Neste artigo, abordaremos o Google EEAT, antigo Google EAT, e mostraremos como essas práticas impactam no SEO das marcas de maneira geral. Entenda como otimizar seu conteúdo para os usuários e saiba gerar mais acessos para seu site.
O que significa a sigla EEAT?
A sigla EEAT é um acrônimo em inglês que significa Experience, Expertise, Authority e Trust – Experiência, Expertise, Autoridade e Confiança. O conceito é mencionado no SQRG do Google, o guia de qualidade em pesquisa, para avaliar a qualidade e o propósito de um conteúdo.
Ainda que seja importante, o EEAT não afeta o algoritmo de busca do Google, apenas os Avaliadores de Qualidade de Busca. Essas orientações estão online desde 2014, mas ultimamente receberam atualizações e voltaram ao centro das atenções dos profissionais de marketing.
O EEAT é uma continuidade do EAT, antigo parâmetro de qualidade de conteúdo exibido nas buscas que foi atualizado.
Experience/Experiência
A experiência, letra mais recente adicionada na sigla, é o contato em primeira mão do autor com o tópico. Isso serve para diferenciar daqueles que estudam sobre o assunto ou só falam sobre ele de maneira geral e aqueles que se comunicam a partir de um lugar de conhecimento em primeira mão.
Isso seria, por exemplo, como nós aqui no blog da E-Dialog falando diretamente sobre boas práticas de SEO, mídia paga e campanhas de e-mail marketing para nossos clientes ao invés de apenas contextualizar os conceitos.
Expertise/Especialidade
Expertise, ou especialidade, é o conhecimento do site ou autor sobre um tópico específico. Graduações profissionais, créditos, certificados ou experiências de trabalho são formas de mostrar uma especialidade em tópico.
Por exemplo: a E-Dialog é uma empresa Diamond RD Station e foi indicada ao prêmio Limitless RD Station consecutivamente desde 2016.
Authority/Autoridade
A autoridade representa a reputação de um site ou empresa. Isso, na internet, é ganho com as menções em artigos com links que redirecionam para o seu site, ou menções em texto em outras páginas.
Trust/Confiança
A confiança é gerada através de segurança, engajamento e suporte. Um site de ecommerce com grande confiança terá suas transações seguras e suporte ao consumidor disponível. Sites de notícias oferecerão fontes, metodologias e canais de feedback.
A confiança no site tem relação direta com sua marca se responsabilizar pelo o que ocorre com quem navega no seu domínio e com as informações que você divulga.
O que é YMYL?
Os tópicos YMYL (Your Money Your Life, ou Seu Dinheiro Sua Vida) podem impactar significativamente a saúde financeira, biológica, a estabilidade, a segurança ou o bem-estar de seus leitores. Tópicos YMYL comuns incluem finanças, medicina e eventos atuais.
O YMYL e o EEAT se conectam ao SEO porque desinformações e mentiras nesses tópicos podem causar problemas a:
- Pessoas em contato com o conteúdo
- Outras pessoas afetadas pela pessoa que viu o conteúdo
- Grupos de pessoas afetadas pelas ações de quem viu o conteúdo
O Google dá exemplos de YMYL da seguinte forma:
- Tópicos claramente YMYL: rotas de evacuação de tsunami, notícias sobre violência urbana, informações sobre medicamentos com prescrição médica;
- Tópicos talvez YMYL: previsão do tempo, notícias sobre acidentes de carro, informação sobre quando trocar uma escova de dente;
- Tópicos dificilmente YMYL: vencedores de prêmios de música, notícias sobre jogos de futebol regionais, clipes de música.
Existem diversos tipos de tópicos YMYL, mas o Google afirma em suas diretrizes que os avaliadores de qualidade precisam determinar se uma página se qualifica sob o termo – e para isso elas precisam atingir grandes níveis de EEAT.
Assim, ainda que essas duas siglas não afetem diretamente o SEO e o ranqueamento da página, elas são fundamentais para conteúdo de qualidade.
Como funciona o EEAT?
O Google utiliza os componentes para avaliar o conteúdo da seguinte forma:
- Experiência pessoal com o tópico
- Expertise do criador do conteúdo principal
- Autoridade do criador do conteúdo principal, do conteúdo principal em si e do site
- Confiança do criador do conteúdo principal, o conteúdo principal em si e o site
Garantindo informação, útil, precisa e verdadeira
O EEAT é uma maneira do Google garantir que os resultados exibidos sejam confiáveis, seguros e úteis para quem estiver pesquisando.
Qualquer pessoa pode criar um site e publicar o conteúdo que achar mais adequado: não é necessário ser um médico para começar um site sobre saúde nem um economista para criar um site sobre investimentos.
Essa liberdade, por um lado, é muito boa, mas também apresenta um problema à plataforma de busca: as pessoas buscam aprender coisas com base em suas pesquisas, então informações incorretas tiram a credibilidade não dos sites, mas do próprio Google.
Por isso, o EEAT surge para garantir que as pessoas estejam dedicadas a gerar os melhores conteúdos possíveis, e esse material terá muito mais valor se for desenvolvido por pessoas da área.
Assim, um artigo médico tem mais chances de ranquear se for escrito por um médico experiente em um site de hospital que um blog aleatório com dicas suspeitas.
Como utilizar EEAT nas estratégias de SEO?
Em termos de métricas mensuráveis, o EEAT não irá pesar no seu SEO. Mas existem fatores de ranqueamento que não são tão palpáveis assim.
Em fevereiro de 2019, o Google lançou um artigo chamado “Como o Google luta contra desinformação”, que falava da importância do EEAT no ranqueamento de páginas.
Além disso, a plataforma fala do EAT 137 vezes nas Diretrizes do Avaliador de Qualidade de Pesquisa, então fica claro que o EEAT tem um valor dentro do Google.
E esse valor pode se traduzir especialmente na ideia de experiência do usuário. Os últimos anos foram todos voltados para otimizações no algoritmo e nas diretrizes do Google sobre experiência de uso em sites.
O Google hoje prioriza os sites com certificado SSL que apresentam HTTPS ao invés de HTTP, penaliza sites sem otimização mobile ou que não possuam boas taxas de permanência, e a plataforma de busca ainda desenvolveu o Core Web Vitals para ajudar as empresa interessadas em otimizar seus conteúdos online.
Ou seja, fica claro que o ponto principal do Google não é mais entregar apenas a melhor resposta possível, como também exibir os sites com a melhor possibilidade de agradar quem estiver fazendo a pesquisa através de conteúdo confiável, seguro e personalizado.
Para usar o EEAT, então, basta pensar em cada tópico da sigla e acrescentar ao seu conteúdo em página essas informações:
- Experiência direta com o uso: feedback de clientes, cases de sucesso, guias no seu site para produtos ou serviços;
- Especialidade: exibir certificados, referências e outras formas de atestar autoridade;
- Autoridade: garantir bons links externos, criar ecossistema de parceiros etc.
- Confiança: possuir o certificado SSL, oferecer métodos de pagamento seguros no site, ter canais de atendimento e contato fáceis de encontrar etc.
– Leia também: 6 exemplos de SEO para inspirar sua estratégia digital
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