Basta observar para concluir que cada vez mais as pessoas percorrem boa parte da jornada de compra de um carro na internet. Ou seja, hoje em dia os compradores de carros visitam bem menos concessionárias em lojas físicas. Por esse motivo, o Inbound Marketing para concessionárias é uma boa estratégia para atrair e relacionar marca e potencial cliente. Confira tudo sobre a estratégia no texto a seguir.
Por que o Inbound Marketing para concessionárias funciona?
Sem dúvida, o marketing digital é uma alternativa muito eficiente para levar a sua empresa aos mesmos ambientes em que o seu público está.
Afinal, você precisa mostrar os seus produtos para os potenciais clientes e atingir facilmente esses consumidores.
Vale lembrar também que o comprador de carros tem um perfil curioso, exigente e apressado.
Então, entregar a melhor experiência de compra para ele já faz o seu negócio sair na frente dos concorrentes.
Isso inclui proporcionar um atendimento personalizado, oferecer conteúdos relevantes e atraentes para o público e otimizar o processo de vendas.
De fato, apostar no Inbound Marketing para concessionárias permite tudo isso. Isso porque o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que se baseia na conquista da permissão de se comunicar com seu público, criar um relacionamento e consequentemente vender (e é exatamente por esses motivos, que ele também é conhecido como marketing de atração).
Como fazer Inbound Marketing para concessionárias?
Confira abaixo 5 dicas de como fazer Inbound para concessionárias.
1. Crie conteúdos relevantes
Com toda a certeza, o Inbound Marketing para concessionárias tem o seu pilar na estratégia de marketing de conteúdo, ou seja, a criação de conteúdos relevantes e assertivos.
Nesse sentido, quando você disponibiliza conteúdos de valor para o público, além de atrair clientes ao seu site, você também passa a ser uma referência no setor, uma vez que está solucionando dúvidas de clientes de maneira natural.
Neste caso, vale apostar em conteúdos de redes sociais, blog e vídeos, por exemplo.
Case – Automax Fiat: Quiz – Qual o seu Carro?
A Automax Fiat é uma concessionária de Belo Horizonte que, diante dos desafios apresentados em 2020, precisou alterar significativamente suas estratégias de marketing.
Ao migrar para o digital, a empresa, juntamente com a E-Dialog, desenvolveu campanhas de conteúdo interativo para melhor segmentar seus leads e ampliar a presença no cenário digital.
Uma dessas campanhas de conteúdo relevante foi a criação de um quiz interativo em que as pessoas respondiam perguntas de acordo com seus estilos de vida e recebiam uma sugestão de automóvel. Após entrar na base, esse lead era qualificado com base nas informações geradas pelo quiz.
Essa estratégia de quiz funcionou muito bem, e a Automax conseguiu 1600 visitantes, 211 leads ativos na landing page, com taxa de abertura de até 30% no fluxo.
Quer conhecer o case completo? Acesse esta página.
2. Potencialize o seu site com um blog
Como comentado anteriormente, ter um blog é um diferencial no Inbound Marketing para concessionárias.
Aliás, ele não só informa os clientes, como também ajuda o seu site a aparecer nos melhores rankings em mecanismos de busca, como o mecanismo de busca do Google, por exemplo.
Então, usar uma linguagem simples e objetiva em textos para sanar as dúvidas frequentes dos seus consumidores é ideal.
Todavia, é importante ficar de olho na frequência das postagens, mantendo os conteúdos sempre atualizados, organizados e alinhados com os objetivos da marca.
Case Bamaq Mercedes – Fortalecimento de vendas pelo site
Quando a pandemia atingiu o mundo em 2020, pouquíssimas empresas estavam preparadas para lidar com a mudança no comportamento dos consumidores.
Diante da necessidade de se atualizar e estar no lugar certo para continuar vendendo, a Bamaq Mercedes viu a importância de fortalecer sua presença no digital através de estratégias de SEO.
Para isso, começou uma série de campanhas focadas em topo, meio e fundo de funil. Para topo e meio, o principal pilar foi o fortalecimento do SEO e o uso do blog para gerar maior tráfego de usuários.
Como resultado, a Bamaq Mercedes, com o auxílio da E-Dialog, aumentou em 99,72% os acessos do site já no primeiro mês em que estruturamos o projeto para Inbound completo.
Quer conhecer o case completo? Acesse esta página.
