Neste artigo, compilamos as melhores ferramentas de SEO para analisar e otimizar sites e trouxemos também informações importantes como valores para uso, principais benefícios e muito mais. Confira!
Lista de ferramentas de SEO para analisar sites
Conheça em detalhes as seguintes ferramentas para otimização de sites:
- Ahrefs;
- Google Search Console;
- SEMRush;
- KWFinder;
- Moz Pro;
- Ubersuggest;
- Answer The Public;
- SpyFu;
- Woorank;
- Majestic;
- SEOQuake;
- Screaming Frog;
- Serpstat.
1. Ahrefs
O Ahrefs é uma das ferramentas de SEO mais recomendadas. Ele só perde para o Google no número de website crawlers (os bots que compilam os sites na internet).
A ferramenta destaca quais partes do seu site precisam de melhorias para ranquear melhor nas plataformas de busca. Você também pode usar essa ferramenta de SEO para encontrar o conteúdo mais linkado no seu nicho, verificar e corrigir links quebrados no seu site e ter uma visão geral das páginas de melhor performance.
Com o Ahrefs, os times de marketing têm as ferramentas necessárias para auditorias de sites, podem encontrar as palavras-chave e pesquisas realizadas pelos consumidores, rastrear o progresso do site e o ranqueamento das palavras-chave.
O software também permite que profissionais de SEO explorem os sites de concorrentes e analisem os conteúdos de melhor desempenho.
O Ahrefs vem com funcionalidades únicas para auditoria de sites e verificação de performance de SEO nas páginas. O Site Audit verifica todas as páginas de um site e oferece uma nota de saúde de SEO.
Além disso, também torna mais fácil o entendimento da performance do site através de gráficos intuitivos. E o Site Audit ainda pode ser configurado para excluir algumas seções.
O Ahrefs também vem com ferramentas de exploração de palavras-chave robustas. São milhares de sugestões de termos para SEO graças ao banco de dados de mais de 7 bilhões de palavras-chave.
Essa quantidade de termos também oferece dados precisos de volumes de busca e palavras-chave de mais de 170 países em 10 diferentes plataformas de busca. Tamanha versatilidade garante que os profissionais sejam capazes de encontrar os melhores termos para suas pesquisas.
Principais funcionalidades do Ahrefs
- Análise competitiva: descubra quais são as palavras-chave ranqueadas pelos concorrentes;
- Pesquisa de palavra-chave: receba sugestões de palavras-chave relevantes e ideias;
- Pesquisa de backlinks;
- Pesquisa de conteúdo: identifique o melhor conteúdo para aumentar a captura de leads e vendas;
- Rastreio de ranking: rastreie tanto os rankings de desktop quanto mobile;
- Monitoramento web: receba alertas em tempo real para backlinks, palavras-chave e menções.
Planos e preços do Ahrefs
São 4 planos diferentes: Lite, Standard, Advanced e Agency. No pagamento anual, os clientes recebem 2 meses gratuitos.
- Life: Custa $99 por mês ou $82 por mês com pagamento anual, totalizando $990. Este plano é adequado para um usuário, permite até 5 projetos e inclui 10.000 páginas rastreadas por mês. Ferramentas como Site Explorer, Keywords Explorer e Rank Tracker estão disponíveis, além de um teste gratuito de 7 dias;
- Standard: Disponível por $199 mensais, ou $149 no plano anual (total de $1790). Este plano também permite um usuário, com capacidade para gerenciar até 10 projetos e rastrear até 500.000 páginas mensais. Inclui ferramentas avançadas e um teste gratuito de 7 dias;
- Advanced: Custa $399 por mês ou $332 no plano anual, totalizando $3990. Permite até 3 usuários e até 25 projetos, com rastreamento de 1,25 milhão de páginas por mês e funcionalidades adicionais como o Google Data Studio Connector;
- Agency: Este plano custa $999 mensais, ou $882 com pagamento anual, totalizando $9990. Ele é destinado a até 5 usuários, suporta até 100 projetos e rastreia 2,5 milhões de páginas por mês, incluindo várias funcionalidades premium para agências e empresas de grande porte
2. Google Search Console
Ferramenta de SEO grátis, o Google Search Console permite monitorar a presença do seu site no SERP do Google. Tudo que você precisa fazer é verificar seu site ao adicionar um código ou ir no Google Analytics e subir seu sitemap para indexação.
