Seja qual for o segmento em que a sua empresa atua e o estágio no qual se encontra, é preciso investir em estratégias de gerenciamento de Instagram. Isso porque essa rede alcançou no fim de 2017 a marca de 800 mil usuários no mundo todo. O aplicativo atingiu também a marca de 500 milhões de usuários por dia. No Brasil, de acordo com a Social Media Trends 2018, pesquisa realizada pela Rock Content, 80,2% das marcas investem nesta rede.
É esperado que o Instagram registre neste ano 1 bilhão de pessoas conectadas. Seu uso é cada vez mais constante, tanto por usuários quando por empresas. Por isso, diversos especialistas acreditam que a rede social seja a principal fonte de negócio nos próximos anos.
Outros dados, coletados pela pesquisa Mídias Sociais 360º, comprovam a popularidade do instagram. Confira:
– Perfis comerciais no Instagram superaram a marca de 1 milhão de seguidores, em média.
– O Instagram teve um aumento em mais de 2.000% em relação a 2014. Isso porque no ano citado, a quantidade de seguidores por marca era 49 mil.
– Os dados estimam que os números do Instagram nos próximos anos devem ser ainda maiores. Mostram também que a rede social não é apenas uma tendência do momento, mas sim algo duradouro.
Portanto, confira neste blog estratégias para crescer o Instagram da sua marca:
1. Solucione os problemas dos seus seguidores
Muitas marcas criam pesquisas sobre a audiência. Todavia, não são todas as que conseguem produzir conteúdos realmente úteis para o público. Para agregar valor com as postagens no Instagram da empresa, primeiramente, elabore as seguintes perguntas:
- Estou segmentando da forma correta o público da marca?
- Quais perguntas meu público está fazendo?
- Como meus anúncios podem ajudar a responder tais perguntas?
Caso você ainda não saiba exatamente como segmentar os anúncios do Instagram da empresa, há uma boa forma de dar o primeiro passo. É simples: utilize os usuários que já fizeram alguma interação com a marca. Como são pessoas que já possuem interesse e curiosidade sobre os produtos, há grande chances de engajarem com o conteúdo.
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Lembrando que a criação de público personalizado para a marca é apenas a etapa inicial. Logo após conquistar esses usuários, você precisa efetivamente criar soluções para os problemas dos mesmos.
Como saber quais são as perguntas desse público?
Há diversas ferramentas ao nosso dispor para entender as dúvidas do público. Para elaborar as estratégias para crescer o Instagram, você pode acessar fóruns e procurar pelo tópico de interesse. Uma das plataformas interessantes para esse trabalho é o Quora. Basta escolher o assunto de interesse, e que envolve o produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Depois, você conseguirá entender, enfim, o que as pessoas querem saber acerca disso. Outro ótimo exemplo é o Planejador de Palavras-Chave do Google.
A partir do estudo desses dados, você poderá criar anúncios bem segmentados. Ao solucionar as dúvidas das pessoas, elas serão convertidas em seguidores e possíveis clientes.
2. Invista em vídeos
Em 2017, os vídeos como estratégias para crescer o Instagram funcionaram muito bem. Com isso, projeções para este ano são ainda melhores para os produtores de conteúdo. Ainda em 2014, as pesquisas mostraram a preferência dos consumidores pelo vídeo. Passar as informações com esse recurso pode fazer com que ela seja disseminada de forma mais leve e interativa.
Nos últimos anos, empresas investiram em testar a experiência de seus seguidores nas redes sociais. Elas se baseavam em entender a melhor forma de se comunicar usando esse estilo de conteúdo. Com isso, as contas comerciais estão em constante aperfeiçoamento na produção de vídeos. Logo, para se destacar com essa estratégia, você deve criar produções customizadas. Isto é: pensar no diferencial do seu produto ou serviço e usá-lo para passar a informação em vídeo.
Se você ainda não se convenceu que esse recurso deve ser implantado por sua marca no Instagram, os dados comprovam. Projeções apontam que, em 2020, os vídeos somarão 80% do tráfego dos usuários na web. Ou seja, essa não apenas é só uma das estratégias para crescer o Instagram, mas sim um investimento que deve ser utilizado em outros canais. O audiovisual têm um crescimento exponencial na internet e grandes chances de se tornar uma preferência quase unânime pelos consumidores.
