Buscando uma ferramenta de CRM para sua empresa, mas ainda sem ideia de qual escolher? Confira nosso artigo!
Até o final do conteúdo, você terá acesso as seguintes informações:
Principais ferramentas de CRM
As duas principais ferramentas de CRM disputando o mercado brasileiro atualmente são o HubSpot CRM e o RD Station CRM. Abaixo, falamos um pouco mais sobre cada uma delas.
Mas, no geral, é importante ressaltar que são plataformas robustas, com planos gratuitos disponíveis e boa integração com plataformas de integração de marketing (sejam as próprias plataformas – HubSpot Marketing e RD Station Marketing – ou outras mais).
1. Hubspot CRM
O HubSpot CRM é uma das melhores opções para empresas com marketing e vendas já consolidados. Possui uma versão gratuita com uma grande disponibilidade de ferramentas e você pode ir aumentando os planos de acordo com o sucesso das suas estratégias.
Os preços são maiores que as outras opções, mas esse é o custo (literalmente) de usar uma ferramenta da empresa que mapeou e definiu o marketing digital e o inbound marketing nas últimas décadas.
As principais funcionalidades da ferramenta da Hubspot são:
- Calendário/sistema de lembretes;
- Arquivamento de documentos;
- E-mail Marketing;
- Lead Scoring;
- Integração com plataforma de automação de marketing;
- Segmentações;
- Gerenciamento de tarefas.
A ferramenta não tem:
- Integração com chat interno;
- Acesso mobile;
- Integração com redes sociais;
- Propostas.
2. RD Station CRM
Enquanto a HubSpot é líder no mercado internacional (em especial Estados Unidos e Europa), a RD Station é a líder no mercado da América Latina.
Tendo começado com o RD Station Marketing, hoje a empresa possui também a ferramenta em CRM, RD Station CRM, que cobre as mesmas funcionalidades que o HubSpot CRM. Nós, inclusive, já fizemos um comparativo mais detalhado entre as duas ferramentas. Caso queira conferir, acesse nosso artigo “HubSpot ou RD Station: qual ferramenta de automação/CRM devo escolher?“.
Os diferenciais estão na personalização garantida pela experiência em território nacional, como redirecionamento para WhatsApp, alguns métodos de pagamento e outros benefícios mais.
As principais funcionalidades são:
- Integração nativa com o RD Station Marketing;
- Versão gratuita do CRM;
- Suporte online por e-mail e chat em horário comercial;
- Sistema de calendário/lembrete;
- Armazenamento de documentos;
- Integração do chat interno;
- Lead Scoring;
- Acesso por smartphone;
- Citações/propostas;
- Segmentação;
- Integração com mídias sociais.
A ferramenta não tem:
- E-mail marketing;
- Gestão de territórios;
- Gestão de canais;
- Gestão de Comissões.
Outras ferramentas de CRM comuns
Abaixo, separamos outras ferramentas de CRM que podem ser úteis para você de acordo com suas necessidades. Confira:
1. BIGContacts
O BIGContacts se tornou uma das ferramentas mais amadas para pequenas empresas no exterior graças à simplicidade e facilidade de uso.
Ela simplifica o processo de gerenciamento de contatos e te deixa em dia com as tarefas automatizadas e lembretes. Além disso, gerenciar a relação com consumidores para fidelizá-los fica ainda mais simples.
Essa também é uma boa pedida para quem precisa gerenciar funis de vendas, comissões e reuniões futuras: fica tudo em um único lugar.
Os planos iniciais começam em $10 dólares, um valor até muito em conta, mesmo pagando em moeda estrangeira.
A ferramenta tem:
- E-mail Marketing;
- Integração com redes sociais;
- Customização fácil;
- Relatórios personalizados e Analytics;
- Guia de integração;
- Customização do funil de vendas;
- Alertas e lembretes automatizados;
- Automação de marketing;
- Importação de contatos;
- Modelos de e-mail e contato;
- Gerenciamento de tarefas/calendário;
- Captura de leads.
Não possui:
- Chat ao vivo.
2. Salesflare
A ferramenta Salesflare automaticamente integra e organiza informações de e-mails, reuniões, ligações, redes sociais, tráfego web, banco de dados da empresa e muito mais. Depois usa, a informação para acompanhar suas prospecções com mais precisão.