3. Aposte no e-mail marketing para o relacionamento
Se você pensou que o e-mail marketing estaria fora da lista das estratégias de Inbound Marketing para concessionárias, está enganado.
Com o e-mail marketing, a sua empresa é capaz de manter uma comunicação constante com o público.
Além disso, é mais uma forma de divulgar as promoções e novidades do seu negócio.
Dessa forma, personalizar a comunicação, segmentando a sua base de clientes por interesses, é uma alternativa muito eficiente.
Case Delta Fiat 1 – Vender carros por e-mail é possível
A Delta Fiat é uma concessionária de Juiz de Fora e cliente da E-Dialog há mais de 4 anos. No começo de 2020, a empresa viu a necessidade de se reinventar e enfrentar os desafios gerados pela pandemia e pela redução de contato humano, normalmente importante para a venda de automóveis.
Com o auxílio da equipe de marketing da E-Dialog, a Delta Fiat fortaleceu seu inbound marketing e foi capaz de gerar muito mais oportunidades por e-mail usando fluxos de automações e segmentações mais inteligentes.
Como resultado das campanhas, tiveram participação em 24,5% das vendas com o trabalho de Inbound.
Quer conhecer esse case completo? Acesse esta página.
4. Marque presença nas mídias sociais
Atualmente, o ambiente em que o público está é a internet.
Sendo assim, não tem mais como ficar de fora das mídias sociais, não é mesmo?
Isso significa que estar presente no Facebook, Instagram, Youtube e outras redes é capaz de aumentar a visibilidade da sua marca, criar uma aproximação com os clientes, ganhar autoridade no mercado e vender ainda mais.
As mídias sociais são ótimos canais de divulgação, que ajudam a alavancar o negócio.
Então aproveite para fazer uma boa gestão de redes sociais da sua concessionária: publique dicas de interesse dos seguidores e lançamentos da concessionária, além de chamar para a leitura dos conteúdos do blog e do site.
E, claro, fique atento aos resultados obtidos nas páginas para constantemente potencializar a comunicação com os clientes.
5. Invista em campanhas pagas
As campanhas pagas, como as do Facebook Ads, Google Ads e outras mídias, permitem aumentar o alcance das divulgações e conteúdos.
A partir delas, é possível segmentar os anúncios para o perfil de cliente ideal da concessionária.
Além do mais, os anúncios possibilitam que a sua marca apareça na hora certa para a pessoa certa, o que é a cara do Inbound Marketing.
Logo, é importante direcionar esses anúncios para o momento da jornada de compra em que o seu cliente está, a fim de ampliar as taxas de conversão.
Além das dicas acima, confira outras dicas de Inbound Marketing para concessionárias no vídeo que fizemos sobre o assunto:
Case Delta Fiat 2 – Como a concessionária conseguiu faturar R$1,8 milhão investindo apenas R$1.400 em anúncios online
A Delta Fiat é cliente da E-Dialog há anos e, por conta disso, já coleciona diversas histórias de sucesso aqui dentro. Uma delas envolve o uso de anúncios para gerar mais vendas para a concessionária.
Logo que entrou aqui na empresa, em 2017, a Delta reclamava dos resultados gerados pela mídia paga no Google Ads e no Facebook Ads. Para mudar essa realidade, a equipe da E-Dialog realizou um estudo das segmentações e do público selecionado.
Em um dos meses, a Delta Fiat atingiu o faturamento de R$5.321.730, sendo R$1.862.605,50 proveniente de ações de captura e/ou nutrição online.
Nesse mês, foram investidos R$658,19 em Google Ads (campanhas de tráfego, conversão, ofertas e remarketing) e, em Facebook Ads foram investidos R$740,22 em anúncios. Ao todo, o investimento em Mídia Paga do mês em questão foi de R$1.398,41.
Ou seja, um retorno 1000x (100000%) maior que o investimento em anúncios! Quer saber mais sobre esse case? Acesse esta página.
– Leia também: Marketing automotivo em evolução: 5 tendências que você precisa conhecer
Conheça a E-Dialog
A E-Dialog é agência de Inbound Marketing com inúmeros cases de sucesso e reconhecimento das principais autoridades no segmento, como o Google, RD Station e Hubspot.
Estudamos cada situação em detalhes para planejar um projeto completo com estratégias efetivas, criativas e originais.
Para saber mais sobre Inbound Marketing para concessionárias e todos os nossos outros serviços, entre em contato com a gente e converse com um dos nossos consultores!
Também não esqueça de conferir os outros artigos do nosso blog!