O Google Maps é o serviço de busca que permite que usuários encontrem o seu negócio de forma rápida a partir do mapa. Além da localização, telefone e horário de funcionamento, essa ferramenta contribui para que o seu comércio seja encontrado por potenciais clientes a partir de preferências e localização do usuário. Veja no nosso artigo como aparecer no Google Maps e como utilizar a ferramenta como estratégia de marketing!
Qual a importância do Google Maps?
Quando um usuário pesquisa por um nicho de atuação em um bairro ou cidade, o Google irá mostrar os comércios mais próximos. Isso é feito a partir da localização do cliente, das avaliações de outros usuários e das preferências já demonstradas por essa pessoa em buscas anteriores. Dessa forma, o resultado pode privilegiar o seu negócio na busca a partir do seu endereço.
6 motivos para aparecer no Google Maps
- Um terço das pesquisas nos dispositivos móveis tem relação com a localização;
- As pesquisas de localização crescem 50% mais rápido;
- Mais de um bilhão de pessoas usam o Google Maps;
- As pesquisas nos buscadores do Google orientam os consumidores para 1,5 bilhão de destinos todos os anos;
- Cerca de 84% dos consumidores realizam pesquisas locais;
- Três em cada quatro pessoas que pesquisam algo próximo usando o smartphone acabam visitando uma loja em um dia. Além disso, 28% dessas pesquisas tem como resultado uma compra.
Crie uma conta no Google Meu negócio (Google Business Profile) para sua empresa aparecer no Google Maps
Para criar a localização da sua empresa no Google Maps é preciso criar uma conta no Google Meu Negócio (atual Google Business Profile).
Essa é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar as informações da empresa no Google e interagir com os clientes. Através dela é possível contar a história da marca, esclarecer dúvidas e receber avaliações.
Se a sua empresa é pequena e ainda não conta com um site estruturado, a ferramenta também oferece um domínio de site gratuito, em que se pode fazer postagens e acrescentar informações de interesse dos seus clientes.
Como fazer minha empresa aparecer no Google Maps?
1º método: via Google Meu Negócio (Google Business Profile)
- Entre no Google Meu Negócio (Google Business Profile): Acesse o endereço https://www.google.com/intl/pt-br_br/business/ e clique em “Gerenciar agora”;
- Faça login com uma conta do Google: Utilize uma conta do Google e mantenha o acesso guardado com segurança, pois todas as modificações e acessos futuros serão gerenciados através desta conta;
- Preencha os dados da empresa: Após o login, preencha todas as informações da sua empresa, como nome, endereço, telefone, categoria do negócio e site. Certifique-se de que todos os dados estejam corretos e atualizados, pois essas informações ajudarão seus potenciais clientes a encontrar sua empresa. Além disso, empresas com informações verificadas têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários;
- Confirmação de localização: O último passo é verificar a localização da sua empresa. O Google enviará um código de verificação para o endereço fornecido, seja por correio, telefone ou e-mail (dependendo das opções disponíveis). Após inserir o código, sua empresa será confirmada e aparecerá no Google Maps.
2º método: direto no Google Maps
- Faça login no Google Maps: Acesse o Google Maps e faça login com sua conta Google.
- Adicione sua empresa de uma das maneiras a seguir: Método 1 (Digite o endereço da empresa na barra de pesquisa. No perfil que aparece à esquerda, clique em “Adicione sua empresa”), Método 2: (Clique com o botão direito do mouse em qualquer ponto do mapa e selecione a opção “Adicione sua empresa”) ou Método 3 (Acesse o menu no canto superior esquerdo da tela e clique em “Adicione sua empresa”).
- Siga as instruções na tela: Continue seguindo as orientações para completar o cadastro da sua empresa, inserindo as informações necessárias sobre seu estabelecimento.
Preciso criar um Google Meu Negócio (Google Business Profile) para minha loja online?
O e-commerce não precisa ter um endereço físico para fazer sucesso na Internet. No entanto, é interessante fazer o Google Business Profile porque ele contribui para a indexação dos dados comerciais no buscador.
Vale lembrar que, além do Google Maps, a ferramenta também é integrada ao Google Ads. Ou seja, a partir do cadastro torna-se possível fazer anúncios da sua marca para o público alvo, em locais estratégicos e no momento adequado.
– Leia também: SEO Local: o que é e como fazer em 3 passos básicos
Avaliações
Outro aspecto interessante é a possibilidade de avaliação de consumidores do seu estabelecimento no Google. Assim, logo abaixo do seu endereço vem uma avaliação (que varia de uma a cinco estrelas) e espaço para que as pessoas escrevam as impressões que tiveram do estabelecimento.
Dessa forma, outros potenciais clientes ou consumidores podem se encantar com o seu negócio a partir das impressões de outras pessoas. Ou, até mesmo desistir de ir a ele, dependendo de como estiverem as avaliações. Mas, não se assuste, para melhorar e atender as expectativas dos clientes as pesquisas de satisfação são essenciais, encare a do Google com uma feita espontaneamente, em que você poderá avaliar se está no caminho certo e quais são ponto de melhorias.
É importante ainda ter a preocupação de sempre responder a esses feedbacks, mostre que a sua marca se importa com a opinião de seus clientes e que os pontos de melhorias serão levados em consideração. Ou, agradeça cordialmente aos elogios para sempre incentivar essa interação entre público e o seu negócio.
– Leia também: UGC (User-Generated Content): o que é e como usá-lo para vender mais
Conteúdo no Google Maps
E, o que deve ser colocado de informação? Basicamente todos os detalhes. Como telefone, horário de funcionamento, endereço, logo da marca e algumas fotos.
Vale lembrar que os horários de funcionamento devem ser atualizados constantemente. Sobretudo, em feriados locais e finais de semana. Quanto mais completas forem as informações, melhor. Se coloque no lugar do usuário que procura informações sobre empresas no Google, quanto mais claro forem os dados, maior a chance dele entrar em contato, além de passar credibilidade.
Caso tenha um site, é imprescindível que seu link seja anexado ao Maps. Dessa forma. as pessoas têm a possibilidade de explorar mais sobre o seu comércio. Caso não tenha, como já dito, pode explorar esse recurso fornecido gratuitamente pelo Google Meu Negócio (Google Business Profile). É interessante contar a história da marca e fazer algumas postagens. Estas podem ser como as de rede social. Assim demonstra que está em constante atualização e cativa a atenção do público.
A partir de todas essas dicas você já sabe como aparecer no Google Maps, agora é hora de praticar! Ou você também pode entrar em contato com a E-Dialog. Somos uma agência especializada em Inbound Marketing e estamos preparados para te ajudar!