3. Conte histórias
O storytelling é uma técnica que vem conquistando cada vez mais adeptos no Marketing Digital. Isso porque as histórias nos permitem mostrar a personalidade ou trajetória da marca e criar uma relação mais próxima com o consumidor. Não é novidade que o interesse por conhecer boas histórias é uma característica da natureza humana. Certo?
Se parar para pensar, com certeza há alguma história entre você e a sua marca preferida. Isso estreita a sua relação com a mesma e é um dos fatores que te leva a criar a preferência pela mesma. As marcas têm focado na criação de boas histórias e o Instagram é uma ferramenta incrível para isso. Principalmente agora com a criação dos Stories.
Estratégias para crescer o Instagram com o storytelling
- É preciso gerar empatia com o que é contado
- Não precisa, necessariamente, envolver a criação da marca. Pode ser algo atual e até mesmo que faz parte da rotina da empresa
- Insira a identidade e os verdadeiros valores da marca
- Jamais crie uma narrativa que fuja do que realmente envolve o universo da empresa. São inúmeros os recursos da internet. Portanto, facilmente os usuários saberão se a história é verdadeira ou não
- Encontre um tom de voz adequado para a marca
- Defina a persona do público- alvo
- Alinhe a comunicação entre os pontos de venda e canais de divulgação
- Utilize fotos e vídeos humanizados, sem depender totalmente de bancos de imagem
4. Crie promoções
A criação de promoções é uma maneira interessante para promover o crescimento do Instagram. Essa estratégia não envolve apenas o intuito de aumentar os números, mas também deixar os usuários mais próximos da marca. A empatia é uma questão primordial na relação da empresa com os consumidores. Dessa forma, esse estilo de conteúdo faz com que esse sentimento aumente. Nesse tópico, você entenderá que as promoções aqui citadas não englobam apenas sorteios de produtos no feed da rede social.
Benefícios dos brindes e promoções no Instagram:
- Humanização da marca
- Fidelização dos clientes
- Aumento do interesse dos usuários de acompanharem a empresa na rede social
- Interação com os usuários
- Percepção do perfil do público que mais é impactado pela marca
De acordo com um estudo de caso recente da Tailwind for Instagram, marcas que regularmente distribuem brindes e conteúdo possuem métricas impressionantes em termos de engajamento. Dessa pesquisa, podemos destacar os seguintes apontamentos dessas estratégias para crescer o Instagram das empresas:
- As contas que geram brindes e concursos regulares cresceram 70% mais rápido do que as outras
- 91% dos posts com mais de 1.000 comentários estão relacionados a uma oferta ou concurso
- Concursos e brindes no Instagram recebem em média 3,5 mais curtidas e 64 comentários a mais do que outros posts
Apesar de todas essas comprovações, há uma informação impressionante sobre esse recurso. apenas 2% das contas do Instagram realizam concursos ou brindes, segundo a mesma pesquisa. Ou seja, o que você está esperando para sair na frente da concorrência e investir nesses conteúdos?
Retomando o que foi dito no segundo parágrafo, não existe apenas uma forma de realizar promoções. A mais tradicional é a do sorteio no feed, certo? Essa estratégia é focada em alcançar novos seguidores e conquistar mais engajamento de forma rápida. Com certeza, se feita com cuidado e atender o que foi exposto no item 1, é bem assertiva.
Formas de criar promoções como estratégias para crescer o Instagram:
Importante é pensar no estilo que mais se encaixa com o objetivo da marca e com seus consumidores. Você pode até mesmo criar uma nova maneira de fazer promoções, com determinada ação da marca. Para se inspirar, as formas mais comuns são:
- Esporadicamente dar brindes para os usuários que mais interagem com a marca. Por exemplo: premiar quem sempre assiste os stories da marca, ou os que estão sempre envolvidos nos comentários. Outra forma é presentear os que constantemente respondem os stories. Enfim, o bacana é inovar nas formas de entregas de brindes. Isso vai estimular o público a ficar de olho nas suas postagens.
- Criar concursos culturais. Para esse estilo de promoção, a empresa precisa pensar em um prêmio significativo. Ao contrário dos brindes mencionados anteriormente, que são dados de forma espontânea, o concurso exige um esforço do público. Ele pode ser feito de diferentes formas, dependendo do posicionamento e criatividade da marca.