Ainda que você não dependa do Search Console para aparecer nos resultados do Google, é possível controlar o que aparece nos resultados de busca e como seu site é representado nas pesquisas com a sua conta.
Além disso, como ferramenta de SEO, o Search Console te permite entender como o Google e os usuários veem seu site, o que facilita a otimização para melhor performance nos resultados de busca.
Google PageSpeed Insights
A velocidade de carregamento de uma página é fator fundamental na experiência de usuário e no SEO. Você precisa garantir que todas as páginas carreguem extremamente rápido para manter os visitantes dentro do seu site e fazer com que passem mais tempo navegando.
A melhor ferramenta para essa análise é, sem dúvidas, o Google PageSpeed Insights. Essa funcionalidade, que também é gratuita, é muito fácil de usar. Basta digitar sua URL no campo indicado e esperar alguns segundos para um relatório profundo sobre o desempenho do seu site.
Principais funcionalidades do PageSpeed Insights
- Análise de velocidade de desktop e mobile separadas;
- Relatório preciso e detalhado para gerar insights sobre os fatores que mais afetam a velocidade de carregamento das páginas, bem como sugestões sobre como resolver os problemas.
– Leia também: Google EEAT: Antigo Google EAT e impacto no SEO
3. SEMRush
Um software completo para marketing digital, o SEMRush é uma das referências de mercado no que se refere a funcionalidades para SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e muito mais.
Com mais de 50 ferramentas, a plataforma garante que os profissionais sejam capazes de aumentar o tráfego orgânico e melhorar a performance do site nas plataformas de busca. Para mais versatilidade, o SEMRush é capaz de coletar dados de mais de 142 países.
Dentre as funcionalidades, temos a busca de palavras-chave e o rastreamento diário nas mudanças de ranqueamento desses termos.
A plataforma também tem automações para verificações em páginas e fatores de ranqueamento técnicos de SEO, além de oferecer dicas para melhorar a performance em páginas de site específicas.
Uma das funcionalidades mais populares é o Domínio vs Domínio, uma análise em que as empresas podem comparar seus sites com os concorrentes. Caso você esteja buscando relatórios para te ajudar a entender melhor os dados de busca, tráfego ou até mesmo os competidores, será capaz de comparar as palavras-chave e domínios.
E o On-Page SEO Checker te permite monitorar seu ranqueamento e encontrar recomendações de como melhorar sua performance no digital.
Principais funcionalidades do SEMRush
- Pesquisa orgânica: descubra competidores orgânicos e identifique suas melhores palavras-chave;
- Pesquisa de anúncios: monitore e localize suas campanhas de anúncio e landing pages;
- Ferramenta de display de anúncios: direcionamento inteligente de audiência e análise de competidores;
- Backlinks;
- Pesquisa de palavras-chave: identifique os melhores termos para seu PPC (pay-per-click) e campanhas de SEO;
- Análise de tráfego: analise o seu tráfego comparando ao dos competidores para descobrir novas oportunidades.
