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Marketing de atração: 8 ferramentas para aplicá-lo no seu negócio

Publicado em junho 14, 2016
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Marketing de atração: ferramentas para aplicá-lo

Alguma vez na vida você já deve ter ouvido falar mesmo que indiretamente do marketing de atração, conhecido também como Inbound Marketing.

Em um momento em que o comprador está quase que totalmente online, é necessário não só estar na internet, mas atrair esse usuário e torná-lo um comprador. Sobram ferramentas e falta conhecimento para por em prática.

Por isso, preparamos hoje um guia com 8 ferramentas para utilizar e aplicar o marketing de atração no seu negócio. Confira!

Ferramentas para aplicar o marketing de atração

1. Blog

A primeira ferramenta essencial do marketing de atração é o blog.

Um blog é uma ótima forma de atrair mais visitantes para o seu site.

Para que você traga para sua página as pessoas certas, é preciso investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo, com conteúdos educacionais que falem com seu público e resolvam suas dúvidas.

Esses conteúdos precisam ser exclusivos e também otimizados para mecanismos de buscas.

Imagem do blog da E-Dialog, representando uma das ferramentas de marketing de atração

2. Redes Sociais (Parte I)

A melhor forma de humanizar a sua marca é ter uma página em uma rede social, compartilhar conteúdos relevantes e interagir com o seu público.

Afinal, é nas redes sociais que os seus compradores ideais passam boa parte do seu tempo. Para atraí-los é preciso estar onde eles estão.

Hoje existem diversas redes sociais de sucesso, como o Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e TikTok, por exemplo.

Fazer o gerenciamento dessas redes sociais é essencial em uma boa estratégia de marketing de atração.

3. Call-To-Action

Call-To-Action são botões e links que estimulam o usuário a fazer alguma coisa, como realizar um download ou participar de um webinar, por exemplo

Eles são primordiais no marketing de atração.

É preciso gerar esses estímulos para gerar leads e convertê-los em potenciais clientes.

4. Formulários

Os formulários são ótimos para obter informações sobre os visitantes de seu site e transformá-los em leads.

Para isso, otimize o processo o máximo possível.

Deve ser fácil fazer o processo e gerar uma troca. Preencher um formulário para ter acesso a um conteúdo exclusivo, por exemplo, é uma boa estratégia.

E essa é uma tarefa mais fácil do que você imagina. Confira no nosso artigo “Qual a importância da landing page no Inbound Marketing?” mais informações sobre formulários.

Imagem do formulário da E-Dialog, representando uma das ferramentas de marketing de atração

5. E-mail Marketing (Parte I)

O bom e velho e-mail é uma ferramenta de marketing de atração que pode te ajudar na tarefa de fechar um negócio.

Principalmente se o cliente ainda não está disposto a comprar.

Elabore conteúdo relevante para construir a confiança do lead e colaborar para o seu processo de decisão da compra.

6. Relatórios

Toda ação online precisa ser mensurada para saber o quão efetiva ela foi e quais devem ser os próximos passos.

Por isso, invista em revisar suas estratégias e ações de marketing de atração e entender o que pode melhorar.

Depois desse estudo, alinhe o que for preciso com a equipe de vendas e marketing da sua empresa e garanta um time integrado.

Na E-Dialog, usamos o Reportei, empresa especializada em relatórios de marketing digital e redes sociais.

7. E-mail Marketing e Automação (Parte II)

Depois da venda fechada, é importante manter um bom relacionamento com seu cliente. É hora de encantá-lo para garantir uma fidelização.

Por isso, invista em conteúdo de alta qualidade, introduzindo sugestões de novos recursos e produtos que pode ajudá-lo.

MailChimp é uma boa opção para quem quer fazer isso de forma prática e objetiva.

Leia também: Como usar o e-mail marketing no seu negócio?

Hubspot ou RD Station: qual ferramenta de automação devo escolher?

8. Redes Sociais (Parte II)

Elas estão de volta porque agora a missão é outra.

Depois de uma compra, é comum que surjam dúvidas sobre o produto, necessidade de assistência técnica ou avaliação da compra.

Nesse momento é importante ouvir o que o consumidor tem a dizer e se relacionar. Utilize as redes sociais para esse fim.

Marketing de atração é na E-Dialog

Se você ficou com dúvidas sobre o que é o marketing de atração ou como utilizar as ferramentas que mencionamos, entre em contato com a gente.

A E-Dialog é uma agência de Inbound Marketing com inúmeros cases de sucesso e reconhecimento das principais autoridades no segmento.

Leia também: Planejamento de Inbound Marketing: como fazer?

Flywheel Marketing: conheça o novo jeito de pensar o Inbound

Outbound e Inbound Marketing: quais as diferenças entre os conceitos?

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