A internet está liquidando lentamente os veículos de comunicação tradicionais. As vendas de jornais e revistas despencam ano após ano e quem não tem presença virtual desaparece. Isso é uma má notícia para o Jornalismo, sem dúvidas, mas não deixa de representar uma oportunidade. A internet abre possibilidades infinitas para a produção de conteúdo. Para entrar nesse meio, é fundamental que se saiba o que é SEO e para que ele serve.
O blog da E-Dialog vai começar uma série de posts falando sobre possíveis assuntos que trataremos no nosso próximo hangout, no final de abril. Só que quem escolhe o tema é você!
O que é SEO?
Search Engine Optimization. Essas são as palavras que traduzem a sigla. O significado, ao pé da letra, é “otimização para mecanismo de buscas”. O SEO é uma série de critérios que regulam como uma página é indexada em buscas na internet. Como assim?
Quando você busca por um termo no Google, ele analisa dezenas de critérios para tentar encontrar a solução que melhor te satisfaça. Sexo, idade, localização, histórico… tudo isso (e muito mais) é analisado para te entregar os resultados da busca por uma palavra ou expressão. É praticamente impossível que a primeira página de resultados do Google seja igual entre várias pessoas. Os mecanismos de busca tentam individualizar ao máximo os resultados.
Como seguir essas regras de SEO?
Criar estratégias para fazer sua página aparecer melhor indexada pelos mecanismos de busca é a síntese sobre o que é SEO. Na internet, o público é gigantesco, mas as formas de segmentação permitem que você atinja um alvo muito específico. É assim que as marcas estão se comunicando hoje em dia, com nichos cada vez mais segmentados de pessoas.
Dessa forma, definindo uma palavra-chave pela qual você deseja que sua página seja encontrada (vamos supor, você tem uma empresa de consultoria, muito provavelmente seus clientes em potencial vão procurar “consultoria empresarial” no Google – é nessa busca que você deseja aparecer como resultado). Com a palavra-chave escolhida, você pode trabalhar com a produção de conteúdo, que, a médio prazo, vai posicionar seu site cada vez melhor nas buscas e com mudanças no próprio site.
Dicas
– Use as palavras-chave escolhidas em textos do seu site, em nomes de imagens que você usar na página e em legendas.
– Coloque-as em negrito. O Google entende o negrito como se a palavra ou expressão destacada tivesse mais importância.
– Em textos de blog, plug-ins como o SEO by Yoast avaliam todo o seu texto e apontam o que falta para ele seguir as regras de SEO da melhor forma possível.
– Escreva textos sempre com mais de 300 palavras. Textos muitos curtos são mal indexados e muito longos são encarados pelo Google como desinteressantes, menos atraentes.
– Espalhe sua palavra-chave pelo texto. Use-a obrigatoriamente no título, na URL e no primeiro parágrafo. Repita-a ao longo do texto.
– Use imagens. Antes de lançar a imagem no texto, jogue a palavra-chave como nome da imagem. Isso melhora a indexação do seu texto.
SEO pode ser tema de hangout da E-Dialog
Se você quer saber mais sobre o que é SEO, entre neste link e vote para que este seja o tema do próximo hangout da E-Dialog. Ele será realizado ainda em abril e o tema é de escolha dos participantes!
O hangout será todo voltado para Marketing Digital. Chame amigos e colegas de trabalho interessados e participe!
Leia mais no blog da E-Dialog:
– 8 dicas para fazer um bom texto de blog
– Qual rede social devo usar? E a melhor estratégia de Marketing Digital?