Planos e preços do SEMRush
O SEMRush tem quatro planos distintos:
- Pro: Custa $139,95 por mês (ou $117,33/mês no plano anual, totalizando $1.407,96) e é adequado para freelancers, pequenas equipes e iniciantes. Permite criar até 5 projetos e rastrear 500 palavras-chave, com 100.000 páginas auditadas por mês, além de oferecer 10.000 resultados por relatório;
- Guru: Custa $249,95 mensais (ou $208,33/mês no plano anual, totalizando $2.499,60). Este plano inclui todas as funcionalidades do Pro, mas expande os limites para até 15 projetos, 1.500 palavras-chave rastreadas e 300.000 páginas auditadas por mês. Inclui dados históricos, integração com Looker Studio e ferramentas de marketing de conteúdo, sendo voltado para PMEs e agências de médio porte;
- Business: Voltado para grandes empresas e agências, custa $499,95 por mês (ou $416,66/mês no plano anual, totalizando $4.999,20). Este plano oferece 40 projetos, 5.000 palavras-chave rastreadas e 1 milhão de páginas auditadas por mês, além de acesso à API, métrica de “Share of Voice” e análise de anúncios de Google Shopping.
4. KWFinder
O KWFinder é uma ferramenta de SEO da Mangools que permite encontrar palavras-chave de cauda longa com menor nível de competitividade. Especialistas usam essa ferramenta para encontrar os termos ideais para um ranqueamento a longo prazo e rodar uma análise de backlinks e SERPs (Search Engine Results Page ou Página de resultados do mecanismo de pesquisa).
A funcionalidade de Rastreio de Ranking permite determinar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca enquanto avalia sua melhora com base em uma métrica chave.
E se isso não for suficiente, você ainda consegue uma tonelada de novas ideias de palavras-chave para ajudar a ranquear ainda mais o seu site.
Principais funcionalidades do KWFinder
- Encontrar palavras-chave de cauda longa e variações de termos;
- Descobrir as palavras-chave de competidores;
- Fonte de palavras-chave através do Google Suggest;
- Organização de palavras-chave em listas separadas;
- Importação de palavras-chave em massa;
- Filtragem de termos;
- Busca local de palavras-chave;
- Busca por volume e métricas de termos;
- Planner de palavras-chave alternativas;
- Análise SERP e métricas de SEO.
Planos e preços do KWFinder
O Mangools oferece 3 planos diferentes:
- Basics: Custa $49 por mês ou $29,90 por mês quando pago anualmente, totalizando $358,80. Este plano inclui 100 buscas de palavras-chave e 20 análises de sites a cada 24 horas, além de 100.000 páginas rastreadas por mês;
- Premium: Disponível por $69 mensais ou $39,90 anualmente, totalizando $478,80. Oferece 500 buscas de palavras-chave, 70 análises de sites a cada 24 horas e 500.000 páginas rastreadas por mês;
- Agency: Custa $129 por mês ou $79,90 anualmente, totalizando $958,80. Este plano proporciona 1.200 buscas de palavras-chave, 150 análises de sites a cada 24 horas e 1,2 milhões de páginas rastreadas por mês.
5. Moz Pro
Alguns especialistas destacam como o Moz sempre é capaz de estar em dia com as atualizações constantes do algoritmo do Google. Outros elogiam a parte de chat que sempre gera respostas relevantes para as questões levantadas.
O fato é, esteja você procurando por recomendações de palavras-chave ou um rastreador de site, o Moz Pro é uma plataforma robusta.
Além disso, oferecem uma ferramenta gratuita, o Mozbar, para baixar e ver as métricas do seu site enquanto navega por elas. E se você quer saber mais sobre SEO, também pode considerar participar da conferência anual MozCon.
Umas das ferramentas centrais do Moz Pro é o Keyword Explorar. Com essa ferramenta, você consegue insights de quais termos as pessoas usam ao procurar por seus produtos e serviços. Também é possível usar a funcionalidade para salvar listas de palavras-chave para seu site.
O Moz também ajuda a acompanhar o ranqueamento do seu site, então você pode monitorar facilmente quão bem seu site se posiciona nas palavras-chave mais importantes. Você é capaz de dividir as buscas locais e nacionais para ter uma visão mais clara sobre o que os visitantes em cada lugar veem.
Além disso, o Moz Pro também ajuda na auditoria de site e otimização em página. A plataforma vem com a ferramenta de Site Crawl que estuda todos os aspectos (mesmo de sites enormes) e oferece recomendações de melhorias para aumentar a performance da sua marca no online.