Além disso, é muito fácil de implementar, usar e com excelente custo de assinatura.
Ela tem:
- Funil de vendas visual;
- Acompanhamento de e-mail e site;
- Sequências de e-mail nativas;
- Templates de e-mail;
- Lembretes automáticos;
- Scanner de cartão de negócios;
- Bom app mobile;
- Lead Scoring.
Não tem:
- Chat ao vivo;
- Propostas;
3. Zoho CRM
O Zoho CRM é um dos produtos da Zoho que, assim como o HubSpot e RD Station, permite integração entre suas ferramentas.
Em termos de preço (em dólar), o Zoho tem um dos melhores custos-benefícios dessas outras ferramentas de CRM, mas esse não é o único benefício.
Há uma estratégia dentro do CRM que permite os usuários processarem dados dos clientes através de uma UX gamificada. Isso transforma o Zoho em uma ferramenta de fácil uso e bem agradável.
Ele possui:
- Sistema de lembretes/calendário;
- Armazenamento de documentos;
- E-mail marketing;
- Integração de chat interno;
- Lead Scoring;
- Integração com ferramenta de automação de marketing;
- Acesso mobile;
- Propostas;
- Segmentação;
- Integração com redes sociais;
- Gerenciamento de tarefas.
Leia também: Gestão de CRM: veja 7 dicas para aproveitar ao máximo a ferramenta
CRM e ERP: como diferenciar e integrar esses sistemas?
Tipos de CRM: quais são e como aplicá-los na estratégia da sua empresa?
4. Pipedrive
O Pipedrive é excelente para vendedores, tanto que parece especialmente feito para a categoria através de sua interface de usuário intuitiva e os vários recursos desenvolvidos para otimizar o trabalho dos vendedores.
Um dos principais atrativos dessa ferramenta de CRM é a visibilidade do ciclo de vendas. Com isso, é possível ver um entendimento mais eficiente do trabalho realizado e dos gargalos na atuação da equipe.
Além disso, o aplicativo mobile funciona muito bem, com sincronização de outras ferramentas no sistema feita de maneira intuitiva e simplificada.
O desafio para muitas empresas é que, com tantos benefícios, o valor sobe um pouco. Mas para quem está disposto a investir mais recursos no CRM para otimizar o time de vendas, podemos garantir que não será em vão – o Pipeline está sempre aumentando seus recursos e funcionalidades.
Ele possui:
- Sistema de lembretes/calendário;
- E-mail marketing;
- Integração de chat interno;
- Lead Scoring;
- Integração com ferramenta de automação de marketing;
- Acesso mobile;
- Propostas;
- Segmentação;
- Gerenciamento de tarefas.
Não possui:
- Integração de redes sociais.
5. Salesforce
O Salesforce é outro CRM líder de mercado que disputa com o HubSpot seus maiores clientes. Um de seus principais diferenciais é a alta capacidade de customização.
A ferramenta oferece uma vastidão de funcionalidades para vendedores e é possível customizá-las com pouco esforço. Além disso, é possível integrar ferramentas e aplicativos como MailChimp e Outlook.
Outro ponto forte do Salesforce é o uso de IA para conectar seus compromissos, e-mails e outras demandas. Não apenas tornando o trabalho mais eficiente, mas trazendo a sensação de eficiência à execução de tarefas.
Mas todos esses benefícios e a robustez no uso acabam aumentando o preço. Se você quiser acessar todos os recursos sem limites, é necessário contratar os planos mais caros. Ele possui:
- Sistema de lembretes/calendário;
- Armazenamento de documentos;
- E-mail Marketing;
- Lead Scoring;
- Integração de chat interno;
- Acesso Mobile;
- Propostas;
- Segmentação;
- Integração de redes sociais;
- Gerenciamento de tarefas.
Não possui
- Integração de ferramenta de automação de marketing.
Ferramenta de CRM, qual escolher?
Escolher a ferramenta de CRM certa pode parecer um desafio com tantas opções no mercado, mas com a ajuda de um time especializado, você pode facilitar o trabalho. Saiba qual a melhor ferramenta, plano e quais são os dados importantes para acompanhar.
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