Saber como anunciar no Google Shopping é essencial para quem deseja aumentar a visibilidade e as vendas do seu e-commerce.
Este guia completo vai mostrar o passo a passo para configurar campanhas no Google Shopping, além de explicar como a ferramenta funciona e quais as suas vantagens. Confira!
O que é o Google Shopping?
O Google Shopping, reformulado em 2012, é um serviço do Google que funciona como um catálogo multimarcas.
Quando o usuário faz uma busca por produtos, como, por exemplo, “tênis azul”, ele não precisa entrar no site de uma loja para conhecer o item. Isso porque, diretamente no Google é possível ver os produtos do catálogo de diversas lojas, acessar detalhes dos itens e comparar preços.
Essa é uma estratégia essencial de marketing para e-commerce. Então, se você quer lançar mão desse recurso, continue lendo para aprender a como anunciar no Google Shopping.
Uma novidade animadora para as empresas é que desde 2020, o Google permite que lojistas listem produtos de forma gratuita, mas opções pagas continuam disponíveis para quem deseja mais visibilidade.
– Leia também: Campanha Performance Max do Google Ads: o que é e como utilizar o recurso
Vantagens do Google Shopping
Os produtos aparecem em carrossel para o usuário, já com nome da loja, preço e fotos, destacando aqueles com preços competitivos.
Eles são visíveis tanto em smartphones quanto em desktops, e podem ser exibidos em diferentes posições de destaque nos resultados de busca, geralmente na parte superior (antes mesmo dos anúncios de Google Ads) ou lateral da página. Essa exposição ajuda a chamar a atenção do usuário logo nos primeiros resultados.
E não é apenas isso! Quando seus produtos aparecem no resultado de busca é para um público altamente qualificado. Se a pessoa procura pelo “produto X” é com intenção de comparar preço e, claro, comprar.
Você ainda tem acesso a dados altamente detalhados para medir o desempenho de suas campanhas.
Como anunciar no Google Shopping? Veja o passo a passo!
Assista ao vídeo abaixo para saber mais detalhes de como o Google Shopping funciona, como configurá-lo e insights para otimizar suas campanhas:
Confira abaixo o passo a passo de como anunciar no Google Shopping
1º Passo: Crie uma Conta no Google Merchant Center (GMC)
Para anunciar no Google Shopping, você precisa criar uma conta no Google Merchant Center (GMC). É através dele que você gerencia seus produtos e sincroniza com suas campanhas no Google Ads.
2º passo: Adicione a tabela de preços
Existem diversas formas de adicionar seus produtos ao Google Shopping.
Se você já possui uma loja virtual, essa etapa pode ser simples, pois é possível adicionar itens por meio de um arquivo XML, integração com plataformas de e-commerce (como Shopify, por exemplo), APIs ou até mesmo planilhas do Google. O arquivo deve conter informações como nome dos produtos, preços, categorias, quantidades, descrições e imagens de alta qualidade.
Para subir o arquivo, acesse sua conta no GMC > clique em Produtos > Feeds > e envie o arquivo.
Se não estiver familiarizado com a criação de um documento XML, você pode conferir as orientações do suporte do Google na seção “Especificação dos dados dos produtos”
3º passo: Integre sua conta do Google Ads com o Google Merchant Center
Para criar campanhas de Shopping, é necessário integrar sua conta do Google Ads com o Google Merchant Center.
No GMC, clique no menu de três pontos > Vinculação de Contas > Google Ads > insira sua ID do Google Ads.
Certifique-se de atender a todos os pré-requisitos para criar campanhas, incluindo políticas de produto e verificações do GMC. Essas informações estão disponíveis na ajuda do Google Ads.
4º passo: Crie suas campanhas no Google Ads
Para criar sua campanha, acesse o Google Ads: Campanhas > (+) > Nova Campanha > Shopping > selecione seu objetivo > defina o orçamento > crie grupos de anúncios.
Considere utilizar “campanhas inteligentes de Shopping” para simplificar a gestão, permitindo que o Google otimize automaticamente suas campanhas para alcançar mais clientes e maximizar as conversões.
Para mais detalhes, confira nossos artigos “Como anunciar na internet?” e “Como Anunciar no Google?“.
– Leia também: Quanto investir no Google Ads para ter resultado? Confira dicas de investimento da E-Dialog
Conclusão sobre como fazer anúncios no Google Shopping
Agora que você já sabe como anunciar no Google Shopping, é só começar a experimentar a ferramenta e acompanhar os dados para otimizar suas campanhas de acordo com os desempenhos apresentados.
Se ainda tiver dúvidas ou precisar de suporte para configurar suas campanhas, entre em contato com a equipe da E-Dialog! Somos um agência de Inbound pronta para ajudar você a aproveitar ao máximo essa poderosa plataforma de anúncios e melhorar sua gestão de tráfego pago.