Principais funcionalidades do Moz Pro
- Pesquisa de palavras-chave;
- Acompanhamento de ranking de páginas;
- Rastreador de site para encontrar e resolver problemas;
- Otimização em página para melhor experiência de usuário possível;
- Pesquisa de links para analisar links próprios e de concorrentes;
- Relatórios personalizados.
Planos e preços do Moz Pro
Os planos do Moz Pro incluem suporte online 24h, são eles:
- Standard: Custa $99 por mês ou $79/mês no plano anual (total de $950). Este plano é ideal para pequenas empresas que precisam do básico em SEO, com 300 palavras-chave rastreadas, 3 sites monitorados e 400.000 páginas rastreadas por mês. Inclui ferramentas como pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e o MozBar Premium;
- Medium: Por $179 mensais ou $143/mês no plano anual (totalizando $1.719), esse plano adiciona limites maiores e funcionalidades extras, como relatórios de marca e templates. Permite rastrear até 1.500 palavras-chave e 10 sites, com um total de 2 milhões de páginas auditadas por mês. Esse é o plano mais popular, indicado para agências de médio porte;
- Large: Voltado para negócios maiores, custa $299 por mês ou $239/mês no plano anual (total de $2.868). Este plano oferece até 3.000 palavras-chave e 25 sites monitorados, além de 5 milhões de páginas rastreadas mensalmente. Inclui todas as funcionalidades do Medium com limites expandidos para equipes maiores;
- Premium: Por $599 por mês ou $479/mês anualmente (total de $5.750), este plano é projetado para grandes agências e equipes de marketing internas, com 8 milhões de páginas rastreadas mensalmente, 100 campanhas e suporte para até 5 usuários.
– Leia também: Core Web Vitals: saiba tudo sobre o novo update do Google
6. Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta de SEO desenvolvida pelo Neil Patel que dá direito a um buscador de palavras-chave gratuito para ajudar seu negócio a encontrar os melhores termos possíveis na sua área.
Também é possível descobrir a intenção de busca para cada termo de acordo com as páginas mais bem ranqueadas nos SERPs.
De cauda longa à curta, é possível encontrar os termos certo para usar no seu site com centenas de sugestões nessa ferramenta gratuita. Algumas das principais métricas são: volume de palavra-chave, competição, CPC, tendências sazonais.
O Ubersuggest é útil para SEO orgânico e PPC, além de permitir que você avalie se uma palavra-chave será útil e o quão competitiva pode ser para seu negócio.
Planos e preços do Moz Pro
A Ubersuggest oferece três planos de assinatura principais, com opções mensais e de pagamento único para acesso vitalício:
- Individual: $29 por mês ou $290 para acesso vitalício. Esse plano inclui monitoramento diário de até 125 palavras-chave por projeto e auditoria de até 1.000 páginas por semana, além de ferramentas como sugestões de palavras-chave, ideias de conteúdo e análise de tráfego. É ideal para freelancers e pequenos negócios.
- Business: Custa $49 por mês ou $490 vitalício. Permite o monitoramento de até 150 palavras-chave por projeto e auditoria de 5.000 páginas semanais. Esse plano é indicado para empresas em crescimento, com recursos para pesquisa de palavras-chave e análise de concorrentes.
- Enterprise/Agency: $99 por mês ou $990 para acesso vitalício. Projetado para agências, oferece monitoramento de até 300 palavras-chave por projeto e auditoria de 10.000 páginas por semana, além de integrações avançadas e relatórios personalizados.
7. Answer The Public
Ferramentas de SEO como o Answer the Public permitem que você encontre rapidamente tópicos para falar sobre no seu blog.
Digamos que você atua no ramo fitness. É possível usar essa ferramenta de SEO gratuita para criar conteúdo ao redor de palavras-chave como fitness, alimentação saudável, exercícios etc. e cobrir todo o espectro de buscas do seu público.