Principais estilos de concursos culturais
- Premiação para o melhor texto. A marca elabora uma pergunta, e pede para o público responder de forma criativa. Essa resposta pode ser tanto por comentários quanto por e-mail, landing page (divulgada no link da bio ou link nos stories), postagem de fotos pelos usuários – cada um em seu perfil – com o texto na legenda, entre outras maneiras.
- Premiação para a melhor foto. Essa interação é feita por meio de uma hashtag específica criada pela marca. A empresa define um tema, convida os seguidores a postarem uma foto que tenha a ver com o mesmo, utilizando a hashtag, e escolhe a melhor. Por exemplo: No dia do profissional de marketing, quem postar a melhor foto (julgada por uma comissão da marca) com a #MarketingdaNomedaMarca, ganha um curso de redes sociais da empresa.
- Premiação para a foto mais curtida. Utilizando o mesmo esquema do tópico anterior, o critério de escolha de quem leva o brinde é por curtidas na foto. Esse concurso também pode ser feito da seguinte maneira: os seguidores enviam as fotos para a marca, que cria um álbum com as mesmas e pede para que os usuários votem na melhor.
- A pessoa número X que responder ao storie da marca. Por exemplo: a 50ª pessoa a responder com “eu quero” ao storie da sua marca vai faturar um curso de métricas oferecido pelo especialista e palestrante de marketing digital, Renan Caixeiro.
Atente-se às regras
O Instagram determina diretrizes para a realização de promoções. Antes de elaborar as suas estratégias para crescer o Instagram da marca com essas ações, leia o regulamento da rede social.
5. Utilize os stories
Esse recurso criado pelo Instagram se tornou um fenômeno. Informações divulgadas por essa rede social mostram que os stories possuem em média 300 milhões de usuários ativos diariamente. Ou seja, cerca de 37% dos usuários postam nessa ferramenta todos os dias. Pesquisa realizada pela MLabs aponta que 50% de todos os perfis comerciais no Instagram já utilizam os Stories.
Os Stories, cujos números já ultrapassaram os do concorrente, Snapchat, permitem inúmeras formas de interação com os usuários. Nessa funcionalidade, a marca pode testar a produção de conteúdos e checar quais são recebidos das melhores formas pelo público. Entre as formas de publicação, estão as que apontamos em todos os itens anteriores neste blog.
A ferramenta mantém a publicação por 24 horas no perfil. Porém, agora foram lançados os destaques, que permitem que o conteúdo seja fixo na conta. Isso aumentou a função dos stories como estratégias para o crescimento do Instagram. Neles, há também:
- Filtros personalizados
- Stickers
- Emojis
- Diversos efeitos de vídeo
- Boomerang
- Hashtags
- Localização
- Inclusão de links – para perfis com mais de 10 mil seguidores
- Enquetes
- Possibilidade de marcar usuários
- Entre outras
Destaque-se da concorrência nos Stories
É importante ressaltar que não basta a marca ser ativa nos Stories. O que o público procura é um conteúdo diferenciado, que promova o entretenimento e a informação. Crie uma identidade da empresa nessa funcionalidade e interaja de formas variadas a cada publicação. O storytelling, já citado anteriormente como uma das fortes estratégias para crescer o Instagram, também deve ser um investimento nesse canal. Contar uma boa narrativa é aproximar-se do público e mantê-lo fiel ao seu conteúdo.
Crie suas estratégias para o crescimento do Instagram
Para que você absorva da melhor forma as estratégias para o crescimento do Instagram, você deve estudar outras práticas para o aplicativo. Além dessas, existem inúmeras outras possibilidades, como por exemplo o uso de influenciadores, a criação de hashtags personalizadas e a identidade visual com a organização do feed. Por isso, importante é que você entenda a necessidade do seu público e solucione por meio dos conteúdos postados em seu Instagram. Além disso, cada ação do aplicativo dependerá do objetivo da empresa com a mesma.
Conforme mostrado no início deste blog, o Instagram tem resultados surpreendentes para os negócios. Mas é necessário também investir nas outras plataformas da web. Para entender como direcionar a sua marca em outras utilidades da internet, recomendamos a leitura do artigo com as tendências de marketing digital para 2018
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