos.
Ferramentas como o HubSpot e o RD Station podem auxiliar na identificação e rastreamento de palavras-chave estratégicas.
>> Na prática: Use uma ferramenta como o SEMRush para saber o que seus usuários estão pesquisando e quais conteúdos seus concorrentes estão usando para atrair acesso para seus sites. Desenvolva seu próprio plano de conteúdo para ranquear na primeira página dos buscadores.
03 Crie materiais ricos e exclusivos
E-books, whitepapers e webinars são ótimas maneiras de capturar leads qualificados. Desenvolva conteúdos aprofundados sobre temas relevantes para sua audiência.
Use landing pages para disponibilizar esses materiais em troca de informações de contato, enriquecendo sua base de dados para futuras estratégias de marketing.
>> Na prática: Ofereça soluções práticas usando a expertise do seu time. Sua indústria vende soluções de aquecimento para escritórios? Crie um material mostrando quais são os pontos de ventilação que devem existir nas salas comerciais. Sua indústria vende máquinas de prensa? Crie uma calculadora de horas de serviço economizadas com automação.
04 Desenvolva uma jornada de compra personalizada
Compreenda o ciclo de compra dos gestores do setor industrial. Ofereça conteúdos que atendam às necessidades específicas de cada etapa da jornada, desde a conscientização até a decisão de compra. Isso fortalecerá seu relacionamento com os leads e aumentará as chances de conversão.
>> Na prática: Muitas indústrias possuem processos longos de compra porque lidam com produtos de ticket médio alto e clientes B2B (cujo tempo de decisão também costuma ser maior). Por isso, pense em uma jornada de compra que mantenha esse lead engajado e aquecido o tempo todo – ligações mensais, disparos de e-mails semanais etc.
05 Como aumentar suas vendas com nutrição de leads
Utilize fluxos de automação para nutrir seus leads com conteúdo relevante ao longo do tempo. Isso mantém seu negócio em destaque e constrói relacionamentos duradouros.
O HubSpot e o RD Station permitem a criação de sequências de e-mails personalizados e acionados por comportamento.
>> Na prática: Já ensinamos a fazer nutrição de leads automatizada aqui.
06 Demonstre autoridade nas redes sociais
Participe ativamente das redes sociais relevantes para o seu mercado. Compartilhe seus conteúdos, interaja com seguidores e acompanhe as discussões do setor. Isso reforçará sua presença online e estabelecerá sua empresa como uma referência no segmento.
>> Na prática: Para indústrias e empresas no segmento B2B em geral, o mais recomendado é atuar em redes sociais que tenham relação com o negócio, como LinkedIn. Lembre-se, você não precisa estar em todas as redes, apenas naquelas mais relacionadas aos seus clientes.
07 Mensure e otimize constantemente
Acompanhe métricas como taxas de conversão, tráfego do site e engajamento nas redes sociais. Analise o desempenho de suas estratégias e ajuste-as conforme necessário.
Tanto o HubSpot quanto o RD Station oferecem painéis de controle detalhados para monitorar o progresso de suas campanhas.
– Leia também: Marketing industrial: o que é, por que fazer, principais estratégias e exemplos
Como a E-Dialog aumentou as vendas das indústrias com marketing digital
Case Universal Robots
A Universal Robots é uma empresa dinamarquesa produtora de robôs industriais colaborativos que, em 2020, planejava aumentar sua presença no mercado brasileiro. O desafio era fazer isso em meio à pandemia e à retração do mercado.
Com a utilização de estratégias de marketing digital, a E-Dialog ajudou a Universal Robots a bater todas as suas metas naquele ano e ainda conseguir crescer em seus objetivos.
Você pode conferir o case completo aqui.
Case Team Tex
A Team Tex é uma empresa produtora de cadeiras automotivas infantis que estava iniciando seu trabalho no Brasil e precisava de auxílio para posicionar a marca dentro do segmento. Com a ajuda da equipe da E-Dialog, foi possível chegar a 33 mil acessos mensais no blog da Team Tex, sendo que os acessos orgânicos eram responsáveis por mais de 64% dos usuários todos os meses.
Case HR Premo
A HR Premo é uma empresa especializada na produção de blocos de concreto e pisos intertravados que procurou ajuda da E-Dialog para atuar com maior frequência no cenário digital, tendo como desafio principal o comportamento conservador desse mercado.
Através de uma estratégia completa de marketing digital para indústrias, usando tanto SEO quanto mídia paga, a HR Premo chegou a um aumento de 77,14% a taxa de conversão obtida através do Google Ads, 216 Conversões via Google Ads no período analisado e muito mais.
Como aumentar as vendas da sua indústria na internet com a E-Dialog
A E-Dialog é uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência, reconhecida como Top 3 Agências do Brasil no Prêmio Limitless da RD Station, parceira Diamond da RD Station, parceira Google e muito mais.
Nossa equipe é altamente capacitada e qualificada para entregar os resultados necessários para sua indústria vender mais na internet.
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