O Answer the Public é excelente para encontrar oportunidades de Featured Snippet. Caso decida contratar um freelancer para escrever os blogs para você, tudo que tem que fazer é baixar essa lista do site e enviar para ele – vai gastar apenas 5 minutos para ter novos tópicos para rankear no SEO.
Se você tem problemas para gerar ideias de artigos de blog, essa é uma excelente forma de brifar novos conteúdos. A ferramenta atualiza constantemente o que as pessoas estão pesquisando online. Além de mostrar palavras-chave, mostra também frases inteiras usando os termos pesquisados.
Principais funcionalidades do Answer the Public
- Descoberta de palavras-chave de cauda longa relevantes e naturais;
- Monitoramento de tendências em tempo real;
- Descoberta de nichos escondidos;
- Pesquisa de palavras-chave;
- Alertas semanais para tópicos específicos.
Preços e planos do Answer the Public
A ferramenta Answer the Public oferece três planos de preços:
- Gratuito: Com o plano gratuito, é possível realizar buscas limitadas diariamente, ideal para uso ocasional e básico;
- Plano Mensal: Por $99 mensais, o plano pago desbloqueia buscas ilimitadas, além de recursos como exportação de dados em CSV, comparações temporais, e suporte prioritário. Ele também permite até três usuários, tornando-o ideal para equipes de marketing e pesquisa de conteúdo que precisam de dados detalhados;
- Plano Anual: Disponível por $79 ao mês, totalizando $948 por ano, este plano oferece os mesmos benefícios do plano mensal, com um desconto de cerca de 20% no valor total anual.
Esses planos pagos permitem aos usuários acessar relatórios completos, fazer o monitoramento contínuo de palavras-chave e receber alertas sobre mudanças de tendências
8. SpyFu
O SpyFu tem uma versão premium excelente, mas a versão gratuita já é uma boa porta de entrada para quem quer crescer sem poder investir muito no começo.
É possível ver com grande facilidade o número de vezes que uma palavra-chave é vista todo mês enquanto determina também a dificuldade para o termo.
Também tem como realizar pesquisas sobre seus competidores e ver quais palavras-chave estão usando.
Além disso, você pode jogar qualquer site (o seu ou de concorrentes) para saber quais palavras-chave orgânicas estão ranqueando melhor, saber quantos cliques geram, entender quais são os termos pagos gerando acesso para você e competidores, as campanhas no ar pelo Google Ads e muito mais.
Essa é uma das ferramentas de SEO mais completas do mercado.
O SpyFu também deixa os usuários realizarem pesquisas de palavras-chave com muita personalização, filtrando os termos por CPC, volume de busca, CTR e dificuldade.
Principais funcionalidades do SpyFu
- Pesquisa de SEO com análise de concorrentes, pesquisa de palavras-chave, backlinks, comparação de domínio e rastreio de ranqueamento;
- Pesquisa de PPC com Ads de concorrentes, pesquisa de termos PPC, sugestões de termos PPC e mais
- Pesquisa de palavras-chave com ferramenta para agrupar e parear termos semelhantes, além de verificador de backlinks;
- Relatórios de SEO fáceis de ler e interpretar;
- Análise de SERPs;
- Visão geral de domínio.
Preços e planos do SpyFu
O SpyFu conta com 3 planos além do gratuito:
- Basic: Custa $39 por mês ou $33 mensais no plano anual, totalizando $396 por ano. Este plano oferece 5.000 palavras-chave rastreadas semanalmente, 10.000 exportações de linhas de dados, e 250 leads de vendas por mês, ideal para usuários iniciantes ou pequenas empresas.
- Professional: Disponível por $79 mensais (com desconto de $39 no primeiro mês) ou $58 por mês no plano anual, totalizando $696. Este plano inclui 15.000 palavras-chave rastreáveis por semana, 500 leads mensais, exportações de dados ilimitadas e relatórios com marca branca, indicado para agências e empresas em crescimento;
- Team: Custa $299 mensais ou $199 por mês no plano anual, somando $2.388 anuais. Com ele, é possível rastrear 40.000 palavras-chave por semana, acessar 2.000 leads de vendas mensais e utilizar recursos completos de relatórios com marca branca, sendo ideal para equipes maiores e empresas estabelecidas.
– Leia também: SEO E SEM: te mostramos quando e como utilizar cada estratégia
9. Woorank
O Woorank oferece versões pagas e gratuitas para rastrear e gerar relatórios de marketing. É possível colocar as palavras-chave dos concorrentes e descobrir quais termos estão usando para que você possa sobrescrevê-los nas buscas com um bom SEO.
Tente entender como funcionam as palavras-chave ao longo do tempo e otimize para seus usuários e plataformas de busca da melhor maneira possível. E, o mais importante, entenda quais são os pontos de melhoria do seu site, tanto na parte técnica quanto em conteúdo.
O Woorank ajuda a identificar conteúdo duplicado, tempo fora do ar e problemas de segurança, além de dar o passo a passo sobre como resolver.
Essa ferramenta de SEO é excelente para introduzir pessoas novas na área, não é muito complicada e ainda assim tem as funcionalidades certas para fazer todo o trabalho pesado.
Principais funcionalidades do WooRank
- Projetos WooRank: rastreio de todos os projetos de SEO em um só lugar;
- Ferramenta de palavra-chave para descoberta de oportunidades e organização das buscas;
- Rastreio de site para descobrir erros que afetam o ranqueamento;
- Monitoramento de SEO;
- Ferramentas de vendas;
- Extensão para Firefox e Chrome.
Planos e preços do WooRank
O WooRank atualmente oferece três planos principais, com uma versão gratuita que permite realizar uma análise de site semanal:
- Pro: Custa $89,99 mensais ou $53,25 por mês se pago anualmente (total de $639). Esse plano é ideal para pequenos negócios e freelancers, permitindo otimizar um site, monitorar até 50 palavras-chave e rastrear 2.500 páginas. Também inclui análises de concorrentes, integração com ferramentas como Google Analytics, e relatórios PDF ilimitados;
- Premium: Por $199,99 ao mês ou $133,25 no plano anual (total de $1.599), é indicado para profissionais que gerenciam múltiplos sites. Esse plano permite até 5 sites e monitoramento de até 250 palavras-chave, além de recursos como relatórios com marca branca e uma ferramenta de geração de leads (LeadGen Tool);
- Enterprise: Plano personalizado para empresas de grande porte, com preço sob consulta. Inclui funcionalidades como login SSO, acesso API, e revisão de múltiplos sites em massa para grandes equipes que gerenciam projetos maiores.
10. Majestic
O Majestic tem diversas funcionalidades úteis, como por exemplo o The Majestic Million, que permite ver o ranqueamento do primeiro milhão de sites. Assim, é possível saber se o seu site está no topo do SEO mundial.
Além disso, o Site Explorer permite ter uma visão geral do seu domínio e o número de backlinks registados.
Ele também funciona como uma ferramenta de SEO para encontrar os melhores termos e focar neles enquanto tem funcionalidades desenvolvidas para comprar sites e acompanhar o seu ranqueamento.
Caso tenha interesse em desenvolvimento de uma estratégia a longo prazo de link building, o Majestic é a ferramenta certa. A ferramenta foi desenvolvida ao redor dos dados de Link Intelligence coletados por robôs. Graças a isso, você pode descobrir e auditar backlinks para o seu site e de concorrentes.
A ferramenta também vem com outra grande funcionalidade, o Link Context. Ele impulsiona sua estratégia porque, para cada link no relatório, é possível ver quais são editoriais, quais são de diretório, quais sites próximos possuem links parecidos, posições de páginas estimadas e muito mais.
Principais funcionalidades do Majestic
- Explorador de sites para encontrar parcerias confiáveis para link building;
- Majestic Campaigns: rastreia sites e observa as métricas;
- Link Context: identifica links relevantes e verifica suas descrições;
- Filtro de relatório: diferentes filtros para acompanhar métricas relevantes;
- Métricas comparativas: ponha quaisquer dois sites lado a lado;
- Análise de competidores.
Planos e preço do Majestic
O Majestic atualmente oferece três planos principais:
- Lite: $49,99 por mês ou $41,67 mensais no pagamento anual (total de $499,99). Ideal para usuários casuais e donos de sites pequenos, permite 1 usuário e até 1 milhão de unidades de análise. Esse plano fornece acesso a dados atualizados (Fresh Index) para backlinks, análise de palavras-chave, métricas de confiança e relatórios em PDF.
- Pro: $99,99 mensais ou $83,33 mensais no plano anual (total de $999,99). Voltado para profissionais de SEO e consultores, esse plano inclui tudo do Lite, além do índice histórico de backlinks, exportação de dados brutos, relatórios personalizados, análises para múltiplos sites (até 10 domínios simultaneamente) e a ferramenta Clique Hunter. O limite é de 20 milhões de unidades de análise e permite 1 usuário.
- API: Começa em $399,99 por mês ou $333,33 mensais no pagamento anual (total de $3.999,90) para até 100 milhões de unidades de análise. Voltado para agências e desenvolvedores, permite 5 usuários, inclui acesso completo à API, e suporte para integração com outras aplicações. Para projetos maiores, estão disponíveis pacotes com limites de 300 milhões e 1 bilhão de análises mensais.
– Leia também: SEO e IA: saiba como utilizar a inteligência artificial na otimização de sites
11. SEOQuake
O SEOQuake é outra excelente ferramenta de SEO gratuita. Essa extensão do Chrome funciona como um checklist de SEO que faz auditorias em páginas, organiza links internos e externos e também compara seu site a concorrentes para saber como você está indo.
Outras funcionalidades incluem análise de palavras-chave para identificar densidade de uso dos termos e um dashboard de SEO fácil de usar.
Essa é uma ferramenta útil para iniciantes e profissionais que querem ter uma visão fácil de suas métricas. Ela funciona no Chrome, Firefox, Opera e Microsoft Edge. Além disso, você tem acesso aos dados de qualquer site, dando informações úteis de métricas internas e externas.
Principais funcionalidades do SEOQuake
- SEOBar: acesso a um resumo de SEO em qualquer página da web
- SEO Dashboard: abre uma janela que oferece uma visão geral da página analisada
- SERP Overlay: análise de SERP e exportação de dados
- Grande quantidade de dados: pode escolher qualquer fonte popular de dados e elementos de redes sociais
- Análise de palavra-chave: identifica todas as palavras-chave usadas na página
12. Screaming Frog
O Screaming Frog é mais uma das ferramentas para SEO altamente recomendada por profissionais da área. Ela tem auditorias de site muito rápidas, mais do que as outras ferramentas disponíveis. Além da auditoria, também informa sobre conteúdo duplicado, erros para correção, redirecionamentos ruins e melhorias na parte de link building.
O SEO Spider (para as auditorias) foi desenvolvido ao redor da necessidade de velocidade sem perda de qualidade na análise): mesmo verificando centenas de páginas, não passa de alguns minutos.
Principais funcionalidades do Screaming Frog
- Auditoria de redirecionamentos: encontra e examina redirecionamentos temporários e permanentes no site;
- Conteúdo duplicado: descobre todos os elementos duplicados no site incluindo URLs e conteúdo;
- Sitemaps XML: gera os sitemaps para o seu domínio, o que ajuda no seu SEO;
- Análise de metadados: analisa os metadados e títulos de um site grande;
- Visualização da arquitetura do site: avalia e modifica a estrutura de URL e links internos.
Planos e preços do Screaming Frog
O Screaming Frog oferece duas opções de uso para sua ferramenta SEO Spider:
- Versão Gratuita: Permite auditoria de até 500 URLs por site. Ideal para usuários que desejam explorar funcionalidades básicas de análise de SEO sem custo.
- Versão Paga: Custa $259 por ano, por usuário, e oferece auditorias ilimitadas de sites. Além disso, esta versão desbloqueia funcionalidades avançadas, como integração com Google Analytics, Google Search Console, e PageSpeed Insights, além de recursos para auditoria de dados estruturados, visualização de links internos, e personalização de crawls. A empresa também oferece descontos para compra de 5 ou mais licenças, tornando-o mais acessível para equipes maiores.
13. Serpstat
O Serpstat é tido como uma plataforma de growth hacking para SEO, PPC e marketing de conteúdo. Se você está procurando uma ferramenta tudo em um para resolver tarefas de SEO, analisar competidores e gerenciar o seu time, essa é uma excelente escolha.
Essa ferramenta de SEO tem coletado palavras-chave e análises de dados de competidores no Google em diversas regiões do mundo.
Uma das mais interessantes funcionalidades é a Missing Keywords, que identifica quais palavras-chave seus concorrentes usam para ranquear no top10 que você ainda não está usando.
O Serpstat oferece várias funcionalidades para ajudar negócios a organizar fluxos de trabalho de SEO.
Isso inclui acompanhamento de tráfego, análise de backlinks, pesquisas de mercado e concorrentes, além das auditorias de site. A plataforma também ajuda os usuários com as pesquisas de palavras-chave e sugestões.
Uma das funcionalidades que mais chama a atenção é o alto banco de dados sobre palavras-chave que oferece sugestões de acordo com popularidade, competição, volume de busca e dificuldade, além de tendências de buscas recentes.
Principais funcionalidades do Serpstat
- Acompanhamento de ranqueamento: pesquisa SERP, dados históricos, grupo de termos por tags, scores de domínios;
- Análise de backlinks com 2 anos de dados;
- Pesquisa de palavras-chave;
- Auditoria de site: veja sua nota de otimização de domínio e descubra o que pode fazer para melhorar;
- Pesquisa de concorrentes: descubra mais sobre seus competidores através de uma análise sobre a estratégia online deles;
Planos e preços do Serpstat
O Serpstat oferece quatro planos principais, cada um com opções de pagamento mensal e desconto de 20% para o pagamento anual:
- Lite: Por $69 ao mês ou $55/mês no plano anual, totalizando $660 por ano. Este plano é voltado para usuários individuais e freelancers, permitindo até 4.000 pesquisas de palavras-chave diárias, 15.000 palavras-chave monitoradas, e auditoria de 150.000 páginas por mês;
- Standard: Custa $149 ao mês ou $119/mês no plano anual (total de $1.428). Além dos recursos do Lite, permite 5.000 pesquisas diárias, 60.000 palavras-chave monitoradas e é adequado para pequenas equipes, incluindo 3 usuários e acesso a relatórios com marca personalizada;
- Advanced: Disponível por $299 mensais ou $239/mês no plano anual, com valor total de $2.868. Este plano é ideal para empresas de médio porte, com 8.000 pesquisas de palavras-chave por dia, 150.000 palavras-chave monitoradas, 5 usuários e auditoria de até 1,2 milhão de páginas;
- Enterprise: Custa $499 mensais ou $399/mês no plano anual, totalizando $4.788. Voltado para grandes agências, este plano permite até 12.000 pesquisas diárias, 300.000 palavras-chave monitoradas, auditoria de 1,5 milhão de páginas, e oferece suporte prioritário, integrações avançadas e 7 usuários.
– Leia também: 6 exemplos de SEO para inspirar sua estratégia digital
Implemente uma ferramenta de SEO na sua empresa
A agência de Inbound Marketing E-Dialog tem uma equipe de especialistas pronta para utilizar as melhores ferramentas de SEO no seu negócio, alavancando assim seus resultados orgânicos e colocando a sua empresa na frente dos concorrentes.
Nós possuímos diversos cases de SEO e tráfego orgânico em nosso site. Conheça!
– Leia também: 10 ferramentas de Inbound Marketing que você precisa conhecer